Aprendendo a ler a si mesma : processos de construção de autonomia de mulheres jovens na educação de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/67887 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como foco investigativo compreender como a condição juvenil e de gênero são vivenciadas por estudantes na escola, mais especificamente na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Aborda o fenômeno da juvenilização na EJA e, particularmente, traz reflexões relativas ao cenário de aumento de mulheres jovens nas Totalidades Iniciais da modalidade. Para tanto, a investigação apropriou contribuições teóricas de Luiza Camacho, Juarez Dayrell, Wivian Weller e Paulo Freire e fez uso de diferentes técnicas de caráter qualitativo: entrevistas semi estruturadas, observações em sala de aula, uso do diário de campo e análise documental. Os diálogos em campo contaram com a participação de duas estudantes e uma professora de uma escola estadual do município de Porto Alegre/RS. Os dados produzidos geraram dois eixos de análise: as relações das juventudes com a escola e o posicionamento de mulheres jovens sobre a experiência de estar na modalidade EJA. Foi possível constatar que, para além de uma “fuga” das regras e disciplinamento do ensino regular, o ingresso dessas jovens na EJA está associado à busca por autonomia. |
id |
UFRGS-2_92f022ed76cae79d84daabecf3b22094 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67887 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dias, Fernanda Carpes de MelloPinheiro, Leandro Rogério2013-03-21T01:43:56Z2012http://hdl.handle.net/10183/67887000873815A presente pesquisa tem como foco investigativo compreender como a condição juvenil e de gênero são vivenciadas por estudantes na escola, mais especificamente na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Aborda o fenômeno da juvenilização na EJA e, particularmente, traz reflexões relativas ao cenário de aumento de mulheres jovens nas Totalidades Iniciais da modalidade. Para tanto, a investigação apropriou contribuições teóricas de Luiza Camacho, Juarez Dayrell, Wivian Weller e Paulo Freire e fez uso de diferentes técnicas de caráter qualitativo: entrevistas semi estruturadas, observações em sala de aula, uso do diário de campo e análise documental. Os diálogos em campo contaram com a participação de duas estudantes e uma professora de uma escola estadual do município de Porto Alegre/RS. Os dados produzidos geraram dois eixos de análise: as relações das juventudes com a escola e o posicionamento de mulheres jovens sobre a experiência de estar na modalidade EJA. Foi possível constatar que, para além de uma “fuga” das regras e disciplinamento do ensino regular, o ingresso dessas jovens na EJA está associado à busca por autonomia.application/pdfporMulherEducação de jovens e adultosAutonomiaAprendendo a ler a si mesma : processos de construção de autonomia de mulheres jovens na educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873815.pdf000873815.pdfTexto completoapplication/pdf720340http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67887/1/000873815.pdffaeed54b08a54ea2a4cc2442de06f609MD51TEXT000873815.pdf.txt000873815.pdf.txtExtracted Texttext/plain72466http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67887/2/000873815.pdf.txt3510ce3fb35cea4bf54237fc852d9d82MD52THUMBNAIL000873815.pdf.jpg000873815.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1074http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67887/3/000873815.pdf.jpgb56ef942b28ae5ea1289e4fa0c803a92MD5310183/678872018-10-15 07:52:46.768oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67887Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:52:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprendendo a ler a si mesma : processos de construção de autonomia de mulheres jovens na educação de jovens e adultos |
title |
Aprendendo a ler a si mesma : processos de construção de autonomia de mulheres jovens na educação de jovens e adultos |
spellingShingle |
Aprendendo a ler a si mesma : processos de construção de autonomia de mulheres jovens na educação de jovens e adultos Dias, Fernanda Carpes de Mello Mulher Educação de jovens e adultos Autonomia |
title_short |
Aprendendo a ler a si mesma : processos de construção de autonomia de mulheres jovens na educação de jovens e adultos |
title_full |
Aprendendo a ler a si mesma : processos de construção de autonomia de mulheres jovens na educação de jovens e adultos |
title_fullStr |
Aprendendo a ler a si mesma : processos de construção de autonomia de mulheres jovens na educação de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
Aprendendo a ler a si mesma : processos de construção de autonomia de mulheres jovens na educação de jovens e adultos |
title_sort |
Aprendendo a ler a si mesma : processos de construção de autonomia de mulheres jovens na educação de jovens e adultos |
author |
Dias, Fernanda Carpes de Mello |
author_facet |
Dias, Fernanda Carpes de Mello |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Fernanda Carpes de Mello |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pinheiro, Leandro Rogério |
contributor_str_mv |
Pinheiro, Leandro Rogério |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mulher Educação de jovens e adultos Autonomia |
topic |
Mulher Educação de jovens e adultos Autonomia |
description |
A presente pesquisa tem como foco investigativo compreender como a condição juvenil e de gênero são vivenciadas por estudantes na escola, mais especificamente na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Aborda o fenômeno da juvenilização na EJA e, particularmente, traz reflexões relativas ao cenário de aumento de mulheres jovens nas Totalidades Iniciais da modalidade. Para tanto, a investigação apropriou contribuições teóricas de Luiza Camacho, Juarez Dayrell, Wivian Weller e Paulo Freire e fez uso de diferentes técnicas de caráter qualitativo: entrevistas semi estruturadas, observações em sala de aula, uso do diário de campo e análise documental. Os diálogos em campo contaram com a participação de duas estudantes e uma professora de uma escola estadual do município de Porto Alegre/RS. Os dados produzidos geraram dois eixos de análise: as relações das juventudes com a escola e o posicionamento de mulheres jovens sobre a experiência de estar na modalidade EJA. Foi possível constatar que, para além de uma “fuga” das regras e disciplinamento do ensino regular, o ingresso dessas jovens na EJA está associado à busca por autonomia. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-21T01:43:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/67887 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000873815 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/67887 |
identifier_str_mv |
000873815 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67887/1/000873815.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67887/2/000873815.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67887/3/000873815.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
faeed54b08a54ea2a4cc2442de06f609 3510ce3fb35cea4bf54237fc852d9d82 b56ef942b28ae5ea1289e4fa0c803a92 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447101910286336 |