Autoria de material digital : possibilidades de protagonismo na ação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koch, Iára Lúcia Capuano
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133915
Resumo: Os computadores, há mais de 30 anos, vêm sendo inseridos na escola como uma ferramenta pedagógica capaz de auxiliar os processos educacionais. Na evolução dos estudos da temática, pensadores como Seabra (2010), Teixeira (2010), Halmann (2011), Moran (2012), Tajra (2012), Pretto (2013) reforçam a ideia de que uma das funções das tecnologias digitais é servir como ferramenta de autoria para que professores e alunos possam assumir uma posição de protagonismo dentro do processo de ensino e aprendizagem. Com foco neste viés, a presente monografia propõe Identificar o tipo de materiais educacionais digitais produzidos pelos professores da rede pública de ensino de São Leopoldo. Para análise dos dados, a metodologia de pesquisa escolhida foi a quantitativa, mesclada com a qualitativa explicativa. Os dados coletados revelaram que o quadro docente de São Leopoldo/RS, tem boa formação acadêmica, é experiente e usa diversas mídias para enriquecer as aulas. Além disso, os professores têm o hábito de produzir seu próprio material pedagógico digital com ferramentas de autoria. O perfil traçado para os professores pesquisados aponta para o fato de que esta rede está conectada com as exigências da sociedade atual, que evolui tecnologicamente a um ritmo intenso. Portanto cada vez mais há a possibilidade de que se delinear modelos pedagógicos mais modernos, a partir da evolução das competências desses sujeitos.
id UFRGS-2_7a1a3a0b7f42372b884e6d8735d8bdcb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133915
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Koch, Iára Lúcia CapuanoMachado, Letícia Sophia Rocha2016-03-17T02:06:03Z2015http://hdl.handle.net/10183/133915000980968Os computadores, há mais de 30 anos, vêm sendo inseridos na escola como uma ferramenta pedagógica capaz de auxiliar os processos educacionais. Na evolução dos estudos da temática, pensadores como Seabra (2010), Teixeira (2010), Halmann (2011), Moran (2012), Tajra (2012), Pretto (2013) reforçam a ideia de que uma das funções das tecnologias digitais é servir como ferramenta de autoria para que professores e alunos possam assumir uma posição de protagonismo dentro do processo de ensino e aprendizagem. Com foco neste viés, a presente monografia propõe Identificar o tipo de materiais educacionais digitais produzidos pelos professores da rede pública de ensino de São Leopoldo. Para análise dos dados, a metodologia de pesquisa escolhida foi a quantitativa, mesclada com a qualitativa explicativa. Os dados coletados revelaram que o quadro docente de São Leopoldo/RS, tem boa formação acadêmica, é experiente e usa diversas mídias para enriquecer as aulas. Além disso, os professores têm o hábito de produzir seu próprio material pedagógico digital com ferramentas de autoria. O perfil traçado para os professores pesquisados aponta para o fato de que esta rede está conectada com as exigências da sociedade atual, que evolui tecnologicamente a um ritmo intenso. Portanto cada vez mais há a possibilidade de que se delinear modelos pedagógicos mais modernos, a partir da evolução das competências desses sujeitos.Computers for over 30 years, have been inserted in the school as a pedagogical tool capable of assisting the educational processes. The evolution of the thematic studies, thinkers like Seabra (2010), Teixeira (2010), Halmann (2011), Moran (2012), Tajra (2012), Pretto (2013) reinforce the idea that one of the functions of digital technologies is serve as authoring tool for teachers and students to assume a leadership position within the teaching and learning process. This thesis proposes to identify the type of digital educational materials produced by teachers from St. Leopoldo public school system in Rio Grande do Sul. The chosen research methodology was both quantitative and qualitative explanatory. The data collected revealed that the teaching staff of São Leopoldo / RS, good academic background, is experienced and uses different media to enrich the lessons. Teachers have a habit of producing their own digital learning materials with authoring tools. The profile designed for teachers surveyed points to the fact that this network is connected to the requirements of today's society, which technology evolves at a rapid pace. So more and more there is the possibility that outline most modern pedagogical models, from the evolution of skills of these subjects.