Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragón, Rosane
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/150441
Resumo: Este artigo discute os processos de interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas, definidas enquanto microecossistemas cognitivos que oferecem condições estruturantes para as aprendizagens. Exploramos as ideias de interação interindividual e mediação distribuída para a aprendizagem em rede, que servem de base para a análise das interações de um grupo de estudantes na vivência da arquitetura pedagógica Debate de Teses. Os resultados evidenciam que a criação de um espaço estruturante de debates favoreceu a problematização dos conhecimentos dos alunos, o confronto de ideias que as desestabiliza e também ofereceu condições para a reconstrução das formas de apropriação dos conteúdos.
id UFRGS-2_912799bd614f5fa6fc0c6c731a80f908
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150441
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Aragón, Rosane2017-01-05T02:30:27Z20160104-5962http://hdl.handle.net/10183/150441001005500Este artigo discute os processos de interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas, definidas enquanto microecossistemas cognitivos que oferecem condições estruturantes para as aprendizagens. Exploramos as ideias de interação interindividual e mediação distribuída para a aprendizagem em rede, que servem de base para a análise das interações de um grupo de estudantes na vivência da arquitetura pedagógica Debate de Teses. Os resultados evidenciam que a criação de um espaço estruturante de debates favoreceu a problematização dos conhecimentos dos alunos, o confronto de ideias que as desestabiliza e também ofereceu condições para a reconstrução das formas de apropriação dos conteúdos.This article discusses interaction and mediation processes in the context of pedagogical architectures, defined as cognitive microecosystems giving structuring circumstances for learning. We explore the ideas of inter-individual interaction and distributed mediation for networked learning as basis for analyzing interaction in a student group experiencing the pedagogical architecture Thesis Debate. Results evidence that a structuring space for debate benefited problematization and destabilization of student knowledge as well as supported reconstruction of thinking approaches and contents appropriation.application/pdfporRevista de educação pública (Cuiabá). Vol. 25, n.59/1 (maio/ago. 2016), p. 261-275.InteraçãoEnsino-aprendizagemTecnologia educacionalInteractionDistributed mediationPedagogical architecturesNetworked learningInteração e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em redeInteraction and mediation in the context of pedagogical architectures for networked learning info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001005500.pdf001005500.pdfTexto completoapplication/pdf127076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150441/1/001005500.pdfa755379136f66ce6872c021bfd0fbbe1MD51TEXT001005500.pdf.txt001005500.pdf.txtExtracted Texttext/plain46324http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150441/2/001005500.pdf.txt6220b2d375a5907e2be0cc05b37f22beMD52THUMBNAIL001005500.pdf.jpg001005500.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1449http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150441/3/001005500.pdf.jpg29fc4473dcb22b8f1499c8e44e460442MD5310183/1504412018-10-30 08:06:23.305oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150441Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-30T11:06:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Interaction and mediation in the context of pedagogical architectures for networked learning
title Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede
spellingShingle Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede
Aragón, Rosane
Interação
Ensino-aprendizagem
Tecnologia educacional
Interaction
Distributed mediation
Pedagogical architectures
Networked learning
title_short Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede
title_full Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede
title_fullStr Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede
title_full_unstemmed Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede
title_sort Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede
author Aragón, Rosane
author_facet Aragón, Rosane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aragón, Rosane
dc.subject.por.fl_str_mv Interação
Ensino-aprendizagem
Tecnologia educacional
topic Interação
Ensino-aprendizagem
Tecnologia educacional
Interaction
Distributed mediation
Pedagogical architectures
Networked learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Interaction
Distributed mediation
Pedagogical architectures
Networked learning
description Este artigo discute os processos de interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas, definidas enquanto microecossistemas cognitivos que oferecem condições estruturantes para as aprendizagens. Exploramos as ideias de interação interindividual e mediação distribuída para a aprendizagem em rede, que servem de base para a análise das interações de um grupo de estudantes na vivência da arquitetura pedagógica Debate de Teses. Os resultados evidenciam que a criação de um espaço estruturante de debates favoreceu a problematização dos conhecimentos dos alunos, o confronto de ideias que as desestabiliza e também ofereceu condições para a reconstrução das formas de apropriação dos conteúdos.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-05T02:30:27Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/150441
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-5962
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001005500
identifier_str_mv 0104-5962
001005500
url http://hdl.handle.net/10183/150441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de educação pública (Cuiabá). Vol. 25, n.59/1 (maio/ago. 2016), p. 261-275.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150441/1/001005500.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150441/2/001005500.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150441/3/001005500.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a755379136f66ce6872c021bfd0fbbe1
6220b2d375a5907e2be0cc05b37f22be
29fc4473dcb22b8f1499c8e44e460442
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724993827504128