Plano de marketing para a entrada de uma faculdade privada no mercado acadêmico de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/173147 |
Resumo: | Devido ao dinamismo e às mudanças ocorridas no mercado acadêmico nos últimos anos, o ensino superior se depara com uma concorrência acirrada pela fidelização do cliente. Na educação a existência de concorrentes não se difere de outro setor do mercado, por isso, uma instituição de ensino que preze qualidade e preço é valorizada pelo cliente. O Plano de Marketing auxilia os gestores a trabalharem conforme a demanda do mercado tornando-os mais competitivos. Este trabalho teve como objetivo auxiliar a Faculdade IMED no processo de expansão de cursos de graduação na cidade de Porto Alegre. Para a elaboração do Plano de Marketing foi realizada uma entrevista de profundidade com gestores da empresa, além de pesquisa de dados secundários. Após a junção, os dados foram analisados e os resultados obtidos foram desenvolvidos no Plano. |
id |
UFRGS-2_91adbae8ea27fb24ace200ab437ff47f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173147 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bragagnolo, GabrielaLuce, Fernando Bins2018-03-07T02:26:55Z2015http://hdl.handle.net/10183/173147000989848Devido ao dinamismo e às mudanças ocorridas no mercado acadêmico nos últimos anos, o ensino superior se depara com uma concorrência acirrada pela fidelização do cliente. Na educação a existência de concorrentes não se difere de outro setor do mercado, por isso, uma instituição de ensino que preze qualidade e preço é valorizada pelo cliente. O Plano de Marketing auxilia os gestores a trabalharem conforme a demanda do mercado tornando-os mais competitivos. Este trabalho teve como objetivo auxiliar a Faculdade IMED no processo de expansão de cursos de graduação na cidade de Porto Alegre. Para a elaboração do Plano de Marketing foi realizada uma entrevista de profundidade com gestores da empresa, além de pesquisa de dados secundários. Após a junção, os dados foram analisados e os resultados obtidos foram desenvolvidos no Plano.Due to the dynamism and changes in the academic market in recent years, college education is faced with fierce competition for customer loyalty. In education, the existence of competitors do not differ from other sectors of the market, therefore, an educational institution that consider quality and price is valued by the customer. The Marketing Plan helps the managers to work according to market demand making them more competitive. This study aimed to assist in the Faculdade IMED expansion of undergraduate process in Porto Alegre. For preparing the Marketing Plan, depth interviews with company managers was held, as well as secondary data research. After the merge, the data were analyzed and the results were developed plan.application/pdfporPlano de marketingInstituicao de ensino superiorMarketing PlanExpansionPrivate EducationCollege EducationMarketingPlano de marketing para a entrada de uma faculdade privada no mercado acadêmico de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2015/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989848.pdf000989848.pdfTexto completoapplication/pdf855852http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173147/1/000989848.pdf0ad9034e76db6e5d77de55b721c57905MD51TEXT000989848.pdf.txt000989848.pdf.txtExtracted Texttext/plain128242http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173147/2/000989848.pdf.txt93096935fdad2eee2e8650fb3db63c4bMD52THUMBNAIL000989848.pdf.jpg000989848.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173147/3/000989848.pdf.jpg1affe83adae51ce36f641250ba030953MD5310183/1731472018-10-30 08:14:05.104oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173147Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:14:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Plano de marketing para a entrada de uma faculdade privada no mercado acadêmico de Porto Alegre |
title |
Plano de marketing para a entrada de uma faculdade privada no mercado acadêmico de Porto Alegre |
spellingShingle |
Plano de marketing para a entrada de uma faculdade privada no mercado acadêmico de Porto Alegre Bragagnolo, Gabriela Plano de marketing Instituicao de ensino superior Marketing Plan Expansion Private Education College Education Marketing |
title_short |
Plano de marketing para a entrada de uma faculdade privada no mercado acadêmico de Porto Alegre |
title_full |
Plano de marketing para a entrada de uma faculdade privada no mercado acadêmico de Porto Alegre |
title_fullStr |
Plano de marketing para a entrada de uma faculdade privada no mercado acadêmico de Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
Plano de marketing para a entrada de uma faculdade privada no mercado acadêmico de Porto Alegre |
title_sort |
Plano de marketing para a entrada de uma faculdade privada no mercado acadêmico de Porto Alegre |
author |
Bragagnolo, Gabriela |
author_facet |
Bragagnolo, Gabriela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bragagnolo, Gabriela |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luce, Fernando Bins |
contributor_str_mv |
Luce, Fernando Bins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plano de marketing Instituicao de ensino superior |
topic |
Plano de marketing Instituicao de ensino superior Marketing Plan Expansion Private Education College Education Marketing |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Marketing Plan Expansion Private Education College Education Marketing |
description |
Devido ao dinamismo e às mudanças ocorridas no mercado acadêmico nos últimos anos, o ensino superior se depara com uma concorrência acirrada pela fidelização do cliente. Na educação a existência de concorrentes não se difere de outro setor do mercado, por isso, uma instituição de ensino que preze qualidade e preço é valorizada pelo cliente. O Plano de Marketing auxilia os gestores a trabalharem conforme a demanda do mercado tornando-os mais competitivos. Este trabalho teve como objetivo auxiliar a Faculdade IMED no processo de expansão de cursos de graduação na cidade de Porto Alegre. Para a elaboração do Plano de Marketing foi realizada uma entrevista de profundidade com gestores da empresa, além de pesquisa de dados secundários. Após a junção, os dados foram analisados e os resultados obtidos foram desenvolvidos no Plano. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-07T02:26:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/173147 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000989848 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/173147 |
identifier_str_mv |
000989848 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173147/1/000989848.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173147/2/000989848.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173147/3/000989848.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0ad9034e76db6e5d77de55b721c57905 93096935fdad2eee2e8650fb3db63c4b 1affe83adae51ce36f641250ba030953 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224544588922880 |