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Prática pedagógicaAutoriaEducação permanenteTeachingDigital technologies in educationAuthoring toolsAutoria de material digital : possibilidades de protagonismo na ação docenteAuthor of digital material : possibilities of leadership in teacher actioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000980968.pdf000980968.pdfTexto completoapplication/pdf1248836http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133915/1/000980968.pdf313367e520cf346d23d013f78187fa95MD51TEXT000980968.pdf.txt000980968.pdf.txtExtracted Texttext/plain141899http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133915/2/000980968.pdf.txtcc1dd340154e46ead0e7acbfe4f4b55fMD52THUMBNAIL000980968.pdf.jpg000980968.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133915/3/000980968.pdf.jpg8edca6ad108512ad214ef37084dc77a6MD5310183/1339152024-01-27 06:01:22.864127oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133915Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-27T08:01:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Autoria de material digital : possibilidades de protagonismo na ação docente
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Author of digital material : possibilities of leadership in teacher action
title Autoria de material digital : possibilidades de protagonismo na ação docente
spellingShingle Autoria de material digital : possibilidades de protagonismo na ação docente
Koch, Iára Lúcia Capuano
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Prática pedagógica
Autoria
Educação permanente
Teaching
Digital technologies in education
Authoring tools
title_short Autoria de material digital : possibilidades de protagonismo na ação docente
title_full Autoria de material digital : possibilidades de protagonismo na ação docente
title_fullStr Autoria de material digital : possibilidades de protagonismo na ação docente
title_full_unstemmed Autoria de material digital : possibilidades de protagonismo na ação docente
title_sort Autoria de material digital : possibilidades de protagonismo na ação docente
author Koch, Iára Lúcia Capuano
author_facet Koch, Iára Lúcia Capuano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Koch, Iára Lúcia Capuano
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Letícia Sophia Rocha
contributor_str_mv Machado, Letícia Sophia Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Prática pedagógica
Autoria
Educação permanente
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Prática pedagógica
Autoria
Educação permanente
Teaching
Digital technologies in education
Authoring tools
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching
Digital technologies in education
Authoring tools
description Os computadores, há mais de 30 anos, vêm sendo inseridos na escola como uma ferramenta pedagógica capaz de auxiliar os processos educacionais. Na evolução dos estudos da temática, pensadores como Seabra (2010), Teixeira (2010), Halmann (2011), Moran (2012), Tajra (2012), Pretto (2013) reforçam a ideia de que uma das funções das tecnologias digitais é servir como ferramenta de autoria para que professores e alunos possam assumir uma posição de protagonismo dentro do processo de ensino e aprendizagem. Com foco neste viés, a presente monografia propõe Identificar o tipo de materiais educacionais digitais produzidos pelos professores da rede pública de ensino de São Leopoldo. Para análise dos dados, a metodologia de pesquisa escolhida foi a quantitativa, mesclada com a qualitativa explicativa. Os dados coletados revelaram que o quadro docente de São Leopoldo/RS, tem boa formação acadêmica, é experiente e usa diversas mídias para enriquecer as aulas. Além disso, os professores têm o hábito de produzir seu próprio material pedagógico digital com ferramentas de autoria. O perfil traçado para os professores pesquisados aponta para o fato de que esta rede está conectada com as exigências da sociedade atual, que evolui tecnologicamente a um ritmo intenso. Portanto cada vez mais há a possibilidade de que se delinear modelos pedagógicos mais modernos, a partir da evolução das competências desses sujeitos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-17T02:06:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133915
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000980968
url http://hdl.handle.net/10183/133915
identifier_str_mv 000980968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133915/1/000980968.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133915/2/000980968.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133915/3/000980968.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 313367e520cf346d23d013f78187fa95
cc1dd340154e46ead0e7acbfe4f4b55f
8edca6ad108512ad214ef37084dc77a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500712308736