Atividades práticas podem facilitar o processo de (re) construção dos conceitos de Ciências e Biologia?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mercado, Luisa Weber
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/26156
Resumo: Durante a realização dos Estágios Docente em Ciências e Biologia do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura - da UFRGS, o principal enfoque dado durante as aulas foi a realização de atividades práticas. Foi possível perceber que os alunos associam atividades práticas a experimentações e ao uso do laboratório. Posto isso, o objetivo deste trabalho é analisar se as atividades práticas podem facilitar o processo de (re)construção dos conceitos através de uma aprendizagem significativa. Esta pesquisa tem cunho qualitativo e, para coleta de dados, foram realizadas investigações na forma de questionários para estudantes de graduação e entrevista semi - estruturada para professores de uma escola pública de Porto Alegre. Tal pesquisa teve como intuito identificar a concepção de atividades práticas e qual o efeito percebido pelos sujeitos pesquisados quando realizaram ou não atividades com esta característica. Através de uma análise das significações latentes ou visíveis promovidas pelos alunos durante o Estágio de Docência, bem como dos dados obtidos com questionários e entrevistas foi possível perceber que: o conceito de atividade prática parece estar vinculado a experimentação e a existência de um laboratório não parece essencial para tais atividades, podendo ser realizadas com materiais simples, considerando como idéia central de atividade prática que o estudante esteja ativo no processo. Por conseguinte, foi relatado que, quando realizadas práticas, há uma certa resistência inicial, mas à medida que os trabalhos vão sendo desenvolvidos, os alunos se tornam mais interessados nas aulas e satisfeitos com o seu desempenho. Nesta perspectiva, acredito que atividades práticas podem facilitar o processo (re)construção dos conceitos propiciando uma aprendizagem significativa. Possibilitam ainda que os estudantes tenham que elaborar suas idéias, manifestando-as através das atividades, indo ao encontro dos objetivos de uma educação que forme cidadãos capazes de se inserir no mundo de forma crítica e participativa.
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