Aprendendo a ler a si mesma : processos de construção de autonomia de mulheres jovens na educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Fernanda Carpes de Mello
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/67887
Resumo: A presente pesquisa tem como foco investigativo compreender como a condição juvenil e de gênero são vivenciadas por estudantes na escola, mais especificamente na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Aborda o fenômeno da juvenilização na EJA e, particularmente, traz reflexões relativas ao cenário de aumento de mulheres jovens nas Totalidades Iniciais da modalidade. Para tanto, a investigação apropriou contribuições teóricas de Luiza Camacho, Juarez Dayrell, Wivian Weller e Paulo Freire e fez uso de diferentes técnicas de caráter qualitativo: entrevistas semi estruturadas, observações em sala de aula, uso do diário de campo e análise documental. Os diálogos em campo contaram com a participação de duas estudantes e uma professora de uma escola estadual do município de Porto Alegre/RS. Os dados produzidos geraram dois eixos de análise: as relações das juventudes com a escola e o posicionamento de mulheres jovens sobre a experiência de estar na modalidade EJA. Foi possível constatar que, para além de uma “fuga” das regras e disciplinamento do ensino regular, o ingresso dessas jovens na EJA está associado à busca por autonomia.
id UFRGS-2_92f022ed76cae79d84daabecf3b22094
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67887
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dias, Fernanda Carpes de MelloPinheiro, Leandro Rogério2013-03-21T01:43:56Z2012http://hdl.handle.net/10183/67887000873815A presente pesquisa tem como foco investigativo compreender como a condição juvenil e de gênero são vivenciadas por estudantes na escola, mais especificamente na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Aborda o fenômeno da juvenilização na EJA e, particularmente, traz reflexões relativas ao cenário de aumento de mulheres jovens nas Totalidades Iniciais da modalidade. Para tanto, a investigação apropriou contribuições teóricas de Luiza Camacho, Juarez Dayrell, Wivian Weller e Paulo Freire e fez uso de diferentes técnicas de caráter qualitativo: entrevistas semi estruturadas, observações em sala de aula, uso do diário de campo e análise documental. Os diálogos em campo contaram com a participação de duas estudantes e uma professora de uma escola estadual do município de Porto Alegre/RS. Os dados produzidos geraram dois eixos de análise: as relações das juventudes com a escola e o posicionamento de mulheres jovens sobre a experiência de estar na modalidade EJA. Foi possível constatar que, para além de uma “fuga” das regras e disciplinamento do ensino regular, o ingresso dessas jovens na EJA está associado à busca por autonomia.application/pdfporMulherEducação de jovens e adultosAutonomiaAprendendo a ler a si mesma : processos de construção de autonomia de mulheres jovens na educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873815.pdf000873815.pdfTexto completoapplication/pdf720340http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67887/1/000873815.pdffaeed54b08a54ea2a4cc2442de06f609MD51TEXT000873815.pdf.txt000873815.pdf.txtExtracted Texttext/plain72466http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67887/2/000873815.pdf.txt3510ce3fb35cea4bf54237fc852d9d82MD52THUMBNAIL000873815.pdf.jpg000873815.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1074http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67887/3/000873815.pdf.jpgb56ef942b28ae5ea1289e4fa0c803a92MD5310183/678872018-10-15 07:52:46.768oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67887Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:52:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendendo a ler a si mesma : processos de construção de autonomia de mulheres jovens na educação de jovens e adultos
title Aprendendo a ler a si mesma : processos de construção de autonomia de mulheres jovens na educação de jovens e adultos
spellingShingle Aprendendo a ler a si mesma : processos de construção de autonomia de mulheres jovens na educação de jovens e adultos
Dias, Fernanda Carpes de Mello
Mulher
Educação de jovens e adultos
Autonomia
title_short Aprendendo a ler a si mesma : processos de construção de autonomia de mulheres jovens na educação de jovens e adultos
title_full Aprendendo a ler a si mesma : processos de construção de autonomia de mulheres jovens na educação de jovens e adultos
title_fullStr Aprendendo a ler a si mesma : processos de construção de autonomia de mulheres jovens na educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Aprendendo a ler a si mesma : processos de construção de autonomia de mulheres jovens na educação de jovens e adultos
title_sort Aprendendo a ler a si mesma : processos de construção de autonomia de mulheres jovens na educação de jovens e adultos
author Dias, Fernanda Carpes de Mello
author_facet Dias, Fernanda Carpes de Mello
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Fernanda Carpes de Mello
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinheiro, Leandro Rogério
contributor_str_mv Pinheiro, Leandro Rogério
dc.subject.por.fl_str_mv Mulher
Educação de jovens e adultos
Autonomia
topic Mulher
Educação de jovens e adultos
Autonomia
description A presente pesquisa tem como foco investigativo compreender como a condição juvenil e de gênero são vivenciadas por estudantes na escola, mais especificamente na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Aborda o fenômeno da juvenilização na EJA e, particularmente, traz reflexões relativas ao cenário de aumento de mulheres jovens nas Totalidades Iniciais da modalidade. Para tanto, a investigação apropriou contribuições teóricas de Luiza Camacho, Juarez Dayrell, Wivian Weller e Paulo Freire e fez uso de diferentes técnicas de caráter qualitativo: entrevistas semi estruturadas, observações em sala de aula, uso do diário de campo e análise documental. Os diálogos em campo contaram com a participação de duas estudantes e uma professora de uma escola estadual do município de Porto Alegre/RS. Os dados produzidos geraram dois eixos de análise: as relações das juventudes com a escola e o posicionamento de mulheres jovens sobre a experiência de estar na modalidade EJA. Foi possível constatar que, para além de uma “fuga” das regras e disciplinamento do ensino regular, o ingresso dessas jovens na EJA está associado à busca por autonomia.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-21T01:43:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/67887
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000873815
url http://hdl.handle.net/10183/67887
identifier_str_mv 000873815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67887/1/000873815.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67887/2/000873815.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67887/3/000873815.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv faeed54b08a54ea2a4cc2442de06f609
3510ce3fb35cea4bf54237fc852d9d82
b56ef942b28ae5ea1289e4fa0c803a92
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447101910286336