A correção de erros como co-construção de conhecimento na aula de língua estrangeira (inglês)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freudenberger, Francieli
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Lima, Marília dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180817
Resumo: O principal objetivo deste trabalho é analisar o papel da correção de erros, considerada um componente intrínseco do ensino de uma segunda língua, na interação entre professor e alunos em sala de aula de inglês como língua estrangeira. Além disso, procura-se examinar em que medida a realização de uma correção com foco formal pode representar momentos de co-construção de conhecimento da língua alvo. A pesquisa foi realizada por meio da observação de aulas de inglês de uma turma do sexto semestre de um curso de licenciatura em Letras – Língua Inglesa. Os dados indicam que, por meio da correção da forma lingüística, os enunciados produzidos pelos aprendizes, mesmo quando formalmente inadequados, podem ser recontextualizados e incorporados ao discurso da sala de aula. Por outro lado, os resultados apontam que, mesmo quando a interação possui características de instrução tradicional (cf. Gil, 1999), o conhecimento da língua alvo pode ser construído pela professora e aprendizes.
id UFRGS-2_9175eed83650a2df874cff99d4cbc597
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180817
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Freudenberger, FrancieliLima, Marília dos Santos2018-07-31T02:33:33Z20060103-1813http://hdl.handle.net/10183/180817000573845O principal objetivo deste trabalho é analisar o papel da correção de erros, considerada um componente intrínseco do ensino de uma segunda língua, na interação entre professor e alunos em sala de aula de inglês como língua estrangeira. Além disso, procura-se examinar em que medida a realização de uma correção com foco formal pode representar momentos de co-construção de conhecimento da língua alvo. A pesquisa foi realizada por meio da observação de aulas de inglês de uma turma do sexto semestre de um curso de licenciatura em Letras – Língua Inglesa. Os dados indicam que, por meio da correção da forma lingüística, os enunciados produzidos pelos aprendizes, mesmo quando formalmente inadequados, podem ser recontextualizados e incorporados ao discurso da sala de aula. Por outro lado, os resultados apontam que, mesmo quando a interação possui características de instrução tradicional (cf. Gil, 1999), o conhecimento da língua alvo pode ser construído pela professora e aprendizes.The main purpose of this paper is to analyze the role of error correction, seen as an intrinsic component of second language teaching, in the interaction between teacher and students in an English as a Foreign Language class. Moreover, it is intended to examine the extent to which the act of correcting a formal/linguistic error can constitute a moment of co-construction of target language knowledge. The research was done through the observation of English classes in a group attending the sixth semester of a university English language course. The data indicate that, through formal correction, the statements produced by the learners, even when linguistically inadequate, may be recontextualized and incorporated in the classroom discourse. On the other hand, the results point out that even when the interaction possesses traditional instruction characteristics (cf. Gil, 1999), target language knowledge may be constructed by teacher and learners.application/pdfporTrabalhos em lingüística aplicada. Campinas. Vol. 45, n. 1(jan./jun. 2006), p. 119-134Língua inglesaAprendizagemCo-construçãoError treatmentCo-constructionLearningA correção de erros como co-construção de conhecimento na aula de língua estrangeira (inglês)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000573845.pdfTexto completoapplication/pdf59383http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180817/1/000573845.pdf29b9ff32066a417fbb877a15d414c397MD51TEXT000573845.pdf.txt000573845.pdf.txtExtracted Texttext/plain46653http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180817/2/000573845.pdf.txt35a16ec8b65e4cbc6628aaf730c75df1MD52THUMBNAIL000573845.pdf.jpg000573845.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1649http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180817/3/000573845.pdf.jpgc929e427cdca7a6a73d6a859ccf0b702MD5310183/1808172018-10-05 07:33:42.536oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180817Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:33:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A correção de erros como co-construção de conhecimento na aula de língua estrangeira (inglês)
title A correção de erros como co-construção de conhecimento na aula de língua estrangeira (inglês)
spellingShingle A correção de erros como co-construção de conhecimento na aula de língua estrangeira (inglês)
Freudenberger, Francieli
Língua inglesa
Aprendizagem
Co-construção
Error treatment
Co-construction
Learning
title_short A correção de erros como co-construção de conhecimento na aula de língua estrangeira (inglês)
title_full A correção de erros como co-construção de conhecimento na aula de língua estrangeira (inglês)
title_fullStr A correção de erros como co-construção de conhecimento na aula de língua estrangeira (inglês)
title_full_unstemmed A correção de erros como co-construção de conhecimento na aula de língua estrangeira (inglês)
title_sort A correção de erros como co-construção de conhecimento na aula de língua estrangeira (inglês)
author Freudenberger, Francieli
author_facet Freudenberger, Francieli
Lima, Marília dos Santos
author_role author
author2 Lima, Marília dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freudenberger, Francieli
Lima, Marília dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Aprendizagem
Co-construção
topic Língua inglesa
Aprendizagem
Co-construção
Error treatment
Co-construction
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Error treatment
Co-construction
Learning
description O principal objetivo deste trabalho é analisar o papel da correção de erros, considerada um componente intrínseco do ensino de uma segunda língua, na interação entre professor e alunos em sala de aula de inglês como língua estrangeira. Além disso, procura-se examinar em que medida a realização de uma correção com foco formal pode representar momentos de co-construção de conhecimento da língua alvo. A pesquisa foi realizada por meio da observação de aulas de inglês de uma turma do sexto semestre de um curso de licenciatura em Letras – Língua Inglesa. Os dados indicam que, por meio da correção da forma lingüística, os enunciados produzidos pelos aprendizes, mesmo quando formalmente inadequados, podem ser recontextualizados e incorporados ao discurso da sala de aula. Por outro lado, os resultados apontam que, mesmo quando a interação possui características de instrução tradicional (cf. Gil, 1999), o conhecimento da língua alvo pode ser construído pela professora e aprendizes.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-31T02:33:33Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/180817
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-1813
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000573845
identifier_str_mv 0103-1813
000573845
url http://hdl.handle.net/10183/180817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Trabalhos em lingüística aplicada. Campinas. Vol. 45, n. 1(jan./jun. 2006), p. 119-134
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180817/1/000573845.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180817/2/000573845.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180817/3/000573845.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 29b9ff32066a417fbb877a15d414c397
35a16ec8b65e4cbc6628aaf730c75df1
c929e427cdca7a6a73d6a859ccf0b702
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224948111376384