A conversão da língua em discurso : enunciar para significar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carmem Luci da Costa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/166218
Resumo: Este artigo busca responder à seguinte questão: Como o aluno pode continuar a sua história de enunciações, para se fundamentar como sujeito em sua língua materna, em novas experiências de significação na linguagem em sala de aula na Universidade? Para responder a essa questão, são abordados os diferentes domínios em que se situa o problema da significação na teorização de Émile Benveniste (1995; 1989) sobre linguagem/língua/discurso para apontar a importância de se considerar o domínio translinguístico nas atividades de leitura e de produção de textos na Universidade em diferentes cursos, que abarcam distintos campos de saber. A reflexão apresentada possibilita embasar teoricamente atividades em sala de aula, centradas na língua em emprego, para possibilitar ao aluno continuar a sua história de enunciações e a sua experiência de significação como sujeito na e pela linguagem.
id UFRGS-2_8f6f05b157e48305c48cc66f3a0c4451
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/166218
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Carmem Luci da Costa2017-09-07T02:36:20Z20161984-4921http://hdl.handle.net/10183/166218001046338Este artigo busca responder à seguinte questão: Como o aluno pode continuar a sua história de enunciações, para se fundamentar como sujeito em sua língua materna, em novas experiências de significação na linguagem em sala de aula na Universidade? Para responder a essa questão, são abordados os diferentes domínios em que se situa o problema da significação na teorização de Émile Benveniste (1995; 1989) sobre linguagem/língua/discurso para apontar a importância de se considerar o domínio translinguístico nas atividades de leitura e de produção de textos na Universidade em diferentes cursos, que abarcam distintos campos de saber. A reflexão apresentada possibilita embasar teoricamente atividades em sala de aula, centradas na língua em emprego, para possibilitar ao aluno continuar a sua história de enunciações e a sua experiência de significação como sujeito na e pela linguagem.This study intends to answer the following question: How can the student continue their history of utterances, to found themselves as subjects in their mother tongue, in new experiences of signification in language in the classroom at the University? In order to answer this question, we address the different domains in which the problem of signification is located within the theory of Émile Benveniste (1995; 1989) about language/langue/discourse to indicate the importance of considering the translinguistic domain in reading and writing activities at the University, in different courses, covering different fields of knowledge. This reflection enables us to theoretically support classroom activities, centered on language in use, to enable the student to continue their history of utterances and their experience of signification as subject in and through language.application/pdfporAntares. Caxias do Sul, RS. Vol. 8, n. 15 (jan./jun. 2016), p. 15-28EnunciaçãoDiscursoLíngua maternaEnsino de língua maternaUtteranceDiscourseSignificationMother language teaching and learningA conversão da língua em discurso : enunciar para significarinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001046338.pdf001046338.pdfTexto completoapplication/pdf258853http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166218/1/001046338.pdfa18d4c49cb3a12ec6c02aad395d2b7ccMD51TEXT001046338.pdf.txt001046338.pdf.txtExtracted Texttext/plain33205http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166218/2/001046338.pdf.txte196e02743fb3b05845f60095481c891MD52THUMBNAIL001046338.pdf.jpg001046338.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1832http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166218/3/001046338.pdf.jpg68fe6c52edee879bf5c68b9d12ddd151MD5310183/1662182023-10-18 03:34:34.637982oai:www.lume.ufrgs.br:10183/166218Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-18T06:34:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A conversão da língua em discurso : enunciar para significar
title A conversão da língua em discurso : enunciar para significar
spellingShingle A conversão da língua em discurso : enunciar para significar
Silva, Carmem Luci da Costa
Enunciação
Discurso
Língua materna
Ensino de língua materna
Utterance
Discourse
Signification
Mother language teaching and learning
title_short A conversão da língua em discurso : enunciar para significar
title_full A conversão da língua em discurso : enunciar para significar
title_fullStr A conversão da língua em discurso : enunciar para significar
title_full_unstemmed A conversão da língua em discurso : enunciar para significar
title_sort A conversão da língua em discurso : enunciar para significar
author Silva, Carmem Luci da Costa
author_facet Silva, Carmem Luci da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carmem Luci da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Enunciação
Discurso
Língua materna
Ensino de língua materna
topic Enunciação
Discurso
Língua materna
Ensino de língua materna
Utterance
Discourse
Signification
Mother language teaching and learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Utterance
Discourse
Signification
Mother language teaching and learning
description Este artigo busca responder à seguinte questão: Como o aluno pode continuar a sua história de enunciações, para se fundamentar como sujeito em sua língua materna, em novas experiências de significação na linguagem em sala de aula na Universidade? Para responder a essa questão, são abordados os diferentes domínios em que se situa o problema da significação na teorização de Émile Benveniste (1995; 1989) sobre linguagem/língua/discurso para apontar a importância de se considerar o domínio translinguístico nas atividades de leitura e de produção de textos na Universidade em diferentes cursos, que abarcam distintos campos de saber. A reflexão apresentada possibilita embasar teoricamente atividades em sala de aula, centradas na língua em emprego, para possibilitar ao aluno continuar a sua história de enunciações e a sua experiência de significação como sujeito na e pela linguagem.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-07T02:36:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/166218
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1984-4921
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001046338
identifier_str_mv 1984-4921
001046338
url http://hdl.handle.net/10183/166218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Antares. Caxias do Sul, RS. Vol. 8, n. 15 (jan./jun. 2016), p. 15-28
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166218/1/001046338.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166218/2/001046338.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/166218/3/001046338.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a18d4c49cb3a12ec6c02aad395d2b7cc
e196e02743fb3b05845f60095481c891
68fe6c52edee879bf5c68b9d12ddd151
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447644750741504