Atividades práticas podem facilitar o processo de (re) construção dos conceitos de Ciências e Biologia?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/26156 |
Resumo: | Durante a realização dos Estágios Docente em Ciências e Biologia do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura - da UFRGS, o principal enfoque dado durante as aulas foi a realização de atividades práticas. Foi possível perceber que os alunos associam atividades práticas a experimentações e ao uso do laboratório. Posto isso, o objetivo deste trabalho é analisar se as atividades práticas podem facilitar o processo de (re)construção dos conceitos através de uma aprendizagem significativa. Esta pesquisa tem cunho qualitativo e, para coleta de dados, foram realizadas investigações na forma de questionários para estudantes de graduação e entrevista semi - estruturada para professores de uma escola pública de Porto Alegre. Tal pesquisa teve como intuito identificar a concepção de atividades práticas e qual o efeito percebido pelos sujeitos pesquisados quando realizaram ou não atividades com esta característica. Através de uma análise das significações latentes ou visíveis promovidas pelos alunos durante o Estágio de Docência, bem como dos dados obtidos com questionários e entrevistas foi possível perceber que: o conceito de atividade prática parece estar vinculado a experimentação e a existência de um laboratório não parece essencial para tais atividades, podendo ser realizadas com materiais simples, considerando como idéia central de atividade prática que o estudante esteja ativo no processo. Por conseguinte, foi relatado que, quando realizadas práticas, há uma certa resistência inicial, mas à medida que os trabalhos vão sendo desenvolvidos, os alunos se tornam mais interessados nas aulas e satisfeitos com o seu desempenho. Nesta perspectiva, acredito que atividades práticas podem facilitar o processo (re)construção dos conceitos propiciando uma aprendizagem significativa. Possibilitam ainda que os estudantes tenham que elaborar suas idéias, manifestando-as através das atividades, indo ao encontro dos objetivos de uma educação que forme cidadãos capazes de se inserir no mundo de forma crítica e participativa. |
id |
UFRGS-2_91d97c0eda883258bea54d919ed544dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26156 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mercado, Luisa WeberKindel, Eunice Aita Isaia2010-10-06T04:19:07Z2010http://hdl.handle.net/10183/26156000756564Durante a realização dos Estágios Docente em Ciências e Biologia do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura - da UFRGS, o principal enfoque dado durante as aulas foi a realização de atividades práticas. Foi possível perceber que os alunos associam atividades práticas a experimentações e ao uso do laboratório. Posto isso, o objetivo deste trabalho é analisar se as atividades práticas podem facilitar o processo de (re)construção dos conceitos através de uma aprendizagem significativa. Esta pesquisa tem cunho qualitativo e, para coleta de dados, foram realizadas investigações na forma de questionários para estudantes de graduação e entrevista semi - estruturada para professores de uma escola pública de Porto Alegre. Tal pesquisa teve como intuito identificar a concepção de atividades práticas e qual o efeito percebido pelos sujeitos pesquisados quando realizaram ou não atividades com esta característica. Através de uma análise das significações latentes ou visíveis promovidas pelos alunos durante o Estágio de Docência, bem como dos dados obtidos com questionários e entrevistas foi possível perceber que: o conceito de atividade prática parece estar vinculado a experimentação e a existência de um laboratório não parece essencial para tais atividades, podendo ser realizadas com materiais simples, considerando como idéia central de atividade prática que o estudante esteja ativo no processo. Por conseguinte, foi relatado que, quando realizadas práticas, há uma certa resistência inicial, mas à medida que os trabalhos vão sendo desenvolvidos, os alunos se tornam mais interessados nas aulas e satisfeitos com o seu desempenho. Nesta perspectiva, acredito que atividades práticas podem facilitar o processo (re)construção dos conceitos propiciando uma aprendizagem significativa. Possibilitam ainda que os estudantes tenham que elaborar suas idéias, manifestando-as através das atividades, indo ao encontro dos objetivos de uma educação que forme cidadãos capazes de se inserir no mundo de forma crítica e participativa.application/pdfporBiologiaEnsinoAtividades práticas podem facilitar o processo de (re) construção dos conceitos de Ciências e Biologia?