O vídeo na construção e expressão dos saberes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brum, Ubiraci Fagundes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102980
Resumo: Este estudo versa sobre um tema contemporâneo: a utilização das tecnologias digitais no universo escolar. Ao mesmo tempo em que a escola vive angustiada para manter-se como um espaço onde a aprendizagem ocorra de forma efetiva vivencia-se o paradoxo: de um lado os alunos que dominam a tecnologia, porém não conseguem significá-la como ferramenta que lhes dará suporte para a aprendizagem, de outro lado professores angustiados por que precisam resolver a questão da aprendizagem efetiva e significativa, porém não preparados para fazer dessas ferramentas um instrumento para minimizar as diferenças entre o ambiente escolar e o universo vivencial do aluno. Esta pesquisa que teve como objeto de estudo o uso da ferramenta digital Vídeo com os alunos do Ensino Médio de uma Escola Estadual do município de Cacequi buscou vislumbrar os anseios dos alunos com relação a autoria na expressão dos saberes, tendo a ferramenta do Vídeo como possibilidade de comunicação e expressão desses saberes. A pesquisa pretende responder questões de como o currículo da escola poderá contribuir na formação pessoal do educando, considerando aspectos como a Autoria e Colaboração, bem como perceber na utilização do Vídeo um espaço de criação e formação de jovens com repertórios culturais e ampliados e desenvolvidos. Nesta perspectiva a educação poderá beneficiar-se ao agregar conceitos pedagógicos com o objetivo de estimular a aprendizagem colaborativa e a construção do conhecimento a partir de um instrumento que diz respeito ao hoje e ao que os alunos estão usando como forma de expressão. Assim o uso do Vídeo apresenta-se como um possível viabilizador para a concretização desses propósitos. Este trabalho analisa a ferramenta digital Vídeo a luz das teorias da construção do conhecimento e aprendizagens colaborativas objetivando avaliar seu uso como ferramenta de apoio aos educandos do Ensino Médio.
id UFRGS-2_8f95d7fa37d2612089f686d48f72bc89
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102980
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Brum, Ubiraci FagundesBulegon, Ana Marli2014-09-12T02:10:37Z2012http://hdl.handle.net/10183/102980000922140Este estudo versa sobre um tema contemporâneo: a utilização das tecnologias digitais no universo escolar. Ao mesmo tempo em que a escola vive angustiada para manter-se como um espaço onde a aprendizagem ocorra de forma efetiva vivencia-se o paradoxo: de um lado os alunos que dominam a tecnologia, porém não conseguem significá-la como ferramenta que lhes dará suporte para a aprendizagem, de outro lado professores angustiados por que precisam resolver a questão da aprendizagem efetiva e significativa, porém não preparados para fazer dessas ferramentas um instrumento para minimizar as diferenças entre o ambiente escolar e o universo vivencial do aluno. Esta pesquisa que teve como objeto de estudo o uso da ferramenta digital Vídeo com os alunos do Ensino Médio de uma Escola Estadual do município de Cacequi buscou vislumbrar os anseios dos alunos com relação a autoria na expressão dos saberes, tendo a ferramenta do Vídeo como possibilidade de comunicação e expressão desses saberes. A pesquisa pretende responder questões de como o currículo da escola poderá contribuir na formação pessoal do educando, considerando aspectos como a Autoria e Colaboração, bem como perceber na utilização do Vídeo um espaço de criação e formação de jovens com repertórios culturais e ampliados e desenvolvidos. Nesta perspectiva a educação poderá beneficiar-se ao agregar conceitos pedagógicos com o objetivo de estimular a aprendizagem colaborativa e a construção do conhecimento a partir de um instrumento que diz respeito ao hoje e ao que os alunos estão usando como forma de expressão. Assim o uso do Vídeo apresenta-se como um possível viabilizador para a concretização desses propósitos. Este trabalho analisa a ferramenta digital Vídeo a luz das teorias da construção do conhecimento e aprendizagens colaborativas objetivando avaliar seu uso como ferramenta de apoio aos educandos do Ensino Médio.This study deals with a contemporary theme: the use of digital technologies in the universe. While the school lives anguished to maintain itself as a space where learning occurs effectively experience the paradoxical: on the one hand students who have mastered the technology, but they can't mean it as a tool that will give them support for learning, on the other hand distressed by teachers that need to resolve the question of effective learning and meaningful but not prepared to make these tools to minimize the differences between the school environment and the student's experiential universe. This research has as object of study the students a high school Eschol Stadia do municipal de Cacequi sought to catch a glimpse of the aspirations of the students regarding the authorship in the expression of knowledge, having the video tool as possibility of communication and expression of knowledge. The researches seeks to answer questions of how the school curriculum can help in educating personnel training, considering aspects such as authoring and Collaboration, as well as understand the use of the video a space of creation and formation of youth with cultural repertoires and expanded and developed. From this standpoint education may benefit by aggregating pedagogical concepts with the aim of stimulating collaborative learning and knowledge construction from an instrument that relates to today and that students are using as a form of expression. The use of the video is presented as a possible enabler for the achievement of these purposes. This paper analyzes the digital Video tool the light of theories of collaborative learning and knowledge building in order to assess its use as a tool for high school students.