Atenção performativa como estratégia pedagógica no ensino de teatro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/265734 |
Resumo: | O artigo trata da atenção performativa como recurso,por intermédio do qualprofessores e professoras de teatro da Educação Básica solucionam as dificuldades do cotidiano escolar. Apresenta-se a pesquisa realizada com entrevistas semiestruturadas com seis professores/as do Distrito Federal, no Brasil. Propõe-se a atenção performativa como possibilidade de ressignificação do espaço escolar. Debate-se os conceitos de professor-performer e estudante-performerno intuito de mostrar as possibilidades de horizontalidade e criação da atenção performativa. Por fim, defende-se a atenção performativa como dispositivo para a solução de problemas e para a criação em teatro na escola. |
id |
UFRGS-2_8f6acb9969605d9c548958b0204794d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265734 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pires, Igor PassosIcle, Gilberto2023-10-06T03:41:49Z20231519-6569http://hdl.handle.net/10183/265734001177036O artigo trata da atenção performativa como recurso,por intermédio do qualprofessores e professoras de teatro da Educação Básica solucionam as dificuldades do cotidiano escolar. Apresenta-se a pesquisa realizada com entrevistas semiestruturadas com seis professores/as do Distrito Federal, no Brasil. Propõe-se a atenção performativa como possibilidade de ressignificação do espaço escolar. Debate-se os conceitos de professor-performer e estudante-performerno intuito de mostrar as possibilidades de horizontalidade e criação da atenção performativa. Por fim, defende-se a atenção performativa como dispositivo para a solução de problemas e para a criação em teatro na escola.Thearticle deals with performative attention as a resource through which elementary school teachers and theater teachers solve the difficulties of everyday school life. The research carried out with semi-structured interviews with six teachers from the Federal District, in Brazil, is presented. Performative attention is proposed as a possibility of re-signifying the scholar space. The concepts of teacher-performer and student-performer are discussed to show the possibilities of horizontality and creation of performative attention. Finally, performative attention is claimedas a device for problem solving and for creation in theater at school.application/pdfporRevista da FUNDARTE. Montenegro, RS. Vol. 56, n. 56 (2023), p. 1-19TeatroEducação básicaEducationTheater pedagogyPerformative attentionPerformance and educationAtenção performativa como estratégia pedagógica no ensino de teatroPerformative attention as a pedagogical strategy in theater teaching info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001177036.pdf.txt001177036.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265734/2/001177036.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001177036.pdfTexto completoapplication/pdf8108609http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265734/1/001177036.pdf86653285b76c5e05c2f7bbedc29ab546MD5110183/2657342023-10-07 03:44:02.115407oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265734Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-07T06:44:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atenção performativa como estratégia pedagógica no ensino de teatro |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Performative attention as a pedagogical strategy in theater teaching |
title |
Atenção performativa como estratégia pedagógica no ensino de teatro |
spellingShingle |
Atenção performativa como estratégia pedagógica no ensino de teatro Pires, Igor Passos Teatro Educação básica Education Theater pedagogy Performative attention Performance and education |
title_short |
Atenção performativa como estratégia pedagógica no ensino de teatro |
title_full |
Atenção performativa como estratégia pedagógica no ensino de teatro |
title_fullStr |
Atenção performativa como estratégia pedagógica no ensino de teatro |
title_full_unstemmed |
Atenção performativa como estratégia pedagógica no ensino de teatro |
title_sort |
Atenção performativa como estratégia pedagógica no ensino de teatro |
author |
Pires, Igor Passos |
author_facet |
Pires, Igor Passos Icle, Gilberto |
author_role |
author |
author2 |
Icle, Gilberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Igor Passos Icle, Gilberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Educação básica |
topic |
Teatro Educação básica Education Theater pedagogy Performative attention Performance and education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Theater pedagogy Performative attention Performance and education |
description |
O artigo trata da atenção performativa como recurso,por intermédio do qualprofessores e professoras de teatro da Educação Básica solucionam as dificuldades do cotidiano escolar. Apresenta-se a pesquisa realizada com entrevistas semiestruturadas com seis professores/as do Distrito Federal, no Brasil. Propõe-se a atenção performativa como possibilidade de ressignificação do espaço escolar. Debate-se os conceitos de professor-performer e estudante-performerno intuito de mostrar as possibilidades de horizontalidade e criação da atenção performativa. Por fim, defende-se a atenção performativa como dispositivo para a solução de problemas e para a criação em teatro na escola. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-06T03:41:49Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/265734 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1519-6569 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001177036 |
identifier_str_mv |
1519-6569 001177036 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/265734 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista da FUNDARTE. Montenegro, RS. Vol. 56, n. 56 (2023), p. 1-19 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265734/2/001177036.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265734/1/001177036.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 86653285b76c5e05c2f7bbedc29ab546 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225100936085504 |