Atividades práticas podem facilitar o processo de (re) construção dos conceitos de Ciências e Biologia?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mercado, Luisa Weber
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/26156
Resumo: Durante a realização dos Estágios Docente em Ciências e Biologia do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura - da UFRGS, o principal enfoque dado durante as aulas foi a realização de atividades práticas. Foi possível perceber que os alunos associam atividades práticas a experimentações e ao uso do laboratório. Posto isso, o objetivo deste trabalho é analisar se as atividades práticas podem facilitar o processo de (re)construção dos conceitos através de uma aprendizagem significativa. Esta pesquisa tem cunho qualitativo e, para coleta de dados, foram realizadas investigações na forma de questionários para estudantes de graduação e entrevista semi - estruturada para professores de uma escola pública de Porto Alegre. Tal pesquisa teve como intuito identificar a concepção de atividades práticas e qual o efeito percebido pelos sujeitos pesquisados quando realizaram ou não atividades com esta característica. Através de uma análise das significações latentes ou visíveis promovidas pelos alunos durante o Estágio de Docência, bem como dos dados obtidos com questionários e entrevistas foi possível perceber que: o conceito de atividade prática parece estar vinculado a experimentação e a existência de um laboratório não parece essencial para tais atividades, podendo ser realizadas com materiais simples, considerando como idéia central de atividade prática que o estudante esteja ativo no processo. Por conseguinte, foi relatado que, quando realizadas práticas, há uma certa resistência inicial, mas à medida que os trabalhos vão sendo desenvolvidos, os alunos se tornam mais interessados nas aulas e satisfeitos com o seu desempenho. Nesta perspectiva, acredito que atividades práticas podem facilitar o processo (re)construção dos conceitos propiciando uma aprendizagem significativa. Possibilitam ainda que os estudantes tenham que elaborar suas idéias, manifestando-as através das atividades, indo ao encontro dos objetivos de uma educação que forme cidadãos capazes de se inserir no mundo de forma crítica e participativa.
id UFRGS-2_91d97c0eda883258bea54d919ed544dd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26156
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mercado, Luisa WeberKindel, Eunice Aita Isaia2010-10-06T04:19:07Z2010http://hdl.handle.net/10183/26156000756564Durante a realização dos Estágios Docente em Ciências e Biologia do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura - da UFRGS, o principal enfoque dado durante as aulas foi a realização de atividades práticas. Foi possível perceber que os alunos associam atividades práticas a experimentações e ao uso do laboratório. Posto isso, o objetivo deste trabalho é analisar se as atividades práticas podem facilitar o processo de (re)construção dos conceitos através de uma aprendizagem significativa. Esta pesquisa tem cunho qualitativo e, para coleta de dados, foram realizadas investigações na forma de questionários para estudantes de graduação e entrevista semi - estruturada para professores de uma escola pública de Porto Alegre. Tal pesquisa teve como intuito identificar a concepção de atividades práticas e qual o efeito percebido pelos sujeitos pesquisados quando realizaram ou não atividades com esta característica. Através de uma análise das significações latentes ou visíveis promovidas pelos alunos durante o Estágio de Docência, bem como dos dados obtidos com questionários e entrevistas foi possível perceber que: o conceito de atividade prática parece estar vinculado a experimentação e a existência de um laboratório não parece essencial para tais atividades, podendo ser realizadas com materiais simples, considerando como idéia central de atividade prática que o estudante esteja ativo no processo. Por conseguinte, foi relatado que, quando realizadas práticas, há uma certa resistência inicial, mas à medida que os trabalhos vão sendo desenvolvidos, os alunos se tornam mais interessados nas aulas e satisfeitos com o seu desempenho. Nesta perspectiva, acredito que atividades práticas podem facilitar o processo (re)construção dos conceitos propiciando uma aprendizagem significativa. Possibilitam ainda que os estudantes tenham que elaborar suas idéias, manifestando-as através das atividades, indo ao encontro dos objetivos de uma educação que forme cidadãos capazes de se inserir no mundo de forma crítica e participativa.application/pdfporBiologiaEnsinoAtividades práticas podem facilitar o processo de (re) construção dos conceitos de Ciências e Biologia?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2010Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000756564.pdf000756564.pdfTexto completoapplication/pdf173978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26156/1/000756564.pdfff53516f67ef42e6c5d9c52b5a46d596MD51TEXT000756564.pdf.txt000756564.pdf.txtExtracted Texttext/plain80808http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26156/2/000756564.pdf.txt825529e4faf3b279df0b5a89b9e574b7MD52THUMBNAIL000756564.pdf.jpg000756564.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1109http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26156/3/000756564.pdf.jpg332e234ffaacf9203b36eade9d9de9cfMD5310183/261562018-10-18 07:36:58.793oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26156Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:36:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atividades práticas podem facilitar o processo de (re) construção dos conceitos de Ciências e Biologia?
