Estratégias de intervenção em consciência fonológica para alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Julianna Toniazzi
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/103334
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso objetiva verificar a influência de estratégias de intervenção em consciência fonológica no desenvolvimento da leitura e da escrita de alunos com dificuldades de aprendizagem nestas áreas. A pesquisa insere-se no campo de estudos da Psicopedagogia e utiliza contribuições da Psicologia Cognitiva e da Psicogênese. Abarca os conceitos de consciência fonológica (FREITAS, 2004), dificuldades de aprendizagem e intervenção psicopedagógica (MOOJEN, 2003). O estudo é de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso e compreendeu oito sessões de intervenção psicopedagógica realizadas com três alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de Porto Alegre/RS. Os resultados da pesquisa mostraram que intervenções em consciência fonológica, juntamente com o ensino sistemático da relação grafema-fonema (letra-som), contribuíram para o aprendizado da leitura e da escrita dos três sujeitos da pesquisa. A partir da construção das análises, evidenciou-se que grande parte do investimento em consciência fonológica surtiu efeito, refletindo na escrita dos alunos, o que ficou comprovado através do teste das quatro palavras e uma frase e do nome próprio, bem como, da aplicação do CONFIAS - teste de avaliação da consciência fonológica, antes e depois das intervenções. Em relação à leitura percebeu-se que os avanços foram mais discretos sugerindo a necessidade de continuidade das estratégias de intervenção.
id UFRGS-2_92a02d31da0a358cadfdfa7fa04b7472
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103334
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Viana, Julianna ToniazziCorso, Luciana Vellinho2014-09-17T02:11:56Z2014http://hdl.handle.net/10183/103334000936960Este Trabalho de Conclusão de Curso objetiva verificar a influência de estratégias de intervenção em consciência fonológica no desenvolvimento da leitura e da escrita de alunos com dificuldades de aprendizagem nestas áreas. A pesquisa insere-se no campo de estudos da Psicopedagogia e utiliza contribuições da Psicologia Cognitiva e da Psicogênese. Abarca os conceitos de consciência fonológica (FREITAS, 2004), dificuldades de aprendizagem e intervenção psicopedagógica (MOOJEN, 2003). O estudo é de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso e compreendeu oito sessões de intervenção psicopedagógica realizadas com três alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de Porto Alegre/RS. Os resultados da pesquisa mostraram que intervenções em consciência fonológica, juntamente com o ensino sistemático da relação grafema-fonema (letra-som), contribuíram para o aprendizado da leitura e da escrita dos três sujeitos da pesquisa. A partir da construção das análises, evidenciou-se que grande parte do investimento em consciência fonológica surtiu efeito, refletindo na escrita dos alunos, o que ficou comprovado através do teste das quatro palavras e uma frase e do nome próprio, bem como, da aplicação do CONFIAS - teste de avaliação da consciência fonológica, antes e depois das intervenções. Em relação à leitura percebeu-se que os avanços foram mais discretos sugerindo a necessidade de continuidade das estratégias de intervenção.application/pdfporDificuldades de aprendizagemConsciência fonológicaIntervenção psicopedagógicaEstratégias de intervenção em consciência fonológica para alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e na escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000936960.pdf000936960.pdfTexto completoapplication/pdf2325680http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103334/1/000936960.pdfd445a5c6bb9efef8bfb075532004d1b8MD51TEXT000936960.pdf.txt000936960.pdf.txtExtracted Texttext/plain82611http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103334/2/000936960.pdf.txt36f0020f59a0b9ab63f1ad71d2de61b0MD52THUMBNAIL000936960.pdf.jpg000936960.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg937http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103334/3/000936960.pdf.jpg34c422389a85f842aa3b305cfa42737bMD5310183/1033342018-10-24 08:52:36.51oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103334Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T11:52:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de intervenção em consciência fonológica para alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita
title Estratégias de intervenção em consciência fonológica para alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita
spellingShingle Estratégias de intervenção em consciência fonológica para alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita
Viana, Julianna Toniazzi
Dificuldades de aprendizagem
Consciência fonológica
Intervenção psicopedagógica
title_short Estratégias de intervenção em consciência fonológica para alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita
title_full Estratégias de intervenção em consciência fonológica para alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita
title_fullStr Estratégias de intervenção em consciência fonológica para alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita
title_full_unstemmed Estratégias de intervenção em consciência fonológica para alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita
title_sort Estratégias de intervenção em consciência fonológica para alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita
author Viana, Julianna Toniazzi
author_facet Viana, Julianna Toniazzi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Julianna Toniazzi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corso, Luciana Vellinho
contributor_str_mv Corso, Luciana Vellinho
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem
Consciência fonológica
Intervenção psicopedagógica
topic Dificuldades de aprendizagem
Consciência fonológica
Intervenção psicopedagógica
description Este Trabalho de Conclusão de Curso objetiva verificar a influência de estratégias de intervenção em consciência fonológica no desenvolvimento da leitura e da escrita de alunos com dificuldades de aprendizagem nestas áreas. A pesquisa insere-se no campo de estudos da Psicopedagogia e utiliza contribuições da Psicologia Cognitiva e da Psicogênese. Abarca os conceitos de consciência fonológica (FREITAS, 2004), dificuldades de aprendizagem e intervenção psicopedagógica (MOOJEN, 2003). O estudo é de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso e compreendeu oito sessões de intervenção psicopedagógica realizadas com três alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de Porto Alegre/RS. Os resultados da pesquisa mostraram que intervenções em consciência fonológica, juntamente com o ensino sistemático da relação grafema-fonema (letra-som), contribuíram para o aprendizado da leitura e da escrita dos três sujeitos da pesquisa. A partir da construção das análises, evidenciou-se que grande parte do investimento em consciência fonológica surtiu efeito, refletindo na escrita dos alunos, o que ficou comprovado através do teste das quatro palavras e uma frase e do nome próprio, bem como, da aplicação do CONFIAS - teste de avaliação da consciência fonológica, antes e depois das intervenções. Em relação à leitura percebeu-se que os avanços foram mais discretos sugerindo a necessidade de continuidade das estratégias de intervenção.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-17T02:11:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/103334
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000936960
url http://hdl.handle.net/10183/103334
identifier_str_mv 000936960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103334/1/000936960.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103334/2/000936960.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103334/3/000936960.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d445a5c6bb9efef8bfb075532004d1b8
36f0020f59a0b9ab63f1ad71d2de61b0
34c422389a85f842aa3b305cfa42737b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224472622006272