Estratégias de intervenção em consciência fonológica para alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/103334 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso objetiva verificar a influência de estratégias de intervenção em consciência fonológica no desenvolvimento da leitura e da escrita de alunos com dificuldades de aprendizagem nestas áreas. A pesquisa insere-se no campo de estudos da Psicopedagogia e utiliza contribuições da Psicologia Cognitiva e da Psicogênese. Abarca os conceitos de consciência fonológica (FREITAS, 2004), dificuldades de aprendizagem e intervenção psicopedagógica (MOOJEN, 2003). O estudo é de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso e compreendeu oito sessões de intervenção psicopedagógica realizadas com três alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de Porto Alegre/RS. Os resultados da pesquisa mostraram que intervenções em consciência fonológica, juntamente com o ensino sistemático da relação grafema-fonema (letra-som), contribuíram para o aprendizado da leitura e da escrita dos três sujeitos da pesquisa. A partir da construção das análises, evidenciou-se que grande parte do investimento em consciência fonológica surtiu efeito, refletindo na escrita dos alunos, o que ficou comprovado através do teste das quatro palavras e uma frase e do nome próprio, bem como, da aplicação do CONFIAS - teste de avaliação da consciência fonológica, antes e depois das intervenções. Em relação à leitura percebeu-se que os avanços foram mais discretos sugerindo a necessidade de continuidade das estratégias de intervenção. |
id |
UFRGS-2_92a02d31da0a358cadfdfa7fa04b7472 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103334 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Viana, Julianna ToniazziCorso, Luciana Vellinho2014-09-17T02:11:56Z2014http://hdl.handle.net/10183/103334000936960Este Trabalho de Conclusão de Curso objetiva verificar a influência de estratégias de intervenção em consciência fonológica no desenvolvimento da leitura e da escrita de alunos com dificuldades de aprendizagem nestas áreas. A pesquisa insere-se no campo de estudos da Psicopedagogia e utiliza contribuições da Psicologia Cognitiva e da Psicogênese. Abarca os conceitos de consciência fonológica (FREITAS, 2004), dificuldades de aprendizagem e intervenção psicopedagógica (MOOJEN, 2003). O estudo é de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso e compreendeu oito sessões de intervenção psicopedagógica realizadas com três alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de Porto Alegre/RS. Os resultados da pesquisa mostraram que intervenções em consciência fonológica, juntamente com o ensino sistemático da relação grafema-fonema (letra-som), contribuíram para o aprendizado da leitura e da escrita dos três sujeitos da pesquisa. A partir da construção das análises, evidenciou-se que grande parte do investimento em consciência fonológica surtiu efeito, refletindo na escrita dos alunos, o que ficou comprovado através do teste das quatro palavras e uma frase e do nome próprio, bem como, da aplicação do CONFIAS - teste de avaliação da consciência fonológica, antes e depois das intervenções. Em relação à leitura percebeu-se que os avanços foram mais discretos sugerindo a necessidade de continuidade das estratégias de intervenção.application/pdfporDificuldades de aprendizagemConsciência fonológicaIntervenção psicopedagógicaEstratégias de intervenção em consciência fonológica para alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e na escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000936960.pdf000936960.pdfTexto completoapplication/pdf2325680http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103334/1/000936960.pdfd445a5c6bb9efef8bfb075532004d1b8MD51TEXT000936960.pdf.txt000936960.pdf.txtExtracted Texttext/plain82611http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103334/2/000936960.pdf.txt36f0020f59a0b9ab63f1ad71d2de61b0MD52THUMBNAIL000936960.pdf.jpg000936960.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg937http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103334/3/000936960.pdf.jpg34c422389a85f842aa3b305cfa42737bMD5310183/1033342018-10-24 08:52:36.51oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103334Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T11:52:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de intervenção em consciência fonológica para alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita |
title |
Estratégias de intervenção em consciência fonológica para alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita |
spellingShingle |
Estratégias de intervenção em consciência fonológica para alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita Viana, Julianna Toniazzi Dificuldades de aprendizagem Consciência fonológica Intervenção psicopedagógica |
title_short |
Estratégias de intervenção em consciência fonológica para alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita |
title_full |
Estratégias de intervenção em consciência fonológica para alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita |
title_fullStr |
Estratégias de intervenção em consciência fonológica para alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita |
title_full_unstemmed |
Estratégias de intervenção em consciência fonológica para alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita |
title_sort |
Estratégias de intervenção em consciência fonológica para alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita |
author |
Viana, Julianna Toniazzi |
author_facet |
Viana, Julianna Toniazzi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Julianna Toniazzi |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Corso, Luciana Vellinho |
contributor_str_mv |
Corso, Luciana Vellinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dificuldades de aprendizagem Consciência fonológica Intervenção psicopedagógica |
topic |
Dificuldades de aprendizagem Consciência fonológica Intervenção psicopedagógica |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso objetiva verificar a influência de estratégias de intervenção em consciência fonológica no desenvolvimento da leitura e da escrita de alunos com dificuldades de aprendizagem nestas áreas. A pesquisa insere-se no campo de estudos da Psicopedagogia e utiliza contribuições da Psicologia Cognitiva e da Psicogênese. Abarca os conceitos de consciência fonológica (FREITAS, 2004), dificuldades de aprendizagem e intervenção psicopedagógica (MOOJEN, 2003). O estudo é de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso e compreendeu oito sessões de intervenção psicopedagógica realizadas com três alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de Porto Alegre/RS. Os resultados da pesquisa mostraram que intervenções em consciência fonológica, juntamente com o ensino sistemático da relação grafema-fonema (letra-som), contribuíram para o aprendizado da leitura e da escrita dos três sujeitos da pesquisa. A partir da construção das análises, evidenciou-se que grande parte do investimento em consciência fonológica surtiu efeito, refletindo na escrita dos alunos, o que ficou comprovado através do teste das quatro palavras e uma frase e do nome próprio, bem como, da aplicação do CONFIAS - teste de avaliação da consciência fonológica, antes e depois das intervenções. Em relação à leitura percebeu-se que os avanços foram mais discretos sugerindo a necessidade de continuidade das estratégias de intervenção. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-17T02:11:56Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/103334 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000936960 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/103334 |
identifier_str_mv |
000936960 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103334/1/000936960.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103334/2/000936960.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103334/3/000936960.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d445a5c6bb9efef8bfb075532004d1b8 36f0020f59a0b9ab63f1ad71d2de61b0 34c422389a85f842aa3b305cfa42737b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224472622006272 |