A correção de erros como co-construção de conhecimento na aula de língua estrangeira (inglês)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180817 |
Resumo: | O principal objetivo deste trabalho é analisar o papel da correção de erros, considerada um componente intrínseco do ensino de uma segunda língua, na interação entre professor e alunos em sala de aula de inglês como língua estrangeira. Além disso, procura-se examinar em que medida a realização de uma correção com foco formal pode representar momentos de co-construção de conhecimento da língua alvo. A pesquisa foi realizada por meio da observação de aulas de inglês de uma turma do sexto semestre de um curso de licenciatura em Letras – Língua Inglesa. Os dados indicam que, por meio da correção da forma lingüística, os enunciados produzidos pelos aprendizes, mesmo quando formalmente inadequados, podem ser recontextualizados e incorporados ao discurso da sala de aula. Por outro lado, os resultados apontam que, mesmo quando a interação possui características de instrução tradicional (cf. Gil, 1999), o conhecimento da língua alvo pode ser construído pela professora e aprendizes. |
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Freudenberger, FrancieliLima, Marília dos Santos2018-07-31T02:33:33Z20060103-1813http://hdl.handle.net/10183/180817000573845O principal objetivo deste trabalho é analisar o papel da correção de erros, considerada um componente intrínseco do ensino de uma segunda língua, na interação entre professor e alunos em sala de aula de inglês como língua estrangeira. Além disso, procura-se examinar em que medida a realização de uma correção com foco formal pode representar momentos de co-construção de conhecimento da língua alvo. A pesquisa foi realizada por meio da observação de aulas de inglês de uma turma do sexto semestre de um curso de licenciatura em Letras – Língua Inglesa. Os dados indicam que, por meio da correção da forma lingüística, os enunciados produzidos pelos aprendizes, mesmo quando formalmente inadequados, podem ser recontextualizados e incorporados ao discurso da sala de aula. Por outro lado, os resultados apontam que, mesmo quando a interação possui características de instrução tradicional (cf. Gil, 1999), o conhecimento da língua alvo pode ser construído pela professora e aprendizes.The main purpose of this paper is to analyze the role of error correction, seen as an intrinsic component of second language teaching, in the interaction between teacher and students in an English as a Foreign Language class. Moreover, it is intended to examine the extent to which the act of correcting a formal/linguistic error can constitute a moment of co-construction of target language knowledge. The research was done through the observation of English classes in a group attending the sixth semester of a university English language course. The data indicate that, through formal correction, the statements produced by the learners, even when linguistically inadequate, may be recontextualized and incorporated in the classroom discourse. On the other hand, the results point out that even when the interaction possesses traditional instruction characteristics (cf. Gil, 1999), target language knowledge may be constructed by teacher and learners.application/pdfporTrabalhos em lingüística aplicada. Campinas. Vol. 45, n. 1(jan./jun. 2006), p. 119-134Língua inglesaAprendizagemCo-construçãoError treatmentCo-constructionLearningA correção de erros como co-construção de conhecimento na aula de língua estrangeira (inglês)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000573845.pdfTexto completoapplication/pdf59383http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180817/1/000573845.pdf29b9ff32066a417fbb877a15d414c397MD51TEXT000573845.pdf.txt000573845.pdf.txtExtracted Texttext/plain46653http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180817/2/000573845.pdf.txt35a16ec8b65e4cbc6628aaf730c75df1MD52THUMBNAIL000573845.pdf.jpg000573845.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1649http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180817/3/000573845.pdf.jpgc929e427cdca7a6a73d6a859ccf0b702MD5310183/1808172018-10-05 07:33:42.536oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180817Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:33:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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