Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/150441 |
Resumo: | Este artigo discute os processos de interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas, definidas enquanto microecossistemas cognitivos que oferecem condições estruturantes para as aprendizagens. Exploramos as ideias de interação interindividual e mediação distribuída para a aprendizagem em rede, que servem de base para a análise das interações de um grupo de estudantes na vivência da arquitetura pedagógica Debate de Teses. Os resultados evidenciam que a criação de um espaço estruturante de debates favoreceu a problematização dos conhecimentos dos alunos, o confronto de ideias que as desestabiliza e também ofereceu condições para a reconstrução das formas de apropriação dos conteúdos. |
id |
UFRGS-2_912799bd614f5fa6fc0c6c731a80f908 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150441 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Aragón, Rosane2017-01-05T02:30:27Z20160104-5962http://hdl.handle.net/10183/150441001005500Este artigo discute os processos de interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas, definidas enquanto microecossistemas cognitivos que oferecem condições estruturantes para as aprendizagens. Exploramos as ideias de interação interindividual e mediação distribuída para a aprendizagem em rede, que servem de base para a análise das interações de um grupo de estudantes na vivência da arquitetura pedagógica Debate de Teses. Os resultados evidenciam que a criação de um espaço estruturante de debates favoreceu a problematização dos conhecimentos dos alunos, o confronto de ideias que as desestabiliza e também ofereceu condições para a reconstrução das formas de apropriação dos conteúdos.This article discusses interaction and mediation processes in the context of pedagogical architectures, defined as cognitive microecosystems giving structuring circumstances for learning. We explore the ideas of inter-individual interaction and distributed mediation for networked learning as basis for analyzing interaction in a student group experiencing the pedagogical architecture Thesis Debate. Results evidence that a structuring space for debate benefited problematization and destabilization of student knowledge as well as supported reconstruction of thinking approaches and contents appropriation.application/pdfporRevista de educação pública (Cuiabá). Vol. 25, n.59/1 (maio/ago. 2016), p. 261-275.InteraçãoEnsino-aprendizagemTecnologia educacionalInteractionDistributed mediationPedagogical architecturesNetworked learningInteração e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em redeInteraction and mediation in the context of pedagogical architectures for networked learning info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001005500.pdf001005500.pdfTexto completoapplication/pdf127076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150441/1/001005500.pdfa755379136f66ce6872c021bfd0fbbe1MD51TEXT001005500.pdf.txt001005500.pdf.txtExtracted Texttext/plain46324http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150441/2/001005500.pdf.txt6220b2d375a5907e2be0cc05b37f22beMD52THUMBNAIL001005500.pdf.jpg001005500.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1449http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150441/3/001005500.pdf.jpg29fc4473dcb22b8f1499c8e44e460442MD5310183/1504412018-10-30 08:06:23.305oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150441Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-30T11:06:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Interaction and mediation in the context of pedagogical architectures for networked learning |
title |
Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede |
spellingShingle |
Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede Aragón, Rosane Interação Ensino-aprendizagem Tecnologia educacional Interaction Distributed mediation Pedagogical architectures Networked learning |
title_short |
Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede |
title_full |
Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede |
title_fullStr |
Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede |
title_full_unstemmed |
Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede |
title_sort |
Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede |
author |
Aragón, Rosane |
author_facet |
Aragón, Rosane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aragón, Rosane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interação Ensino-aprendizagem Tecnologia educacional |
topic |
Interação Ensino-aprendizagem Tecnologia educacional Interaction Distributed mediation Pedagogical architectures Networked learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Interaction Distributed mediation Pedagogical architectures Networked learning |
description |
Este artigo discute os processos de interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas, definidas enquanto microecossistemas cognitivos que oferecem condições estruturantes para as aprendizagens. Exploramos as ideias de interação interindividual e mediação distribuída para a aprendizagem em rede, que servem de base para a análise das interações de um grupo de estudantes na vivência da arquitetura pedagógica Debate de Teses. Os resultados evidenciam que a criação de um espaço estruturante de debates favoreceu a problematização dos conhecimentos dos alunos, o confronto de ideias que as desestabiliza e também ofereceu condições para a reconstrução das formas de apropriação dos conteúdos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-01-05T02:30:27Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/150441 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-5962 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001005500 |
identifier_str_mv |
0104-5962 001005500 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/150441 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista de educação pública (Cuiabá). Vol. 25, n.59/1 (maio/ago. 2016), p. 261-275. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150441/1/001005500.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150441/2/001005500.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150441/3/001005500.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a755379136f66ce6872c021bfd0fbbe1 6220b2d375a5907e2be0cc05b37f22be 29fc4473dcb22b8f1499c8e44e460442 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724993827504128 |