A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71905 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo mostrar a influência do trabalho em grupo na construção dos processos pedagógicos e com isso refletir sobre as abordagens participativas nos trabalhos coletivos, particularmente no nível de eficácia que essas possuem para a concretização dos trabalhos propostos no ambiente escolar. Com essa perspectiva, a partir do olhar piagetiano, enfocamos a realidade de alunos de uma turma de 4ª série vespertina de uma Escola de Ensino Médio, localizada na periferia de Alvorada (RS). Buscamos entender como os alunos se organizavam para atingirem seus objetivos, quando propúnhamos que trabalhassem em grupos de 2 a 4 componentes, na condição de ator inserido, operante e interativo no processo de pesquisa junto a esses grupos. Incentivamos sempre a cooperação, a solidariedade e a autonomia nas decisões dos mesmos, bem como a participação de todos os membros das equipes. Considerando as singularidades dos integrantes nas suas proposições e avaliações em suas relações de trocas, fomos registrando o que observávamos, visando identificar um denominador comum entre as diversas opiniões e no que essa diversidade enriquecia o trabalho. Como resultado principal desse acompanhamento, constatamos elementos qualitativos para a superação das dificuldades encontradas no processo ensino aprendizagem. Dentre elas destacamos a combinação de esforços como um fator determinante na execução de um trabalho coletivo, viabilizando a complementaridade de idéias como um elemento coesivo no desenvolvimento do aprendizado e na consolidação da autonomia do educando. |
id |
UFRGS-2_b9cf2374ff133b7fc26503844e32f57f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71905 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Martins, Artur Cristovão MadrugaNevado, Rosane Aragon de2013-05-24T01:48:10Z2011http://hdl.handle.net/10183/71905000880463O presente estudo tem por objetivo mostrar a influência do trabalho em grupo na construção dos processos pedagógicos e com isso refletir sobre as abordagens participativas nos trabalhos coletivos, particularmente no nível de eficácia que essas possuem para a concretização dos trabalhos propostos no ambiente escolar. Com essa perspectiva, a partir do olhar piagetiano, enfocamos a realidade de alunos de uma turma de 4ª série vespertina de uma Escola de Ensino Médio, localizada na periferia de Alvorada (RS). Buscamos entender como os alunos se organizavam para atingirem seus objetivos, quando propúnhamos que trabalhassem em grupos de 2 a 4 componentes, na condição de ator inserido, operante e interativo no processo de pesquisa junto a esses grupos. Incentivamos sempre a cooperação, a solidariedade e a autonomia nas decisões dos mesmos, bem como a participação de todos os membros das equipes. Considerando as singularidades dos integrantes nas suas proposições e avaliações em suas relações de trocas, fomos registrando o que observávamos, visando identificar um denominador comum entre as diversas opiniões e no que essa diversidade enriquecia o trabalho. Como resultado principal desse acompanhamento, constatamos elementos qualitativos para a superação das dificuldades encontradas no processo ensino aprendizagem. Dentre elas destacamos a combinação de esforços como um fator determinante na execução de um trabalho coletivo, viabilizando a complementaridade de idéias como um elemento coesivo no desenvolvimento do aprendizado e na consolidação da autonomia do educando.application/pdfporTrabalho coletivoCotidiano escolarA importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880463.pdf000880463.pdfTexto completoapplication/pdf979931http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71905/1/000880463.pdf3ca2b7955bbeb27ac07b733642f5afd3MD51TEXT000880463.pdf.txt000880463.pdf.txtExtracted Texttext/plain48575http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71905/2/000880463.pdf.txtbe24da90596bcee60da98c647444cb5dMD52THUMBNAIL000880463.pdf.jpg000880463.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1121http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71905/3/000880463.pdf.jpg6c2c4f22d6895b8010041b7911311e1eMD5310183/719052018-10-17 07:58:55.583oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71905Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:58:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança |
title |
A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança |
spellingShingle |
A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança Martins, Artur Cristovão Madruga Trabalho coletivo Cotidiano escolar |
title_short |
A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança |
title_full |
A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança |
title_fullStr |
A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança |
title_full_unstemmed |
A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança |
title_sort |
A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança |
author |
Martins, Artur Cristovão Madruga |
author_facet |
Martins, Artur Cristovão Madruga |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Artur Cristovão Madruga |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nevado, Rosane Aragon de |
contributor_str_mv |
Nevado, Rosane Aragon de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho coletivo Cotidiano escolar |
topic |
Trabalho coletivo Cotidiano escolar |
description |
O presente estudo tem por objetivo mostrar a influência do trabalho em grupo na construção dos processos pedagógicos e com isso refletir sobre as abordagens participativas nos trabalhos coletivos, particularmente no nível de eficácia que essas possuem para a concretização dos trabalhos propostos no ambiente escolar. Com essa perspectiva, a partir do olhar piagetiano, enfocamos a realidade de alunos de uma turma de 4ª série vespertina de uma Escola de Ensino Médio, localizada na periferia de Alvorada (RS). Buscamos entender como os alunos se organizavam para atingirem seus objetivos, quando propúnhamos que trabalhassem em grupos de 2 a 4 componentes, na condição de ator inserido, operante e interativo no processo de pesquisa junto a esses grupos. Incentivamos sempre a cooperação, a solidariedade e a autonomia nas decisões dos mesmos, bem como a participação de todos os membros das equipes. Considerando as singularidades dos integrantes nas suas proposições e avaliações em suas relações de trocas, fomos registrando o que observávamos, visando identificar um denominador comum entre as diversas opiniões e no que essa diversidade enriquecia o trabalho. Como resultado principal desse acompanhamento, constatamos elementos qualitativos para a superação das dificuldades encontradas no processo ensino aprendizagem. Dentre elas destacamos a combinação de esforços como um fator determinante na execução de um trabalho coletivo, viabilizando a complementaridade de idéias como um elemento coesivo no desenvolvimento do aprendizado e na consolidação da autonomia do educando. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-24T01:48:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/71905 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000880463 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/71905 |
identifier_str_mv |
000880463 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71905/1/000880463.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71905/2/000880463.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71905/3/000880463.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3ca2b7955bbeb27ac07b733642f5afd3 be24da90596bcee60da98c647444cb5d 6c2c4f22d6895b8010041b7911311e1e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224447574671360 |