A utilização de métricas de marketing em empresas Top of Mind gaúchas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carolina Netto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117273
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo a respeito da utilização de Métricas de Marketing em empresas gaúchas que são Top of Mind. Sendo um dos desafios do marketing possibilitar a identificação dos resultados gerados a partir de ações na área, esse trabalho tem como objetivo contribuir para um melhor entendimento de como as empresas lidam com a mensuração dos resultados dos investimentos feitos em comunicação e a consequente decisão acerca da diversidade de decisões das suas ações. Para isso foi realizado um estudo exploratório qualitativo a partir da análise do referencial teórico e de entrevistas em profundidade realizadas com seis gestores de marketing das empresas estudadas. Através do entendimento da Comunicação de Marketing e das Métricas de Marketing utilizadas pelas empresas, concluiu-se haver um consenso em relação à utilização de métricas para avaliar o retorno dos investimentos feitos em comunicação, mas foi verificada uma diversidade de caminhos para avaliação dessas ações. A adoção de indicadores de vendas, market share e percepção da marca aparecem como as métricas mais utilizadas e são justificadas como as ferramentas mais acessíveis em relação à mensuração dos resultados.
id UFRGS-2_90c406b1ed323f80839aeab194e3c570
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117273
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferreira, Carolina NettoSantos, Cristiane Pizzutti dos2015-05-28T01:59:08Z2014http://hdl.handle.net/10183/117273000965401O presente trabalho apresenta um estudo a respeito da utilização de Métricas de Marketing em empresas gaúchas que são Top of Mind. Sendo um dos desafios do marketing possibilitar a identificação dos resultados gerados a partir de ações na área, esse trabalho tem como objetivo contribuir para um melhor entendimento de como as empresas lidam com a mensuração dos resultados dos investimentos feitos em comunicação e a consequente decisão acerca da diversidade de decisões das suas ações. Para isso foi realizado um estudo exploratório qualitativo a partir da análise do referencial teórico e de entrevistas em profundidade realizadas com seis gestores de marketing das empresas estudadas. Através do entendimento da Comunicação de Marketing e das Métricas de Marketing utilizadas pelas empresas, concluiu-se haver um consenso em relação à utilização de métricas para avaliar o retorno dos investimentos feitos em comunicação, mas foi verificada uma diversidade de caminhos para avaliação dessas ações. A adoção de indicadores de vendas, market share e percepção da marca aparecem como as métricas mais utilizadas e são justificadas como as ferramentas mais acessíveis em relação à mensuração dos resultados.This work presents an study about the use of marketing metrics in companies that are Top of Mind in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. As one of the challenges of the marketing is to allow the identification of results from actions taken in the field of communication, this work has the goal of contributing for a better understanding of how companies deal with the measuring of results of the investments in this specific area, and the decision that follows, about how diverse these actions must be. A qualitative exploratory study has been made, based on the analysis of the theoretical framework and in-depth interviews conducted with six marketing leaders from the companies subject to this work. Through the understanding of Marketing Communication and Marketing Metrics used by the companies, we concluded that there is a consensus on the use of metrics to evaluate the return of the investments to carry these actions. The use of sales indicators, marketing share and brand awareness are the most used metrics, which are considered as the most accessible tools on measuring results.application/pdfporMétricas de marketingComunicaçãoMarketingMarketing metricsMarketing communicationMeasurement of resultsIndicatorsCompanies from Rio Grande do SulA utilização de métricas de marketing em empresas Top of Mind gaúchasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2014/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000965401.pdf000965401.pdfTexto completoapplication/pdf1270744http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117273/1/000965401.pdf6db2c718dd289f9a8459f34a2714f036MD51TEXT000965401.pdf.txt000965401.pdf.txtExtracted Texttext/plain157105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117273/2/000965401.pdf.txt784784001091dacf1f60ad1f1040243bMD52THUMBNAIL000965401.pdf.jpg000965401.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117273/3/000965401.pdf.jpgb7cff3a583d2ae99b799e01c2ae1c419MD5310183/1172732018-10-22 09:03:53.428oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117273Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:03:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A utilização de métricas de marketing em empresas Top of Mind gaúchas
title A utilização de métricas de marketing em empresas Top of Mind gaúchas
spellingShingle A utilização de métricas de marketing em empresas Top of Mind gaúchas
Ferreira, Carolina Netto
Métricas de marketing
Comunicação
Marketing
Marketing metrics
Marketing communication
Measurement of results
Indicators
Companies from Rio Grande do Sul
title_short A utilização de métricas de marketing em empresas Top of Mind gaúchas
title_full A utilização de métricas de marketing em empresas Top of Mind gaúchas
title_fullStr A utilização de métricas de marketing em empresas Top of Mind gaúchas
title_full_unstemmed A utilização de métricas de marketing em empresas Top of Mind gaúchas
title_sort A utilização de métricas de marketing em empresas Top of Mind gaúchas
author Ferreira, Carolina Netto
author_facet Ferreira, Carolina Netto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Carolina Netto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Cristiane Pizzutti dos
contributor_str_mv Santos, Cristiane Pizzutti dos
dc.subject.por.fl_str_mv Métricas de marketing
Comunicação
Marketing
topic Métricas de marketing
Comunicação
Marketing
Marketing metrics
Marketing communication
Measurement of results
Indicators
Companies from Rio Grande do Sul
dc.subject.eng.fl_str_mv Marketing metrics
Marketing communication
Measurement of results
Indicators
Companies from Rio Grande do Sul
description O presente trabalho apresenta um estudo a respeito da utilização de Métricas de Marketing em empresas gaúchas que são Top of Mind. Sendo um dos desafios do marketing possibilitar a identificação dos resultados gerados a partir de ações na área, esse trabalho tem como objetivo contribuir para um melhor entendimento de como as empresas lidam com a mensuração dos resultados dos investimentos feitos em comunicação e a consequente decisão acerca da diversidade de decisões das suas ações. Para isso foi realizado um estudo exploratório qualitativo a partir da análise do referencial teórico e de entrevistas em profundidade realizadas com seis gestores de marketing das empresas estudadas. Através do entendimento da Comunicação de Marketing e das Métricas de Marketing utilizadas pelas empresas, concluiu-se haver um consenso em relação à utilização de métricas para avaliar o retorno dos investimentos feitos em comunicação, mas foi verificada uma diversidade de caminhos para avaliação dessas ações. A adoção de indicadores de vendas, market share e percepção da marca aparecem como as métricas mais utilizadas e são justificadas como as ferramentas mais acessíveis em relação à mensuração dos resultados.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-28T01:59:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/117273
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000965401
url http://hdl.handle.net/10183/117273
identifier_str_mv 000965401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117273/1/000965401.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117273/2/000965401.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117273/3/000965401.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6db2c718dd289f9a8459f34a2714f036
784784001091dacf1f60ad1f1040243b
b7cff3a583d2ae99b799e01c2ae1c419
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447148691456000