A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Artur Cristovão Madruga
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71905
Resumo: O presente estudo tem por objetivo mostrar a influência do trabalho em grupo na construção dos processos pedagógicos e com isso refletir sobre as abordagens participativas nos trabalhos coletivos, particularmente no nível de eficácia que essas possuem para a concretização dos trabalhos propostos no ambiente escolar. Com essa perspectiva, a partir do olhar piagetiano, enfocamos a realidade de alunos de uma turma de 4ª série vespertina de uma Escola de Ensino Médio, localizada na periferia de Alvorada (RS). Buscamos entender como os alunos se organizavam para atingirem seus objetivos, quando propúnhamos que trabalhassem em grupos de 2 a 4 componentes, na condição de ator inserido, operante e interativo no processo de pesquisa junto a esses grupos. Incentivamos sempre a cooperação, a solidariedade e a autonomia nas decisões dos mesmos, bem como a participação de todos os membros das equipes. Considerando as singularidades dos integrantes nas suas proposições e avaliações em suas relações de trocas, fomos registrando o que observávamos, visando identificar um denominador comum entre as diversas opiniões e no que essa diversidade enriquecia o trabalho. Como resultado principal desse acompanhamento, constatamos elementos qualitativos para a superação das dificuldades encontradas no processo ensino aprendizagem. Dentre elas destacamos a combinação de esforços como um fator determinante na execução de um trabalho coletivo, viabilizando a complementaridade de idéias como um elemento coesivo no desenvolvimento do aprendizado e na consolidação da autonomia do educando.
id UFRGS-2_b9cf2374ff133b7fc26503844e32f57f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71905
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Martins, Artur Cristovão MadrugaNevado, Rosane Aragon de2013-05-24T01:48:10Z2011http://hdl.handle.net/10183/71905000880463O presente estudo tem por objetivo mostrar a influência do trabalho em grupo na construção dos processos pedagógicos e com isso refletir sobre as abordagens participativas nos trabalhos coletivos, particularmente no nível de eficácia que essas possuem para a concretização dos trabalhos propostos no ambiente escolar. Com essa perspectiva, a partir do olhar piagetiano, enfocamos a realidade de alunos de uma turma de 4ª série vespertina de uma Escola de Ensino Médio, localizada na periferia de Alvorada (RS). Buscamos entender como os alunos se organizavam para atingirem seus objetivos, quando propúnhamos que trabalhassem em grupos de 2 a 4 componentes, na condição de ator inserido, operante e interativo no processo de pesquisa junto a esses grupos. Incentivamos sempre a cooperação, a solidariedade e a autonomia nas decisões dos mesmos, bem como a participação de todos os membros das equipes. Considerando as singularidades dos integrantes nas suas proposições e avaliações em suas relações de trocas, fomos registrando o que observávamos, visando identificar um denominador comum entre as diversas opiniões e no que essa diversidade enriquecia o trabalho. Como resultado principal desse acompanhamento, constatamos elementos qualitativos para a superação das dificuldades encontradas no processo ensino aprendizagem. Dentre elas destacamos a combinação de esforços como um fator determinante na execução de um trabalho coletivo, viabilizando a complementaridade de idéias como um elemento coesivo no desenvolvimento do aprendizado e na consolidação da autonomia do educando.application/pdfporTrabalho coletivoCotidiano escolarA importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880463.pdf000880463.pdfTexto completoapplication/pdf979931http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71905/1/000880463.pdf3ca2b7955bbeb27ac07b733642f5afd3MD51TEXT000880463.pdf.txt000880463.pdf.txtExtracted Texttext/plain48575http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71905/2/000880463.pdf.txtbe24da90596bcee60da98c647444cb5dMD52THUMBNAIL000880463.pdf.jpg000880463.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1121http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71905/3/000880463.pdf.jpg6c2c4f22d6895b8010041b7911311e1eMD5310183/719052018-10-17 07:58:55.583oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71905Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:58:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança
title A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança
spellingShingle A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança
Martins, Artur Cristovão Madruga
Trabalho coletivo
Cotidiano escolar
title_short A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança
title_full A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança
title_fullStr A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança
title_full_unstemmed A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança
title_sort A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança
author Martins, Artur Cristovão Madruga
author_facet Martins, Artur Cristovão Madruga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Artur Cristovão Madruga
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nevado, Rosane Aragon de
contributor_str_mv Nevado, Rosane Aragon de
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho coletivo
Cotidiano escolar
topic Trabalho coletivo
Cotidiano escolar
description O presente estudo tem por objetivo mostrar a influência do trabalho em grupo na construção dos processos pedagógicos e com isso refletir sobre as abordagens participativas nos trabalhos coletivos, particularmente no nível de eficácia que essas possuem para a concretização dos trabalhos propostos no ambiente escolar. Com essa perspectiva, a partir do olhar piagetiano, enfocamos a realidade de alunos de uma turma de 4ª série vespertina de uma Escola de Ensino Médio, localizada na periferia de Alvorada (RS). Buscamos entender como os alunos se organizavam para atingirem seus objetivos, quando propúnhamos que trabalhassem em grupos de 2 a 4 componentes, na condição de ator inserido, operante e interativo no processo de pesquisa junto a esses grupos. Incentivamos sempre a cooperação, a solidariedade e a autonomia nas decisões dos mesmos, bem como a participação de todos os membros das equipes. Considerando as singularidades dos integrantes nas suas proposições e avaliações em suas relações de trocas, fomos registrando o que observávamos, visando identificar um denominador comum entre as diversas opiniões e no que essa diversidade enriquecia o trabalho. Como resultado principal desse acompanhamento, constatamos elementos qualitativos para a superação das dificuldades encontradas no processo ensino aprendizagem. Dentre elas destacamos a combinação de esforços como um fator determinante na execução de um trabalho coletivo, viabilizando a complementaridade de idéias como um elemento coesivo no desenvolvimento do aprendizado e na consolidação da autonomia do educando.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-24T01:48:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71905
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000880463
url http://hdl.handle.net/10183/71905
identifier_str_mv 000880463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71905/1/000880463.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71905/2/000880463.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71905/3/000880463.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3ca2b7955bbeb27ac07b733642f5afd3
be24da90596bcee60da98c647444cb5d
6c2c4f22d6895b8010041b7911311e1e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224447574671360