"A nossa banda tá melhor que a dos beatles" : a produção musical na turma de berçário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Rebecca Gomes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115710
Resumo: O presente estudo buscou analisar a importância da música e da interação dos bebês com instrumentos musicais em uma turma de berçário, a fim de verificar como ocorre a interação de bebês com a música e sua produção sonora, relacionando estas questões com o desenvolvimento do bebê, sua personalidade e sua sociabilidade. Teve-se como objetivos: observar e analisar os processos de produção musical dos bebês e observar e analisar como os bebês se comportam diante dos materiais sonoros. Para alcançar os objetivos propostos foi, primeiramente realizada uma breve revisão bibliográfica a fim de contextualizar o tema aqui abordado; após, foi realizada uma pesquisa-intervenção, na qual a pesquisadora se inseriu junto aos bebês na sala, observando de forma passiva e, por vezes, interagindo de forma ativa. Compuseram, ainda, como documentos da pesquisa, um caderno de reflexões e fotografias e filmagens. A pesquisa foi realizada na creche do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, com 11 bebês na idade de 11 a 14 meses. Os encontros musicais com os bebês permitiram encontrar diversos achados, tais como: a preferência por objetos de percussão, a interação entre os bebês durante as brincadeiras e a maior afinidade de alguns bebês com determinados instrumentos musical. Concluiu-se que a produção sonora é de grande importância para o desenvolvimento do bebê, inclusive, ele procura reproduzir barulhos em objetos que não têm finalidade sonora (como caixas e balde de plástico). O tema deveria ser mais pesquisado e aprofundado, proporcionando maior subsídio teórico para a prática nos berçários.
id UFRGS-2_9155ecca7b9cf0b32ea1b5f20daafbed
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115710
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Rebecca GomesBarbosa, Maria Carmen Silveira2015-05-01T01:58:02Z2014http://hdl.handle.net/10183/115710000955951O presente estudo buscou analisar a importância da música e da interação dos bebês com instrumentos musicais em uma turma de berçário, a fim de verificar como ocorre a interação de bebês com a música e sua produção sonora, relacionando estas questões com o desenvolvimento do bebê, sua personalidade e sua sociabilidade. Teve-se como objetivos: observar e analisar os processos de produção musical dos bebês e observar e analisar como os bebês se comportam diante dos materiais sonoros. Para alcançar os objetivos propostos foi, primeiramente realizada uma breve revisão bibliográfica a fim de contextualizar o tema aqui abordado; após, foi realizada uma pesquisa-intervenção, na qual a pesquisadora se inseriu junto aos bebês na sala, observando de forma passiva e, por vezes, interagindo de forma ativa. Compuseram, ainda, como documentos da pesquisa, um caderno de reflexões e fotografias e filmagens. A pesquisa foi realizada na creche do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, com 11 bebês na idade de 11 a 14 meses. Os encontros musicais com os bebês permitiram encontrar diversos achados, tais como: a preferência por objetos de percussão, a interação entre os bebês durante as brincadeiras e a maior afinidade de alguns bebês com determinados instrumentos musical. Concluiu-se que a produção sonora é de grande importância para o desenvolvimento do bebê, inclusive, ele procura reproduzir barulhos em objetos que não têm finalidade sonora (como caixas e balde de plástico). O tema deveria ser mais pesquisado e aprofundado, proporcionando maior subsídio teórico para a prática nos berçários.application/pdfporEducação infantilEducação musicalMúsicaBebêBerçário"A nossa banda tá melhor que a dos beatles" : a produção musical na turma de berçárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000955951.pdf000955951.pdfTexto completoapplication/pdf579967http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115710/1/000955951.pdf1236df77e00ee132c438f4c9f4140c72MD51TEXT000955951.pdf.txt000955951.pdf.txtExtracted Texttext/plain89935http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115710/2/000955951.pdf.txt6489c57e51f65b64021a85a7c89ec0d2MD52THUMBNAIL000955951.pdf.jpg000955951.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1207http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115710/3/000955951.pdf.jpga6973c06301a1609d7169913e18e5fd5MD5310183/1157102018-10-22 07:38:44.031oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115710Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:38:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "A nossa banda tá melhor que a dos beatles" : a produção musical na turma de berçário
title "A nossa banda tá melhor que a dos beatles" : a produção musical na turma de berçário
spellingShingle "A nossa banda tá melhor que a dos beatles" : a produção musical na turma de berçário
Machado, Rebecca Gomes
Educação infantil
Educação musical
Música
Bebê
Berçário
title_short "A nossa banda tá melhor que a dos beatles" : a produção musical na turma de berçário
title_full "A nossa banda tá melhor que a dos beatles" : a produção musical na turma de berçário
title_fullStr "A nossa banda tá melhor que a dos beatles" : a produção musical na turma de berçário
title_full_unstemmed "A nossa banda tá melhor que a dos beatles" : a produção musical na turma de berçário
title_sort "A nossa banda tá melhor que a dos beatles" : a produção musical na turma de berçário
author Machado, Rebecca Gomes
author_facet Machado, Rebecca Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Rebecca Gomes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa, Maria Carmen Silveira
contributor_str_mv Barbosa, Maria Carmen Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Educação musical
Música
Bebê
Berçário
topic Educação infantil
Educação musical
Música
Bebê
Berçário
description O presente estudo buscou analisar a importância da música e da interação dos bebês com instrumentos musicais em uma turma de berçário, a fim de verificar como ocorre a interação de bebês com a música e sua produção sonora, relacionando estas questões com o desenvolvimento do bebê, sua personalidade e sua sociabilidade. Teve-se como objetivos: observar e analisar os processos de produção musical dos bebês e observar e analisar como os bebês se comportam diante dos materiais sonoros. Para alcançar os objetivos propostos foi, primeiramente realizada uma breve revisão bibliográfica a fim de contextualizar o tema aqui abordado; após, foi realizada uma pesquisa-intervenção, na qual a pesquisadora se inseriu junto aos bebês na sala, observando de forma passiva e, por vezes, interagindo de forma ativa. Compuseram, ainda, como documentos da pesquisa, um caderno de reflexões e fotografias e filmagens. A pesquisa foi realizada na creche do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, com 11 bebês na idade de 11 a 14 meses. Os encontros musicais com os bebês permitiram encontrar diversos achados, tais como: a preferência por objetos de percussão, a interação entre os bebês durante as brincadeiras e a maior afinidade de alguns bebês com determinados instrumentos musical. Concluiu-se que a produção sonora é de grande importância para o desenvolvimento do bebê, inclusive, ele procura reproduzir barulhos em objetos que não têm finalidade sonora (como caixas e balde de plástico). O tema deveria ser mais pesquisado e aprofundado, proporcionando maior subsídio teórico para a prática nos berçários.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-01T01:58:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115710
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000955951
url http://hdl.handle.net/10183/115710
identifier_str_mv 000955951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115710/1/000955951.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115710/2/000955951.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115710/3/000955951.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1236df77e00ee132c438f4c9f4140c72
6489c57e51f65b64021a85a7c89ec0d2
a6973c06301a1609d7169913e18e5fd5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447146310139904