Atenção performativa como estratégia pedagógica no ensino de teatro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Igor Passos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Icle, Gilberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265734
Resumo: O artigo trata da atenção performativa como recurso,por intermédio do qualprofessores e professoras de teatro da Educação Básica solucionam as dificuldades do cotidiano escolar. Apresenta-se a pesquisa realizada com entrevistas semiestruturadas com seis professores/as do Distrito Federal, no Brasil. Propõe-se a atenção performativa como possibilidade de ressignificação do espaço escolar. Debate-se os conceitos de professor-performer e estudante-performerno intuito de mostrar as possibilidades de horizontalidade e criação da atenção performativa. Por fim, defende-se a atenção performativa como dispositivo para a solução de problemas e para a criação em teatro na escola.
id UFRGS-2_8f6acb9969605d9c548958b0204794d2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265734
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pires, Igor PassosIcle, Gilberto2023-10-06T03:41:49Z20231519-6569http://hdl.handle.net/10183/265734001177036O artigo trata da atenção performativa como recurso,por intermédio do qualprofessores e professoras de teatro da Educação Básica solucionam as dificuldades do cotidiano escolar. Apresenta-se a pesquisa realizada com entrevistas semiestruturadas com seis professores/as do Distrito Federal, no Brasil. Propõe-se a atenção performativa como possibilidade de ressignificação do espaço escolar. Debate-se os conceitos de professor-performer e estudante-performerno intuito de mostrar as possibilidades de horizontalidade e criação da atenção performativa. Por fim, defende-se a atenção performativa como dispositivo para a solução de problemas e para a criação em teatro na escola.Thearticle deals with performative attention as a resource through which elementary school teachers and theater teachers solve the difficulties of everyday school life. The research carried out with semi-structured interviews with six teachers from the Federal District, in Brazil, is presented. Performative attention is proposed as a possibility of re-signifying the scholar space. The concepts of teacher-performer and student-performer are discussed to show the possibilities of horizontality and creation of performative attention. Finally, performative attention is claimedas a device for problem solving and for creation in theater at school.application/pdfporRevista da FUNDARTE. Montenegro, RS. Vol. 56, n. 56 (2023), p. 1-19TeatroEducação básicaEducationTheater pedagogyPerformative attentionPerformance and educationAtenção performativa como estratégia pedagógica no ensino de teatroPerformative attention as a pedagogical strategy in theater teaching info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001177036.pdf.txt001177036.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265734/2/001177036.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001177036.pdfTexto completoapplication/pdf8108609http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265734/1/001177036.pdf86653285b76c5e05c2f7bbedc29ab546MD5110183/2657342023-10-07 03:44:02.115407oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265734Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-07T06:44:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atenção performativa como estratégia pedagógica no ensino de teatro
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Performative attention as a pedagogical strategy in theater teaching
title Atenção performativa como estratégia pedagógica no ensino de teatro
spellingShingle Atenção performativa como estratégia pedagógica no ensino de teatro
Pires, Igor Passos
Teatro
Educação básica
Education
Theater pedagogy
Performative attention
Performance and education
title_short Atenção performativa como estratégia pedagógica no ensino de teatro
title_full Atenção performativa como estratégia pedagógica no ensino de teatro
title_fullStr Atenção performativa como estratégia pedagógica no ensino de teatro
title_full_unstemmed Atenção performativa como estratégia pedagógica no ensino de teatro
title_sort Atenção performativa como estratégia pedagógica no ensino de teatro
author Pires, Igor Passos
author_facet Pires, Igor Passos
Icle, Gilberto
author_role author
author2 Icle, Gilberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Igor Passos
Icle, Gilberto
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Educação básica
topic Teatro
Educação básica
Education
Theater pedagogy
Performative attention
Performance and education
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Theater pedagogy
Performative attention
Performance and education
description O artigo trata da atenção performativa como recurso,por intermédio do qualprofessores e professoras de teatro da Educação Básica solucionam as dificuldades do cotidiano escolar. Apresenta-se a pesquisa realizada com entrevistas semiestruturadas com seis professores/as do Distrito Federal, no Brasil. Propõe-se a atenção performativa como possibilidade de ressignificação do espaço escolar. Debate-se os conceitos de professor-performer e estudante-performerno intuito de mostrar as possibilidades de horizontalidade e criação da atenção performativa. Por fim, defende-se a atenção performativa como dispositivo para a solução de problemas e para a criação em teatro na escola.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-06T03:41:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/265734
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1519-6569
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001177036
identifier_str_mv 1519-6569
001177036
url http://hdl.handle.net/10183/265734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista da FUNDARTE. Montenegro, RS. Vol. 56, n. 56 (2023), p. 1-19
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265734/2/001177036.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265734/1/001177036.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
86653285b76c5e05c2f7bbedc29ab546
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225100936085504