Imaginar para conhecer : ficção, imagens, desenhos e histórias em quadrinhos no ensino de sociologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schweig, Ana Letícia Meira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234184
Resumo: O intuito desse trabalho é pensar como ficção, imagens, desenhos e as histórias em quadrinhos podem contribuir para o ensino de sociologia do ensino médio na escola básica. Busca-se conversar com pesquisas de diferentes áreas do conhecimento para tensionar a ideia da imagem como representação nas práticas docentes. Com objetivo de pensar numa atuação mais inventiva do ensino e das ciências sociais, tento me distanciar da ideia de transmissão de conteúdos. Inspirada pela noção de imaginação sociológica de Mills (1975), procuro evocar experiências que façam aproximações entre “o que está ocorrendo no mundo e o que pode estar ocorrendo dentro deles mesmos” (MILLS, 1975, p. 11), ou seja, compreender relações entre história, biografia e sociedade. O texto convida para conversar imagens, ficções, narrativas e experiências junto a autores da educação e antropologia, considerando as potências dessas obras. Numa tentativa não só de propor o diálogo para sala de aula, mas como exercício também acadêmico, apresento uma pequena história em quadrinho.
id UFRGS-2_90649b9c0d63ef6a103619dd9435dcd4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234184
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schweig, Ana Letícia MeiraSilva, Rosimeri Aquino da2022-01-19T04:36:36Z2020http://hdl.handle.net/10183/234184001135995O intuito desse trabalho é pensar como ficção, imagens, desenhos e as histórias em quadrinhos podem contribuir para o ensino de sociologia do ensino médio na escola básica. Busca-se conversar com pesquisas de diferentes áreas do conhecimento para tensionar a ideia da imagem como representação nas práticas docentes. Com objetivo de pensar numa atuação mais inventiva do ensino e das ciências sociais, tento me distanciar da ideia de transmissão de conteúdos. Inspirada pela noção de imaginação sociológica de Mills (1975), procuro evocar experiências que façam aproximações entre “o que está ocorrendo no mundo e o que pode estar ocorrendo dentro deles mesmos” (MILLS, 1975, p. 11), ou seja, compreender relações entre história, biografia e sociedade. O texto convida para conversar imagens, ficções, narrativas e experiências junto a autores da educação e antropologia, considerando as potências dessas obras. Numa tentativa não só de propor o diálogo para sala de aula, mas como exercício também acadêmico, apresento uma pequena história em quadrinho.The aim of this work is to think about how fiction, images, drawings and comics can contribute to the teaching of high school sociology in elementary school. I seek to converse with researchers from different areas of knowledge in order to tension the idea of the image as a representation in teaching practices. Trying to reach a more creative performance of teaching and social sciences, I seek to avoid the idea of education as content transmission. Inspired by Mills' (1975) notion of sociological imagination, I seek to evoke experiences that bring together “what is happening in the world and what may be happening within themselves” (MILLS, 1975: 11). In other words, understand relationships between history, biography and society. The text invites to discuss images, fictions, narratives and experiences with authors of education and anthropology, considering the potencies of these works. In an attempt not only to propose dialogue for the classroom, but also as an academic exercise, I present a small comic book.application/pdfporEnsino de sociologiaHistórias em quadrinhosEnsino médioImaginárioEducaçãoEducationSociologyFictionComicsDrawingImaginar para conhecer : ficção, imagens, desenhos e histórias em quadrinhos no ensino de sociologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2021Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135995.pdf.txt001135995.pdf.txtExtracted Texttext/plain146205http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234184/2/001135995.pdf.txtab6d345641fc9edc1e885a41ba55cf18MD52ORIGINAL001135995.pdfTexto completoapplication/pdf14380966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234184/1/001135995.pdf28a4e44bc1f4cc418d18b27aa6020f8bMD5110183/2341842022-08-06 04:46:47.014335oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234184Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:46:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Imaginar para conhecer : ficção, imagens, desenhos e histórias em quadrinhos no ensino de sociologia
title Imaginar para conhecer : ficção, imagens, desenhos e histórias em quadrinhos no ensino de sociologia
spellingShingle Imaginar para conhecer : ficção, imagens, desenhos e histórias em quadrinhos no ensino de sociologia
Schweig, Ana Letícia Meira
Ensino de sociologia
Histórias em quadrinhos
Ensino médio
Imaginário
Educação
Education
Sociology
Fiction
Comics
Drawing
title_short Imaginar para conhecer : ficção, imagens, desenhos e histórias em quadrinhos no ensino de sociologia
title_full Imaginar para conhecer : ficção, imagens, desenhos e histórias em quadrinhos no ensino de sociologia
title_fullStr Imaginar para conhecer : ficção, imagens, desenhos e histórias em quadrinhos no ensino de sociologia
title_full_unstemmed Imaginar para conhecer : ficção, imagens, desenhos e histórias em quadrinhos no ensino de sociologia
title_sort Imaginar para conhecer : ficção, imagens, desenhos e histórias em quadrinhos no ensino de sociologia
author Schweig, Ana Letícia Meira
author_facet Schweig, Ana Letícia Meira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schweig, Ana Letícia Meira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Rosimeri Aquino da
contributor_str_mv Silva, Rosimeri Aquino da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de sociologia
Histórias em quadrinhos
Ensino médio
Imaginário
Educação
topic Ensino de sociologia
Histórias em quadrinhos
Ensino médio
Imaginário
Educação
Education
Sociology
Fiction
Comics
Drawing
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Sociology
Fiction
Comics
Drawing
description O intuito desse trabalho é pensar como ficção, imagens, desenhos e as histórias em quadrinhos podem contribuir para o ensino de sociologia do ensino médio na escola básica. Busca-se conversar com pesquisas de diferentes áreas do conhecimento para tensionar a ideia da imagem como representação nas práticas docentes. Com objetivo de pensar numa atuação mais inventiva do ensino e das ciências sociais, tento me distanciar da ideia de transmissão de conteúdos. Inspirada pela noção de imaginação sociológica de Mills (1975), procuro evocar experiências que façam aproximações entre “o que está ocorrendo no mundo e o que pode estar ocorrendo dentro deles mesmos” (MILLS, 1975, p. 11), ou seja, compreender relações entre história, biografia e sociedade. O texto convida para conversar imagens, ficções, narrativas e experiências junto a autores da educação e antropologia, considerando as potências dessas obras. Numa tentativa não só de propor o diálogo para sala de aula, mas como exercício também acadêmico, apresento uma pequena história em quadrinho.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-19T04:36:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/234184
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001135995
url http://hdl.handle.net/10183/234184
identifier_str_mv 001135995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234184/2/001135995.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234184/1/001135995.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ab6d345641fc9edc1e885a41ba55cf18
28a4e44bc1f4cc418d18b27aa6020f8b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224618387701760