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)VídeoColaboraçãoAutoriaDigital technologiesAuthoringCollaborationO vídeo na construção e expressão dos saberesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoCacequi, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000922140.pdf000922140.pdfTexto completoapplication/pdf437679http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102980/1/000922140.pdf265319c7274c44224e3a3c0340b8b2a2MD51TEXT000922140.pdf.txt000922140.pdf.txtExtracted Texttext/plain69607http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102980/2/000922140.pdf.txt807dffcd234ccadac9213586d475153eMD52THUMBNAIL000922140.pdf.jpg000922140.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1006http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102980/3/000922140.pdf.jpgb2a7de99cff22033d551ef7760c5b494MD5310183/1029802018-10-25 09:02:43.113oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102980Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:02:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O vídeo na construção e expressão dos saberes
title O vídeo na construção e expressão dos saberes
spellingShingle O vídeo na construção e expressão dos saberes
Brum, Ubiraci Fagundes
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Vídeo
Colaboração
Autoria
Digital technologies
Authoring
Collaboration
title_short O vídeo na construção e expressão dos saberes
title_full O vídeo na construção e expressão dos saberes
title_fullStr O vídeo na construção e expressão dos saberes
title_full_unstemmed O vídeo na construção e expressão dos saberes
title_sort O vídeo na construção e expressão dos saberes
author Brum, Ubiraci Fagundes
author_facet Brum, Ubiraci Fagundes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brum, Ubiraci Fagundes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bulegon, Ana Marli
contributor_str_mv Bulegon, Ana Marli
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Vídeo
Colaboração
Autoria
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Vídeo
Colaboração
Autoria
Digital technologies
Authoring
Collaboration
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital technologies
Authoring
Collaboration
description Este estudo versa sobre um tema contemporâneo: a utilização das tecnologias digitais no universo escolar. Ao mesmo tempo em que a escola vive angustiada para manter-se como um espaço onde a aprendizagem ocorra de forma efetiva vivencia-se o paradoxo: de um lado os alunos que dominam a tecnologia, porém não conseguem significá-la como ferramenta que lhes dará suporte para a aprendizagem, de outro lado professores angustiados por que precisam resolver a questão da aprendizagem efetiva e significativa, porém não preparados para fazer dessas ferramentas um instrumento para minimizar as diferenças entre o ambiente escolar e o universo vivencial do aluno. Esta pesquisa que teve como objeto de estudo o uso da ferramenta digital Vídeo com os alunos do Ensino Médio de uma Escola Estadual do município de Cacequi buscou vislumbrar os anseios dos alunos com relação a autoria na expressão dos saberes, tendo a ferramenta do Vídeo como possibilidade de comunicação e expressão desses saberes. A pesquisa pretende responder questões de como o currículo da escola poderá contribuir na formação pessoal do educando, considerando aspectos como a Autoria e Colaboração, bem como perceber na utilização do Vídeo um espaço de criação e formação de jovens com repertórios culturais e ampliados e desenvolvidos. Nesta perspectiva a educação poderá beneficiar-se ao agregar conceitos pedagógicos com o objetivo de estimular a aprendizagem colaborativa e a construção do conhecimento a partir de um instrumento que diz respeito ao hoje e ao que os alunos estão usando como forma de expressão. Assim o uso do Vídeo apresenta-se como um possível viabilizador para a concretização desses propósitos. Este trabalho analisa a ferramenta digital Vídeo a luz das teorias da construção do conhecimento e aprendizagens colaborativas objetivando avaliar seu uso como ferramenta de apoio aos educandos do Ensino Médio.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-12T02:10:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102980
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000922140
url http://hdl.handle.net/10183/102980
identifier_str_mv 000922140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102980/1/000922140.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102980/2/000922140.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102980/3/000922140.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 265319c7274c44224e3a3c0340b8b2a2
807dffcd234ccadac9213586d475153e
b2a7de99cff22033d551ef7760c5b494
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224471410900992