Sobre as relações com o saber matemático escolar : o caso de alunos jovens e adultos de uma escola municipal de Guaíba/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/108387 |
Resumo: | Este trabalho, desenvolvido junto a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, da cidade de Guaíba/RS, buscou investigar a natureza da relação estabelecida pelos alunos com os saberes matemáticos que aprendem na escola. Para a coleta de informações, realizei observações participativas em aulas e produzi diários de campo; elaborei um material constituído por seis questões abertas que foram respondidas pelos alunos e, também, solicitei a eles que relatassem, em forma de história, algo que tivesse acontecido com eles durante suas trajetórias escolares envolvendo a matemática. A análise do material empírico foi realizada tendo como referencial teórico os estudos de Bernard Charlot (1996, 2000) sobre a noção da Relação com o Saber. Mediante a identificação e a descrição de elementos que configuram a relação com o saber dos alunos participantes desse meu estudo, caracterizei as três dimensões que estruturam essa relação, quais sejam: a identidária, a epistêmica e a social (Charlot, 2000). Concluo ter encontrado fortes indícios que me levaram a compreender que, nessa escola, a natureza da relação desses alunos com tais saberes se constroe em sua dimensão identidária. Ainda, que as marcas dessa dimensão identidária com o saber estabelecem diferenças nas relações de alunos jovens e alunos adultos com os saberes matemáticos escolares: os alunos jovens parecem configurar uma frágil relação com esses saberes enquanto a relação dos alunos adultos com esses saberes se apresenta mais estruturada. |
id |
UFRGS-2_92d4e9590768a4460b7ca1def7365d1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108387 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Foletto, TalineOliveira, Helena Dória Lucas de2014-12-17T02:14:40Z2012http://hdl.handle.net/10183/108387000948524Este trabalho, desenvolvido junto a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, da cidade de Guaíba/RS, buscou investigar a natureza da relação estabelecida pelos alunos com os saberes matemáticos que aprendem na escola. Para a coleta de informações, realizei observações participativas em aulas e produzi diários de campo; elaborei um material constituído por seis questões abertas que foram respondidas pelos alunos e, também, solicitei a eles que relatassem, em forma de história, algo que tivesse acontecido com eles durante suas trajetórias escolares envolvendo a matemática. A análise do material empírico foi realizada tendo como referencial teórico os estudos de Bernard Charlot (1996, 2000) sobre a noção da Relação com o Saber. Mediante a identificação e a descrição de elementos que configuram a relação com o saber dos alunos participantes desse meu estudo, caracterizei as três dimensões que estruturam essa relação, quais sejam: a identidária, a epistêmica e a social (Charlot, 2000). Concluo ter encontrado fortes indícios que me levaram a compreender que, nessa escola, a natureza da relação desses alunos com tais saberes se constroe em sua dimensão identidária. Ainda, que as marcas dessa dimensão identidária com o saber estabelecem diferenças nas relações de alunos jovens e alunos adultos com os saberes matemáticos escolares: os alunos jovens parecem configurar uma frágil relação com esses saberes enquanto a relação dos alunos adultos com esses saberes se apresenta mais estruturada.application/pdfporEducação de jovens e adultosMatemáticaSobre as relações com o saber matemático escolar : o caso de alunos jovens e adultos de uma escola municipal de Guaíba/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização em educação de jovens e adultos e educação de privados de liberdadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000948524.pdf000948524.pdfTexto completoapplication/pdf250861http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108387/1/000948524.pdf3dc806ba9c8c2a8a3d7193887dba8a58MD51TEXT000948524.pdf.txt000948524.pdf.txtExtracted Texttext/plain109893http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108387/2/000948524.pdf.txt7bb9b0fbea5687ad6d0c4f9c95ddf911MD52THUMBNAIL000948524.pdf.jpg000948524.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1195http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108387/3/000948524.pdf.jpgdf8b3cb50ee3fedd61424862f57dc000MD5310183/1083872018-10-22 09:18:41.379oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108387Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:18:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sobre as relações com o saber matemático escolar : o caso de alunos jovens e adultos de uma escola municipal de Guaíba/RS |
title |
Sobre as relações com o saber matemático escolar : o caso de alunos jovens e adultos de uma escola municipal de Guaíba/RS |
spellingShingle |
Sobre as relações com o saber matemático escolar : o caso de alunos jovens e adultos de uma escola municipal de Guaíba/RS Foletto, Taline Educação de jovens e adultos Matemática |
title_short |
Sobre as relações com o saber matemático escolar : o caso de alunos jovens e adultos de uma escola municipal de Guaíba/RS |
title_full |
Sobre as relações com o saber matemático escolar : o caso de alunos jovens e adultos de uma escola municipal de Guaíba/RS |
title_fullStr |
Sobre as relações com o saber matemático escolar : o caso de alunos jovens e adultos de uma escola municipal de Guaíba/RS |
title_full_unstemmed |
Sobre as relações com o saber matemático escolar : o caso de alunos jovens e adultos de uma escola municipal de Guaíba/RS |
title_sort |
Sobre as relações com o saber matemático escolar : o caso de alunos jovens e adultos de uma escola municipal de Guaíba/RS |
author |
Foletto, Taline |
author_facet |
Foletto, Taline |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Foletto, Taline |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Helena Dória Lucas de |
contributor_str_mv |
Oliveira, Helena Dória Lucas de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Matemática |
topic |
Educação de jovens e adultos Matemática |
description |
Este trabalho, desenvolvido junto a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, da cidade de Guaíba/RS, buscou investigar a natureza da relação estabelecida pelos alunos com os saberes matemáticos que aprendem na escola. Para a coleta de informações, realizei observações participativas em aulas e produzi diários de campo; elaborei um material constituído por seis questões abertas que foram respondidas pelos alunos e, também, solicitei a eles que relatassem, em forma de história, algo que tivesse acontecido com eles durante suas trajetórias escolares envolvendo a matemática. A análise do material empírico foi realizada tendo como referencial teórico os estudos de Bernard Charlot (1996, 2000) sobre a noção da Relação com o Saber. Mediante a identificação e a descrição de elementos que configuram a relação com o saber dos alunos participantes desse meu estudo, caracterizei as três dimensões que estruturam essa relação, quais sejam: a identidária, a epistêmica e a social (Charlot, 2000). Concluo ter encontrado fortes indícios que me levaram a compreender que, nessa escola, a natureza da relação desses alunos com tais saberes se constroe em sua dimensão identidária. Ainda, que as marcas dessa dimensão identidária com o saber estabelecem diferenças nas relações de alunos jovens e alunos adultos com os saberes matemáticos escolares: os alunos jovens parecem configurar uma frágil relação com esses saberes enquanto a relação dos alunos adultos com esses saberes se apresenta mais estruturada. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T02:14:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/108387 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000948524 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/108387 |
identifier_str_mv |
000948524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108387/1/000948524.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108387/2/000948524.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108387/3/000948524.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3dc806ba9c8c2a8a3d7193887dba8a58 7bb9b0fbea5687ad6d0c4f9c95ddf911 df8b3cb50ee3fedd61424862f57dc000 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224475921874944 |