Imaginar para conhecer : ficção, imagens, desenhos e histórias em quadrinhos no ensino de sociologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/234184 |
Resumo: | O intuito desse trabalho é pensar como ficção, imagens, desenhos e as histórias em quadrinhos podem contribuir para o ensino de sociologia do ensino médio na escola básica. Busca-se conversar com pesquisas de diferentes áreas do conhecimento para tensionar a ideia da imagem como representação nas práticas docentes. Com objetivo de pensar numa atuação mais inventiva do ensino e das ciências sociais, tento me distanciar da ideia de transmissão de conteúdos. Inspirada pela noção de imaginação sociológica de Mills (1975), procuro evocar experiências que façam aproximações entre “o que está ocorrendo no mundo e o que pode estar ocorrendo dentro deles mesmos” (MILLS, 1975, p. 11), ou seja, compreender relações entre história, biografia e sociedade. O texto convida para conversar imagens, ficções, narrativas e experiências junto a autores da educação e antropologia, considerando as potências dessas obras. Numa tentativa não só de propor o diálogo para sala de aula, mas como exercício também acadêmico, apresento uma pequena história em quadrinho. |
id |
UFRGS-2_90649b9c0d63ef6a103619dd9435dcd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234184 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schweig, Ana Letícia MeiraSilva, Rosimeri Aquino da2022-01-19T04:36:36Z2020http://hdl.handle.net/10183/234184001135995O intuito desse trabalho é pensar como ficção, imagens, desenhos e as histórias em quadrinhos podem contribuir para o ensino de sociologia do ensino médio na escola básica. Busca-se conversar com pesquisas de diferentes áreas do conhecimento para tensionar a ideia da imagem como representação nas práticas docentes. Com objetivo de pensar numa atuação mais inventiva do ensino e das ciências sociais, tento me distanciar da ideia de transmissão de conteúdos. Inspirada pela noção de imaginação sociológica de Mills (1975), procuro evocar experiências que façam aproximações entre “o que está ocorrendo no mundo e o que pode estar ocorrendo dentro deles mesmos” (MILLS, 1975, p. 11), ou seja, compreender relações entre história, biografia e sociedade. O texto convida para conversar imagens, ficções, narrativas e experiências junto a autores da educação e antropologia, considerando as potências dessas obras. Numa tentativa não só de propor o diálogo para sala de aula, mas como exercício também acadêmico, apresento uma pequena história em quadrinho.The aim of this work is to think about how fiction, images, drawings and comics can contribute to the teaching of high school sociology in elementary school. I seek to converse with researchers from different areas of knowledge in order to tension the idea of the image as a representation in teaching practices. Trying to reach a more creative performance of teaching and social sciences, I seek to avoid the idea of education as content transmission. Inspired by Mills' (1975) notion of sociological imagination, I seek to evoke experiences that bring together “what is happening in the world and what may be happening within themselves” (MILLS, 1975: 11). In other words, understand relationships between history, biography and society. The text invites to discuss images, fictions, narratives and experiences with authors of education and anthropology, considering the potencies of these works. In an attempt not only to propose dialogue for the classroom, but also as an academic exercise, I present a small comic book.application/pdfporEnsino de sociologiaHistórias em quadrinhosEnsino médioImaginárioEducaçãoEducationSociologyFictionComicsDrawingImaginar para conhecer : ficção, imagens, desenhos e histórias em quadrinhos no ensino de sociologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2021Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135995.pdf.txt001135995.pdf.txtExtracted Texttext/plain146205http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234184/2/001135995.pdf.txtab6d345641fc9edc1e885a41ba55cf18MD52ORIGINAL001135995.pdfTexto completoapplication/pdf14380966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234184/1/001135995.pdf28a4e44bc1f4cc418d18b27aa6020f8bMD5110183/2341842022-08-06 04:46:47.014335oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234184Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:46:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Imaginar para conhecer : ficção, imagens, desenhos e histórias em quadrinhos no ensino de sociologia |
title |
Imaginar para conhecer : ficção, imagens, desenhos e histórias em quadrinhos no ensino de sociologia |
spellingShingle |
Imaginar para conhecer : ficção, imagens, desenhos e histórias em quadrinhos no ensino de sociologia Schweig, Ana Letícia Meira Ensino de sociologia Histórias em quadrinhos Ensino médio Imaginário Educação Education Sociology Fiction Comics Drawing |
title_short |
Imaginar para conhecer : ficção, imagens, desenhos e histórias em quadrinhos no ensino de sociologia |
title_full |
Imaginar para conhecer : ficção, imagens, desenhos e histórias em quadrinhos no ensino de sociologia |
title_fullStr |
Imaginar para conhecer : ficção, imagens, desenhos e histórias em quadrinhos no ensino de sociologia |
title_full_unstemmed |
Imaginar para conhecer : ficção, imagens, desenhos e histórias em quadrinhos no ensino de sociologia |
title_sort |
Imaginar para conhecer : ficção, imagens, desenhos e histórias em quadrinhos no ensino de sociologia |
author |
Schweig, Ana Letícia Meira |
author_facet |
Schweig, Ana Letícia Meira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schweig, Ana Letícia Meira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Rosimeri Aquino da |
contributor_str_mv |
Silva, Rosimeri Aquino da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de sociologia Histórias em quadrinhos Ensino médio Imaginário Educação |
topic |
Ensino de sociologia Histórias em quadrinhos Ensino médio Imaginário Educação Education Sociology Fiction Comics Drawing |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Sociology Fiction Comics Drawing |
description |
O intuito desse trabalho é pensar como ficção, imagens, desenhos e as histórias em quadrinhos podem contribuir para o ensino de sociologia do ensino médio na escola básica. Busca-se conversar com pesquisas de diferentes áreas do conhecimento para tensionar a ideia da imagem como representação nas práticas docentes. Com objetivo de pensar numa atuação mais inventiva do ensino e das ciências sociais, tento me distanciar da ideia de transmissão de conteúdos. Inspirada pela noção de imaginação sociológica de Mills (1975), procuro evocar experiências que façam aproximações entre “o que está ocorrendo no mundo e o que pode estar ocorrendo dentro deles mesmos” (MILLS, 1975, p. 11), ou seja, compreender relações entre história, biografia e sociedade. O texto convida para conversar imagens, ficções, narrativas e experiências junto a autores da educação e antropologia, considerando as potências dessas obras. Numa tentativa não só de propor o diálogo para sala de aula, mas como exercício também acadêmico, apresento uma pequena história em quadrinho. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-19T04:36:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/234184 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001135995 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/234184 |
identifier_str_mv |
001135995 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234184/2/001135995.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234184/1/001135995.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ab6d345641fc9edc1e885a41ba55cf18 28a4e44bc1f4cc418d18b27aa6020f8b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224618387701760 |