Uma proposta pedagógica para o uso da modelagem computacional no curso de licenciatura em química do cefet campos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rodrigo Garret da
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Passerino, Liliana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29306
Resumo: Relata-se a experiência no uso de um ambiente de simulação e modelagem computacional no ensino de Físico-Química. A pesquisa foi realizada com alunos do curso de Licenciatura em Química do Cefet Campos, RJ, e teve como objetivos: examinar a contribuição do uso do software Modellus no processo de ensino-aprendizagem; promover um ambiente colaborativo e cooperativo entre os estudantes; verificar as modificações na Zona de Desenvolvimento Proximal dos alunos proporcionadas por interações sociais nesse ambiente computacional. Os resultados obtidos nos testes indicaram uma melhora significativa na compreensão dos conceitos e das representações relativas aos modelos estudados, principalmente entre os alunos que obtiveram baixo rendimento no teste inicial.
id UFRGS-2_91b14b47d132f693ca1f541351ba4e81
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29306
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Costa, Rodrigo Garret daPasserino, Liliana Maria2011-06-02T06:00:31Z20081679-1916http://hdl.handle.net/10183/29306000763399Relata-se a experiência no uso de um ambiente de simulação e modelagem computacional no ensino de Físico-Química. A pesquisa foi realizada com alunos do curso de Licenciatura em Química do Cefet Campos, RJ, e teve como objetivos: examinar a contribuição do uso do software Modellus no processo de ensino-aprendizagem; promover um ambiente colaborativo e cooperativo entre os estudantes; verificar as modificações na Zona de Desenvolvimento Proximal dos alunos proporcionadas por interações sociais nesse ambiente computacional. Os resultados obtidos nos testes indicaram uma melhora significativa na compreensão dos conceitos e das representações relativas aos modelos estudados, principalmente entre os alunos que obtiveram baixo rendimento no teste inicial.This study presents an experiment on the use of a simulation and modelling computer environment in the teaching of Physical Chemistry. The research was conducted with students attending the Chemistry Teaching program at Cefet Campos aiming at: examining the contribution of using Modellus in the teaching and learning process, promoting a cooperative and collaborative learning environment among students, and observe changes in the student’s Zone of Proximal Development promoted by social and cognitive interactions in that computational environment. The results obtained in the tests indicate a significant improvement in the understanding of the concepts and representations of the models investigated in the research, specially among low performance students who had bad results in the first test.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 6, n.2 (2008), 10 f.ModelagemCurso de QuímicaLicenciaturaLearningPhysical-chemistryGas lawModellingUma proposta pedagógica para o uso da modelagem computacional no curso de licenciatura em química do cefet camposA pedagogical for the use of computational modeling in the chemistry education course at cefet-campos info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000763399.pdf.txt000763399.pdf.txtExtracted Texttext/plain28252http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29306/2/000763399.pdf.txt2d153187ec7a67fad6c2e434d2e497adMD52ORIGINAL000763399.pdf000763399.pdfTexto completoapplication/pdf233285http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29306/1/000763399.pdf29f7b2ecb1208070a2b97d6a2038e460MD51THUMBNAIL000763399.pdf.jpg000763399.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1798http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29306/3/000763399.pdf.jpg166d03f7f117b25ef8551ab1ab98ff36MD5310183/293062019-11-09 04:51:44.241419oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29306Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-09T06:51:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta pedagógica para o uso da modelagem computacional no curso de licenciatura em química do cefet campos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A pedagogical for the use of computational modeling in the chemistry education course at cefet-campos
title Uma proposta pedagógica para o uso da modelagem computacional no curso de licenciatura em química do cefet campos
spellingShingle Uma proposta pedagógica para o uso da modelagem computacional no curso de licenciatura em química do cefet campos
Costa, Rodrigo Garret da
Modelagem
Curso de Química
Licenciatura
Learning
Physical-chemistry
Gas law
Modelling
title_short Uma proposta pedagógica para o uso da modelagem computacional no curso de licenciatura em química do cefet campos
title_full Uma proposta pedagógica para o uso da modelagem computacional no curso de licenciatura em química do cefet campos
title_fullStr Uma proposta pedagógica para o uso da modelagem computacional no curso de licenciatura em química do cefet campos
title_full_unstemmed Uma proposta pedagógica para o uso da modelagem computacional no curso de licenciatura em química do cefet campos
title_sort Uma proposta pedagógica para o uso da modelagem computacional no curso de licenciatura em química do cefet campos
author Costa, Rodrigo Garret da
author_facet Costa, Rodrigo Garret da
Passerino, Liliana Maria
author_role author
author2 Passerino, Liliana Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Rodrigo Garret da
Passerino, Liliana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem
Curso de Química
Licenciatura
topic Modelagem
Curso de Química
Licenciatura
Learning
Physical-chemistry
Gas law
Modelling
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning
Physical-chemistry
Gas law
Modelling
description Relata-se a experiência no uso de um ambiente de simulação e modelagem computacional no ensino de Físico-Química. A pesquisa foi realizada com alunos do curso de Licenciatura em Química do Cefet Campos, RJ, e teve como objetivos: examinar a contribuição do uso do software Modellus no processo de ensino-aprendizagem; promover um ambiente colaborativo e cooperativo entre os estudantes; verificar as modificações na Zona de Desenvolvimento Proximal dos alunos proporcionadas por interações sociais nesse ambiente computacional. Os resultados obtidos nos testes indicaram uma melhora significativa na compreensão dos conceitos e das representações relativas aos modelos estudados, principalmente entre os alunos que obtiveram baixo rendimento no teste inicial.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-02T06:00:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29306
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000763399
identifier_str_mv 1679-1916
000763399
url http://hdl.handle.net/10183/29306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 6, n.2 (2008), 10 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29306/2/000763399.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29306/1/000763399.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29306/3/000763399.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2d153187ec7a67fad6c2e434d2e497ad
29f7b2ecb1208070a2b97d6a2038e460
166d03f7f117b25ef8551ab1ab98ff36
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447424672464896