A utilização de métricas de marketing em empresas Top of Mind gaúchas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carolina Netto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117273
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo a respeito da utilização de Métricas de Marketing em empresas gaúchas que são Top of Mind. Sendo um dos desafios do marketing possibilitar a identificação dos resultados gerados a partir de ações na área, esse trabalho tem como objetivo contribuir para um melhor entendimento de como as empresas lidam com a mensuração dos resultados dos investimentos feitos em comunicação e a consequente decisão acerca da diversidade de decisões das suas ações. Para isso foi realizado um estudo exploratório qualitativo a partir da análise do referencial teórico e de entrevistas em profundidade realizadas com seis gestores de marketing das empresas estudadas. Através do entendimento da Comunicação de Marketing e das Métricas de Marketing utilizadas pelas empresas, concluiu-se haver um consenso em relação à utilização de métricas para avaliar o retorno dos investimentos feitos em comunicação, mas foi verificada uma diversidade de caminhos para avaliação dessas ações. A adoção de indicadores de vendas, market share e percepção da marca aparecem como as métricas mais utilizadas e são justificadas como as ferramentas mais acessíveis em relação à mensuração dos resultados.
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