Plano de marketing para a entrada de uma faculdade privada no mercado acadêmico de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bragagnolo, Gabriela
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/173147
Resumo: Devido ao dinamismo e às mudanças ocorridas no mercado acadêmico nos últimos anos, o ensino superior se depara com uma concorrência acirrada pela fidelização do cliente. Na educação a existência de concorrentes não se difere de outro setor do mercado, por isso, uma instituição de ensino que preze qualidade e preço é valorizada pelo cliente. O Plano de Marketing auxilia os gestores a trabalharem conforme a demanda do mercado tornando-os mais competitivos. Este trabalho teve como objetivo auxiliar a Faculdade IMED no processo de expansão de cursos de graduação na cidade de Porto Alegre. Para a elaboração do Plano de Marketing foi realizada uma entrevista de profundidade com gestores da empresa, além de pesquisa de dados secundários. Após a junção, os dados foram analisados e os resultados obtidos foram desenvolvidos no Plano.
id UFRGS-2_91adbae8ea27fb24ace200ab437ff47f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173147
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bragagnolo, GabrielaLuce, Fernando Bins2018-03-07T02:26:55Z2015http://hdl.handle.net/10183/173147000989848Devido ao dinamismo e às mudanças ocorridas no mercado acadêmico nos últimos anos, o ensino superior se depara com uma concorrência acirrada pela fidelização do cliente. Na educação a existência de concorrentes não se difere de outro setor do mercado, por isso, uma instituição de ensino que preze qualidade e preço é valorizada pelo cliente. O Plano de Marketing auxilia os gestores a trabalharem conforme a demanda do mercado tornando-os mais competitivos. Este trabalho teve como objetivo auxiliar a Faculdade IMED no processo de expansão de cursos de graduação na cidade de Porto Alegre. Para a elaboração do Plano de Marketing foi realizada uma entrevista de profundidade com gestores da empresa, além de pesquisa de dados secundários. Após a junção, os dados foram analisados e os resultados obtidos foram desenvolvidos no Plano.Due to the dynamism and changes in the academic market in recent years, college education is faced with fierce competition for customer loyalty. In education, the existence of competitors do not differ from other sectors of the market, therefore, an educational institution that consider quality and price is valued by the customer. The Marketing Plan helps the managers to work according to market demand making them more competitive. This study aimed to assist in the Faculdade IMED expansion of undergraduate process in Porto Alegre. For preparing the Marketing Plan, depth interviews with company managers was held, as well as secondary data research. After the merge, the data were analyzed and the results were developed plan.application/pdfporPlano de marketingInstituicao de ensino superiorMarketing PlanExpansionPrivate EducationCollege EducationMarketingPlano de marketing para a entrada de uma faculdade privada no mercado acadêmico de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2015/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989848.pdf000989848.pdfTexto completoapplication/pdf855852http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173147/1/000989848.pdf0ad9034e76db6e5d77de55b721c57905MD51TEXT000989848.pdf.txt000989848.pdf.txtExtracted Texttext/plain128242http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173147/2/000989848.pdf.txt93096935fdad2eee2e8650fb3db63c4bMD52THUMBNAIL000989848.pdf.jpg000989848.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173147/3/000989848.pdf.jpg1affe83adae51ce36f641250ba030953MD5310183/1731472018-10-30 08:14:05.104oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173147Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:14:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Plano de marketing para a entrada de uma faculdade privada no mercado acadêmico de Porto Alegre
title Plano de marketing para a entrada de uma faculdade privada no mercado acadêmico de Porto Alegre
spellingShingle Plano de marketing para a entrada de uma faculdade privada no mercado acadêmico de Porto Alegre
Bragagnolo, Gabriela
Plano de marketing
Instituicao de ensino superior
Marketing Plan
Expansion
Private Education
College Education
Marketing
title_short Plano de marketing para a entrada de uma faculdade privada no mercado acadêmico de Porto Alegre
title_full Plano de marketing para a entrada de uma faculdade privada no mercado acadêmico de Porto Alegre
title_fullStr Plano de marketing para a entrada de uma faculdade privada no mercado acadêmico de Porto Alegre
title_full_unstemmed Plano de marketing para a entrada de uma faculdade privada no mercado acadêmico de Porto Alegre
title_sort Plano de marketing para a entrada de uma faculdade privada no mercado acadêmico de Porto Alegre
author Bragagnolo, Gabriela
author_facet Bragagnolo, Gabriela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bragagnolo, Gabriela
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luce, Fernando Bins
contributor_str_mv Luce, Fernando Bins
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de marketing
Instituicao de ensino superior
topic Plano de marketing
Instituicao de ensino superior
Marketing Plan
Expansion
Private Education
College Education
Marketing
dc.subject.eng.fl_str_mv Marketing Plan
Expansion
Private Education
College Education
Marketing
description Devido ao dinamismo e às mudanças ocorridas no mercado acadêmico nos últimos anos, o ensino superior se depara com uma concorrência acirrada pela fidelização do cliente. Na educação a existência de concorrentes não se difere de outro setor do mercado, por isso, uma instituição de ensino que preze qualidade e preço é valorizada pelo cliente. O Plano de Marketing auxilia os gestores a trabalharem conforme a demanda do mercado tornando-os mais competitivos. Este trabalho teve como objetivo auxiliar a Faculdade IMED no processo de expansão de cursos de graduação na cidade de Porto Alegre. Para a elaboração do Plano de Marketing foi realizada uma entrevista de profundidade com gestores da empresa, além de pesquisa de dados secundários. Após a junção, os dados foram analisados e os resultados obtidos foram desenvolvidos no Plano.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-07T02:26:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/173147
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000989848
url http://hdl.handle.net/10183/173147
identifier_str_mv 000989848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173147/1/000989848.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173147/2/000989848.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173147/3/000989848.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0ad9034e76db6e5d77de55b721c57905
93096935fdad2eee2e8650fb3db63c4b
1affe83adae51ce36f641250ba030953
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224544588922880