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2010Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000756564.pdf000756564.pdfTexto completoapplication/pdf173978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26156/1/000756564.pdfff53516f67ef42e6c5d9c52b5a46d596MD51TEXT000756564.pdf.txt000756564.pdf.txtExtracted Texttext/plain80808http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26156/2/000756564.pdf.txt825529e4faf3b279df0b5a89b9e574b7MD52THUMBNAIL000756564.pdf.jpg000756564.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1109http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26156/3/000756564.pdf.jpg332e234ffaacf9203b36eade9d9de9cfMD5310183/261562018-10-18 07:36:58.793oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26156Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:36:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atividades práticas podem facilitar o processo de (re) construção dos conceitos de Ciências e Biologia? |
title |
Atividades práticas podem facilitar o processo de (re) construção dos conceitos de Ciências e Biologia? |
spellingShingle |
Atividades práticas podem facilitar o processo de (re) construção dos conceitos de Ciências e Biologia? Mercado, Luisa Weber Biologia Ensino |
title_short |
Atividades práticas podem facilitar o processo de (re) construção dos conceitos de Ciências e Biologia? |
title_full |
Atividades práticas podem facilitar o processo de (re) construção dos conceitos de Ciências e Biologia? |
title_fullStr |
Atividades práticas podem facilitar o processo de (re) construção dos conceitos de Ciências e Biologia? |
title_full_unstemmed |
Atividades práticas podem facilitar o processo de (re) construção dos conceitos de Ciências e Biologia? |
title_sort |
Atividades práticas podem facilitar o processo de (re) construção dos conceitos de Ciências e Biologia? |
author |
Mercado, Luisa Weber |
author_facet |
Mercado, Luisa Weber |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mercado, Luisa Weber |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kindel, Eunice Aita Isaia |
contributor_str_mv |
Kindel, Eunice Aita Isaia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia Ensino |
topic |
Biologia Ensino |
description |
Durante a realização dos Estágios Docente em Ciências e Biologia do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura - da UFRGS, o principal enfoque dado durante as aulas foi a realização de atividades práticas. Foi possível perceber que os alunos associam atividades práticas a experimentações e ao uso do laboratório. Posto isso, o objetivo deste trabalho é analisar se as atividades práticas podem facilitar o processo de (re)construção dos conceitos através de uma aprendizagem significativa. Esta pesquisa tem cunho qualitativo e, para coleta de dados, foram realizadas investigações na forma de questionários para estudantes de graduação e entrevista semi - estruturada para professores de uma escola pública de Porto Alegre. Tal pesquisa teve como intuito identificar a concepção de atividades práticas e qual o efeito percebido pelos sujeitos pesquisados quando realizaram ou não atividades com esta característica. Através de uma análise das significações latentes ou visíveis promovidas pelos alunos durante o Estágio de Docência, bem como dos dados obtidos com questionários e entrevistas foi possível perceber que: o conceito de atividade prática parece estar vinculado a experimentação e a existência de um laboratório não parece essencial para tais atividades, podendo ser realizadas com materiais simples, considerando como idéia central de atividade prática que o estudante esteja ativo no processo. Por conseguinte, foi relatado que, quando realizadas práticas, há uma certa resistência inicial, mas à medida que os trabalhos vão sendo desenvolvidos, os alunos se tornam mais interessados nas aulas e satisfeitos com o seu desempenho. Nesta perspectiva, acredito que atividades práticas podem facilitar o processo (re)construção dos conceitos propiciando uma aprendizagem significativa. Possibilitam ainda que os estudantes tenham que elaborar suas idéias, manifestando-as através das atividades, indo ao encontro dos objetivos de uma educação que forme cidadãos capazes de se inserir no mundo de forma crítica e participativa. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-10-06T04:19:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/26156 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000756564 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/26156 |
identifier_str_mv |
000756564 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26156/1/000756564.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26156/2/000756564.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26156/3/000756564.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ff53516f67ef42e6c5d9c52b5a46d596 825529e4faf3b279df0b5a89b9e574b7 332e234ffaacf9203b36eade9d9de9cf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447048425570304 |