Uma proposta pedagógica para o uso da modelagem computacional no curso de licenciatura em química do cefet campos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29306 |
Resumo: | Relata-se a experiência no uso de um ambiente de simulação e modelagem computacional no ensino de Físico-Química. A pesquisa foi realizada com alunos do curso de Licenciatura em Química do Cefet Campos, RJ, e teve como objetivos: examinar a contribuição do uso do software Modellus no processo de ensino-aprendizagem; promover um ambiente colaborativo e cooperativo entre os estudantes; verificar as modificações na Zona de Desenvolvimento Proximal dos alunos proporcionadas por interações sociais nesse ambiente computacional. Os resultados obtidos nos testes indicaram uma melhora significativa na compreensão dos conceitos e das representações relativas aos modelos estudados, principalmente entre os alunos que obtiveram baixo rendimento no teste inicial. |
id |
UFRGS-2_91b14b47d132f693ca1f541351ba4e81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29306 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Rodrigo Garret daPasserino, Liliana Maria2011-06-02T06:00:31Z20081679-1916http://hdl.handle.net/10183/29306000763399Relata-se a experiência no uso de um ambiente de simulação e modelagem computacional no ensino de Físico-Química. A pesquisa foi realizada com alunos do curso de Licenciatura em Química do Cefet Campos, RJ, e teve como objetivos: examinar a contribuição do uso do software Modellus no processo de ensino-aprendizagem; promover um ambiente colaborativo e cooperativo entre os estudantes; verificar as modificações na Zona de Desenvolvimento Proximal dos alunos proporcionadas por interações sociais nesse ambiente computacional. Os resultados obtidos nos testes indicaram uma melhora significativa na compreensão dos conceitos e das representações relativas aos modelos estudados, principalmente entre os alunos que obtiveram baixo rendimento no teste inicial.This study presents an experiment on the use of a simulation and modelling computer environment in the teaching of Physical Chemistry. The research was conducted with students attending the Chemistry Teaching program at Cefet Campos aiming at: examining the contribution of using Modellus in the teaching and learning process, promoting a cooperative and collaborative learning environment among students, and observe changes in the student’s Zone of Proximal Development promoted by social and cognitive interactions in that computational environment. The results obtained in the tests indicate a significant improvement in the understanding of the concepts and representations of the models investigated in the research, specially among low performance students who had bad results in the first test.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 6, n.2 (2008), 10 f.ModelagemCurso de QuímicaLicenciaturaLearningPhysical-chemistryGas lawModellingUma proposta pedagógica para o uso da modelagem computacional no curso de licenciatura em química do cefet camposA pedagogical for the use of computational modeling in the chemistry education course at cefet-campos info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000763399.pdf.txt000763399.pdf.txtExtracted Texttext/plain28252http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29306/2/000763399.pdf.txt2d153187ec7a67fad6c2e434d2e497adMD52ORIGINAL000763399.pdf000763399.pdfTexto completoapplication/pdf233285http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29306/1/000763399.pdf29f7b2ecb1208070a2b97d6a2038e460MD51THUMBNAIL000763399.pdf.jpg000763399.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1798http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29306/3/000763399.pdf.jpg166d03f7f117b25ef8551ab1ab98ff36MD5310183/293062019-11-09 04:51:44.241419oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29306Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-09T06:51:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma proposta pedagógica para o uso da modelagem computacional no curso de licenciatura em química do cefet campos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
A pedagogical for the use of computational modeling in the chemistry education course at cefet-campos |
title |
Uma proposta pedagógica para o uso da modelagem computacional no curso de licenciatura em química do cefet campos |
spellingShingle |
Uma proposta pedagógica para o uso da modelagem computacional no curso de licenciatura em química do cefet campos Costa, Rodrigo Garret da Modelagem Curso de Química Licenciatura Learning Physical-chemistry Gas law Modelling |
title_short |
Uma proposta pedagógica para o uso da modelagem computacional no curso de licenciatura em química do cefet campos |
title_full |
Uma proposta pedagógica para o uso da modelagem computacional no curso de licenciatura em química do cefet campos |
title_fullStr |
Uma proposta pedagógica para o uso da modelagem computacional no curso de licenciatura em química do cefet campos |
title_full_unstemmed |
Uma proposta pedagógica para o uso da modelagem computacional no curso de licenciatura em química do cefet campos |
title_sort |
Uma proposta pedagógica para o uso da modelagem computacional no curso de licenciatura em química do cefet campos |
author |
Costa, Rodrigo Garret da |
author_facet |
Costa, Rodrigo Garret da Passerino, Liliana Maria |
author_role |
author |
author2 |
Passerino, Liliana Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Rodrigo Garret da Passerino, Liliana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem Curso de Química Licenciatura |
topic |
Modelagem Curso de Química Licenciatura Learning Physical-chemistry Gas law Modelling |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning Physical-chemistry Gas law Modelling |
description |
Relata-se a experiência no uso de um ambiente de simulação e modelagem computacional no ensino de Físico-Química. A pesquisa foi realizada com alunos do curso de Licenciatura em Química do Cefet Campos, RJ, e teve como objetivos: examinar a contribuição do uso do software Modellus no processo de ensino-aprendizagem; promover um ambiente colaborativo e cooperativo entre os estudantes; verificar as modificações na Zona de Desenvolvimento Proximal dos alunos proporcionadas por interações sociais nesse ambiente computacional. Os resultados obtidos nos testes indicaram uma melhora significativa na compreensão dos conceitos e das representações relativas aos modelos estudados, principalmente entre os alunos que obtiveram baixo rendimento no teste inicial. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-06-02T06:00:31Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29306 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000763399 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000763399 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29306 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 6, n.2 (2008), 10 f. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29306/2/000763399.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29306/1/000763399.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29306/3/000763399.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2d153187ec7a67fad6c2e434d2e497ad 29f7b2ecb1208070a2b97d6a2038e460 166d03f7f117b25ef8551ab1ab98ff36 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447424672464896 |