title Atividades práticas podem facilitar o processo de (re) construção dos conceitos de Ciências e Biologia?
spellingShingle Atividades práticas podem facilitar o processo de (re) construção dos conceitos de Ciências e Biologia?
Mercado, Luisa Weber
Biologia
Ensino
title_short Atividades práticas podem facilitar o processo de (re) construção dos conceitos de Ciências e Biologia?
title_full Atividades práticas podem facilitar o processo de (re) construção dos conceitos de Ciências e Biologia?
title_fullStr Atividades práticas podem facilitar o processo de (re) construção dos conceitos de Ciências e Biologia?
title_full_unstemmed Atividades práticas podem facilitar o processo de (re) construção dos conceitos de Ciências e Biologia?
title_sort Atividades práticas podem facilitar o processo de (re) construção dos conceitos de Ciências e Biologia?
author Mercado, Luisa Weber
author_facet Mercado, Luisa Weber
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mercado, Luisa Weber
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kindel, Eunice Aita Isaia
contributor_str_mv Kindel, Eunice Aita Isaia
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia
Ensino
topic Biologia
Ensino
description Durante a realização dos Estágios Docente em Ciências e Biologia do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura - da UFRGS, o principal enfoque dado durante as aulas foi a realização de atividades práticas. Foi possível perceber que os alunos associam atividades práticas a experimentações e ao uso do laboratório. Posto isso, o objetivo deste trabalho é analisar se as atividades práticas podem facilitar o processo de (re)construção dos conceitos através de uma aprendizagem significativa. Esta pesquisa tem cunho qualitativo e, para coleta de dados, foram realizadas investigações na forma de questionários para estudantes de graduação e entrevista semi - estruturada para professores de uma escola pública de Porto Alegre. Tal pesquisa teve como intuito identificar a concepção de atividades práticas e qual o efeito percebido pelos sujeitos pesquisados quando realizaram ou não atividades com esta característica. Através de uma análise das significações latentes ou visíveis promovidas pelos alunos durante o Estágio de Docência, bem como dos dados obtidos com questionários e entrevistas foi possível perceber que: o conceito de atividade prática parece estar vinculado a experimentação e a existência de um laboratório não parece essencial para tais atividades, podendo ser realizadas com materiais simples, considerando como idéia central de atividade prática que o estudante esteja ativo no processo. Por conseguinte, foi relatado que, quando realizadas práticas, há uma certa resistência inicial, mas à medida que os trabalhos vão sendo desenvolvidos, os alunos se tornam mais interessados nas aulas e satisfeitos com o seu desempenho. Nesta perspectiva, acredito que atividades práticas podem facilitar o processo (re)construção dos conceitos propiciando uma aprendizagem significativa. Possibilitam ainda que os estudantes tenham que elaborar suas idéias, manifestando-as através das atividades, indo ao encontro dos objetivos de uma educação que forme cidadãos capazes de se inserir no mundo de forma crítica e participativa.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-10-06T04:19:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/26156
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000756564
url http://hdl.handle.net/10183/26156
identifier_str_mv 000756564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26156/1/000756564.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26156/2/000756564.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26156/3/000756564.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ff53516f67ef42e6c5d9c52b5a46d596
825529e4faf3b279df0b5a89b9e574b7
332e234ffaacf9203b36eade9d9de9cf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447048425570304