Sobre as relações com o saber matemático escolar : o caso de alunos jovens e adultos de uma escola municipal de Guaíba/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Foletto, Taline
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/108387
Resumo: Este trabalho, desenvolvido junto a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, da cidade de Guaíba/RS, buscou investigar a natureza da relação estabelecida pelos alunos com os saberes matemáticos que aprendem na escola. Para a coleta de informações, realizei observações participativas em aulas e produzi diários de campo; elaborei um material constituído por seis questões abertas que foram respondidas pelos alunos e, também, solicitei a eles que relatassem, em forma de história, algo que tivesse acontecido com eles durante suas trajetórias escolares envolvendo a matemática. A análise do material empírico foi realizada tendo como referencial teórico os estudos de Bernard Charlot (1996, 2000) sobre a noção da Relação com o Saber. Mediante a identificação e a descrição de elementos que configuram a relação com o saber dos alunos participantes desse meu estudo, caracterizei as três dimensões que estruturam essa relação, quais sejam: a identidária, a epistêmica e a social (Charlot, 2000). Concluo ter encontrado fortes indícios que me levaram a compreender que, nessa escola, a natureza da relação desses alunos com tais saberes se constroe em sua dimensão identidária. Ainda, que as marcas dessa dimensão identidária com o saber estabelecem diferenças nas relações de alunos jovens e alunos adultos com os saberes matemáticos escolares: os alunos jovens parecem configurar uma frágil relação com esses saberes enquanto a relação dos alunos adultos com esses saberes se apresenta mais estruturada.
id UFRGS-2_92d4e9590768a4460b7ca1def7365d1c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108387
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Foletto, TalineOliveira, Helena Dória Lucas de2014-12-17T02:14:40Z2012http://hdl.handle.net/10183/108387000948524Este trabalho, desenvolvido junto a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, da cidade de Guaíba/RS, buscou investigar a natureza da relação estabelecida pelos alunos com os saberes matemáticos que aprendem na escola. Para a coleta de informações, realizei observações participativas em aulas e produzi diários de campo; elaborei um material constituído por seis questões abertas que foram respondidas pelos alunos e, também, solicitei a eles que relatassem, em forma de história, algo que tivesse acontecido com eles durante suas trajetórias escolares envolvendo a matemática. A análise do material empírico foi realizada tendo como referencial teórico os estudos de Bernard Charlot (1996, 2000) sobre a noção da Relação com o Saber. Mediante a identificação e a descrição de elementos que configuram a relação com o saber dos alunos participantes desse meu estudo, caracterizei as três dimensões que estruturam essa relação, quais sejam: a identidária, a epistêmica e a social (Charlot, 2000). Concluo ter encontrado fortes indícios que me levaram a compreender que, nessa escola, a natureza da relação desses alunos com tais saberes se constroe em sua dimensão identidária. Ainda, que as marcas dessa dimensão identidária com o saber estabelecem diferenças nas relações de alunos jovens e alunos adultos com os saberes matemáticos escolares: os alunos jovens parecem configurar uma frágil relação com esses saberes enquanto a relação dos alunos adultos com esses saberes se apresenta mais estruturada.application/pdfporEducação de jovens e adultosMatemáticaSobre as relações com o saber matemático escolar : o caso de alunos jovens e adultos de uma escola municipal de Guaíba/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização em educação de jovens e adultos e educação de privados de liberdadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000948524.pdf000948524.pdfTexto completoapplication/pdf250861http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108387/1/000948524.pdf3dc806ba9c8c2a8a3d7193887dba8a58MD51TEXT000948524.pdf.txt000948524.pdf.txtExtracted Texttext/plain109893http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108387/2/000948524.pdf.txt7bb9b0fbea5687ad6d0c4f9c95ddf911MD52THUMBNAIL000948524.pdf.jpg000948524.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1195http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108387/3/000948524.pdf.jpgdf8b3cb50ee3fedd61424862f57dc000MD5310183/1083872018-10-22 09:18:41.379oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108387Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:18:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sobre as relações com o saber matemático escolar : o caso de alunos jovens e adultos de uma escola municipal de Guaíba/RS
title Sobre as relações com o saber matemático escolar : o caso de alunos jovens e adultos de uma escola municipal de Guaíba/RS
spellingShingle Sobre as relações com o saber matemático escolar : o caso de alunos jovens e adultos de uma escola municipal de Guaíba/RS
Foletto, Taline
Educação de jovens e adultos
Matemática
title_short Sobre as relações com o saber matemático escolar : o caso de alunos jovens e adultos de uma escola municipal de Guaíba/RS
title_full Sobre as relações com o saber matemático escolar : o caso de alunos jovens e adultos de uma escola municipal de Guaíba/RS
title_fullStr Sobre as relações com o saber matemático escolar : o caso de alunos jovens e adultos de uma escola municipal de Guaíba/RS
title_full_unstemmed Sobre as relações com o saber matemático escolar : o caso de alunos jovens e adultos de uma escola municipal de Guaíba/RS
title_sort Sobre as relações com o saber matemático escolar : o caso de alunos jovens e adultos de uma escola municipal de Guaíba/RS
author Foletto, Taline
author_facet Foletto, Taline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Foletto, Taline
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Helena Dória Lucas de
contributor_str_mv Oliveira, Helena Dória Lucas de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Matemática
topic Educação de jovens e adultos
Matemática
description Este trabalho, desenvolvido junto a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, da cidade de Guaíba/RS, buscou investigar a natureza da relação estabelecida pelos alunos com os saberes matemáticos que aprendem na escola. Para a coleta de informações, realizei observações participativas em aulas e produzi diários de campo; elaborei um material constituído por seis questões abertas que foram respondidas pelos alunos e, também, solicitei a eles que relatassem, em forma de história, algo que tivesse acontecido com eles durante suas trajetórias escolares envolvendo a matemática. A análise do material empírico foi realizada tendo como referencial teórico os estudos de Bernard Charlot (1996, 2000) sobre a noção da Relação com o Saber. Mediante a identificação e a descrição de elementos que configuram a relação com o saber dos alunos participantes desse meu estudo, caracterizei as três dimensões que estruturam essa relação, quais sejam: a identidária, a epistêmica e a social (Charlot, 2000). Concluo ter encontrado fortes indícios que me levaram a compreender que, nessa escola, a natureza da relação desses alunos com tais saberes se constroe em sua dimensão identidária. Ainda, que as marcas dessa dimensão identidária com o saber estabelecem diferenças nas relações de alunos jovens e alunos adultos com os saberes matemáticos escolares: os alunos jovens parecem configurar uma frágil relação com esses saberes enquanto a relação dos alunos adultos com esses saberes se apresenta mais estruturada.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T02:14:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/108387
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000948524
url http://hdl.handle.net/10183/108387
identifier_str_mv 000948524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108387/1/000948524.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108387/2/000948524.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108387/3/000948524.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3dc806ba9c8c2a8a3d7193887dba8a58
7bb9b0fbea5687ad6d0c4f9c95ddf911
df8b3cb50ee3fedd61424862f57dc000
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224475921874944