A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Alexandra Stell
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35744
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a importância do processo coletivo e cooperativo em sala de aula, para o desenvolvimento da criança. Através de um olhar pesquisador, durante o estágio curricular de nove semanas com uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental, no Colégio Estadual Érico Veríssimo, no município de Alvorada, RS, buscou-se entender como acontece a organização, o planejamento, a execução e a avaliação da proposta do trabalho em grupo, assim como seu papel na construção moral e intelectual do indivíduo. Para suporte teórico, foram estudados autores como Jean Piaget, Vygotsky, Jussara Hoffmann e Paulo Freire. Os dados coletados foram baseados em registros diários das aulas, analisando a organização e conduta de uma turma, com alunos em idade entre dez e quinze anos, durante as propostas de trabalho em grupo. Foi possível perceber que, mesmo perante as dificuldades encontradas, os alunos evoluíram muito trabalhando cooperativamente. Mudaram condutas negativas de comportamento, avançaram na construção do conhecimento e colaboraram para a superação de dificuldades encontradas no processo ensino aprendizagem.
id UFRGS-2_930b1184e7eece93e089cd22ebb2bfda
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35744
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Alexandra StellComerlato, Denise Maria2011-12-20T01:19:49Z2010http://hdl.handle.net/10183/35744000794899O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a importância do processo coletivo e cooperativo em sala de aula, para o desenvolvimento da criança. Através de um olhar pesquisador, durante o estágio curricular de nove semanas com uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental, no Colégio Estadual Érico Veríssimo, no município de Alvorada, RS, buscou-se entender como acontece a organização, o planejamento, a execução e a avaliação da proposta do trabalho em grupo, assim como seu papel na construção moral e intelectual do indivíduo. Para suporte teórico, foram estudados autores como Jean Piaget, Vygotsky, Jussara Hoffmann e Paulo Freire. Os dados coletados foram baseados em registros diários das aulas, analisando a organização e conduta de uma turma, com alunos em idade entre dez e quinze anos, durante as propostas de trabalho em grupo. Foi possível perceber que, mesmo perante as dificuldades encontradas, os alunos evoluíram muito trabalhando cooperativamente. Mudaram condutas negativas de comportamento, avançaram na construção do conhecimento e colaboraram para a superação de dificuldades encontradas no processo ensino aprendizagem.application/pdfporTrabalho coletivoCooperaçãoAutonomiaDesenvolvimento infantilA importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoAlvorada, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000794899.pdf000794899.pdfTexto completoapplication/pdf654471http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35744/1/000794899.pdf5377ce8a067002fe4f8ebd667b5016d3MD51TEXT000794899.pdf.txt000794899.pdf.txtExtracted Texttext/plain60471http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35744/2/000794899.pdf.txt9dd6c92d8bc8c997576140e3447bb5a0MD52THUMBNAIL000794899.pdf.jpg000794899.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35744/3/000794899.pdf.jpge3d7c2b459978b2c7a52089ed32be650MD5310183/357442018-10-11 08:50:37.41oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35744Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:50:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança
title A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança
spellingShingle A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança
Machado, Alexandra Stell
Trabalho coletivo
Cooperação
Autonomia
Desenvolvimento infantil
title_short A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança
title_full A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança
title_fullStr A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança
title_full_unstemmed A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança
title_sort A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança
author Machado, Alexandra Stell
author_facet Machado, Alexandra Stell
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Alexandra Stell
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Comerlato, Denise Maria
contributor_str_mv Comerlato, Denise Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho coletivo
Cooperação
Autonomia
Desenvolvimento infantil
topic Trabalho coletivo
Cooperação
Autonomia
Desenvolvimento infantil
description O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a importância do processo coletivo e cooperativo em sala de aula, para o desenvolvimento da criança. Através de um olhar pesquisador, durante o estágio curricular de nove semanas com uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental, no Colégio Estadual Érico Veríssimo, no município de Alvorada, RS, buscou-se entender como acontece a organização, o planejamento, a execução e a avaliação da proposta do trabalho em grupo, assim como seu papel na construção moral e intelectual do indivíduo. Para suporte teórico, foram estudados autores como Jean Piaget, Vygotsky, Jussara Hoffmann e Paulo Freire. Os dados coletados foram baseados em registros diários das aulas, analisando a organização e conduta de uma turma, com alunos em idade entre dez e quinze anos, durante as propostas de trabalho em grupo. Foi possível perceber que, mesmo perante as dificuldades encontradas, os alunos evoluíram muito trabalhando cooperativamente. Mudaram condutas negativas de comportamento, avançaram na construção do conhecimento e colaboraram para a superação de dificuldades encontradas no processo ensino aprendizagem.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-20T01:19:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35744
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000794899
url http://hdl.handle.net/10183/35744
identifier_str_mv 000794899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35744/1/000794899.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35744/2/000794899.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35744/3/000794899.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5377ce8a067002fe4f8ebd667b5016d3
9dd6c92d8bc8c997576140e3447bb5a0
e3d7c2b459978b2c7a52089ed32be650
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224419635363840