Uma ontologia para categorias de mediação segundo uma abordagem epistemológica baseada na interação social
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29337 |
Resumo: | A perspectiva sócio-histórica é uma linha de investigação sobre o desenvolvimento cognitivo humano que leva em consideração a influência das interações sociais nos processos de desenvolvimento e aprendizagem. O presente artigo busca definir um modelo computacional desse processo partindo de categorias de mediação da aprendizagem através de uma ontologia. Uma ontologia é necessária para extração de conhecimento através de mecanismos de inferência em ambientes de ensino a distância, auxiliando o professor mediador em suas ações pedagógicas. |
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Severo, Carlos Emilio PadillaPasserino, Liliana MariaKoch, Simone Hack da SilvaMaciel, MárciaGluz, Joao Carlos2011-06-02T06:00:47Z20091679-1916http://hdl.handle.net/10183/29337000763192A perspectiva sócio-histórica é uma linha de investigação sobre o desenvolvimento cognitivo humano que leva em consideração a influência das interações sociais nos processos de desenvolvimento e aprendizagem. O presente artigo busca definir um modelo computacional desse processo partindo de categorias de mediação da aprendizagem através de uma ontologia. Uma ontologia é necessária para extração de conhecimento através de mecanismos de inferência em ambientes de ensino a distância, auxiliando o professor mediador em suas ações pedagógicas.The socio-historical perspective is a line of research about the human cognitive development that takes in consideration the influence of social interactions on development process of the psychological functions of person. Thus, seeks to define a computational model to describe mediation categories of learning through of an ontology. An ontology is necessary to knowledge extraction through inference mechanisms in e-learning environments, helping teacher on pedagogical actions of mediation.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 7, n.3 (dez. 2009), 11 f.MediaçãoInteração socialOntologiaMediationLearningSocial interaction and ontologyUma ontologia para categorias de mediação segundo uma abordagem epistemológica baseada na interação socialAn ontology for categories of mediation according an epistemological approach based on social interation info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000763192.pdf000763192.pdfTexto completoapplication/pdf321338http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29337/1/000763192.pdf982e3299c90ff6f21afc633dba86aa8eMD51TEXT000763192.pdf.txt000763192.pdf.txtExtracted Texttext/plain30895http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29337/2/000763192.pdf.txtf1927139eecde4d8d56a94a54489072aMD52THUMBNAIL000763192.pdf.jpg000763192.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1781http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29337/3/000763192.pdf.jpgbbdbf2f04b45cc7131f0df7dcb9c8316MD5310183/293372019-11-09 04:51:07.845014oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29337Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-09T06:51:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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