A conversão da língua em discurso : enunciar para significar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/166218 |
Resumo: | Este artigo busca responder à seguinte questão: Como o aluno pode continuar a sua história de enunciações, para se fundamentar como sujeito em sua língua materna, em novas experiências de significação na linguagem em sala de aula na Universidade? Para responder a essa questão, são abordados os diferentes domínios em que se situa o problema da significação na teorização de Émile Benveniste (1995; 1989) sobre linguagem/língua/discurso para apontar a importância de se considerar o domínio translinguístico nas atividades de leitura e de produção de textos na Universidade em diferentes cursos, que abarcam distintos campos de saber. A reflexão apresentada possibilita embasar teoricamente atividades em sala de aula, centradas na língua em emprego, para possibilitar ao aluno continuar a sua história de enunciações e a sua experiência de significação como sujeito na e pela linguagem. |
id |
UFRGS-2_8f6f05b157e48305c48cc66f3a0c4451 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/166218 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Carmem Luci da Costa2017-09-07T02:36:20Z20161984-4921http://hdl.handle.net/10183/166218001046338Este artigo busca responder à seguinte questão: Como o aluno pode continuar a sua história de enunciações, para se fundamentar como sujeito em sua língua materna, em novas experiências de significação na linguagem em sala de aula na Universidade? Para responder a essa questão, são abordados os diferentes domínios em que se situa o problema da significação na teorização de Émile Benveniste (1995; 1989) sobre linguagem/língua/discurso para apontar a importância de se considerar o domínio translinguístico nas atividades de leitura e de produção de textos na Universidade em diferentes cursos, que abarcam distintos campos de saber. A reflexão apresentada possibilita embasar teoricamente atividades em sala de aula, centradas na língua em emprego, para possibilitar ao aluno continuar a sua história de enunciações e a sua experiência de significação como sujeito na e pela linguagem.This study intends to answer the following question: How can the student continue their history of utterances, to found themselves as subjects in their mother tongue, in new experiences of signification in language in the classroom at the University? In order to answer this question, we address the different domains in which the problem of signification is located within the theory of Émile Benveniste (1995; 1989) about language/langue/discourse to indicate the importance of considering the translinguistic domain in reading and writing activities at the University, in different courses, covering different fields of knowledge. This reflection enables us to theoretically support classroom activities, centered on language in use, to enable the student to continue their history of utterances and their experience of signification as subject in and through language.application/pdfporAntares. Caxias do Sul, RS. Vol. 8, n. 15 (jan./jun. 2016), p. 15-28EnunciaçãoDiscursoLíngua maternaEnsino de língua maternaUtteranceDiscourseSignificationMother language teaching and learningA conversão da língua em discurso : enunciar para significarinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001046338.pdf001046338.pdfTexto completoapplication/pdf258853http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166218/1/001046338.pdfa18d4c49cb3a12ec6c02aad395d2b7ccMD51TEXT001046338.pdf.txt001046338.pdf.txtExtracted Texttext/plain33205http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166218/2/001046338.pdf.txte196e02743fb3b05845f60095481c891MD52THUMBNAIL001046338.pdf.jpg001046338.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1832http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166218/3/001046338.pdf.jpg68fe6c52edee879bf5c68b9d12ddd151MD5310183/1662182023-10-18 03:34:34.637982oai:www.lume.ufrgs.br:10183/166218Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-18T06:34:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A conversão da língua em discurso : enunciar para significar |
title |
A conversão da língua em discurso : enunciar para significar |
spellingShingle |
A conversão da língua em discurso : enunciar para significar Silva, Carmem Luci da Costa Enunciação Discurso Língua materna Ensino de língua materna Utterance Discourse Signification Mother language teaching and learning |
title_short |
A conversão da língua em discurso : enunciar para significar |
title_full |
A conversão da língua em discurso : enunciar para significar |
title_fullStr |
A conversão da língua em discurso : enunciar para significar |
title_full_unstemmed |
A conversão da língua em discurso : enunciar para significar |
title_sort |
A conversão da língua em discurso : enunciar para significar |
author |
Silva, Carmem Luci da Costa |
author_facet |
Silva, Carmem Luci da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carmem Luci da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enunciação Discurso Língua materna Ensino de língua materna |
topic |
Enunciação Discurso Língua materna Ensino de língua materna Utterance Discourse Signification Mother language teaching and learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Utterance Discourse Signification Mother language teaching and learning |
description |
Este artigo busca responder à seguinte questão: Como o aluno pode continuar a sua história de enunciações, para se fundamentar como sujeito em sua língua materna, em novas experiências de significação na linguagem em sala de aula na Universidade? Para responder a essa questão, são abordados os diferentes domínios em que se situa o problema da significação na teorização de Émile Benveniste (1995; 1989) sobre linguagem/língua/discurso para apontar a importância de se considerar o domínio translinguístico nas atividades de leitura e de produção de textos na Universidade em diferentes cursos, que abarcam distintos campos de saber. A reflexão apresentada possibilita embasar teoricamente atividades em sala de aula, centradas na língua em emprego, para possibilitar ao aluno continuar a sua história de enunciações e a sua experiência de significação como sujeito na e pela linguagem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-07T02:36:20Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/166218 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1984-4921 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001046338 |
identifier_str_mv |
1984-4921 001046338 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/166218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Antares. Caxias do Sul, RS. Vol. 8, n. 15 (jan./jun. 2016), p. 15-28 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166218/1/001046338.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166218/2/001046338.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166218/3/001046338.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a18d4c49cb3a12ec6c02aad395d2b7cc e196e02743fb3b05845f60095481c891 68fe6c52edee879bf5c68b9d12ddd151 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447644750741504 |