A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35744 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a importância do processo coletivo e cooperativo em sala de aula, para o desenvolvimento da criança. Através de um olhar pesquisador, durante o estágio curricular de nove semanas com uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental, no Colégio Estadual Érico Veríssimo, no município de Alvorada, RS, buscou-se entender como acontece a organização, o planejamento, a execução e a avaliação da proposta do trabalho em grupo, assim como seu papel na construção moral e intelectual do indivíduo. Para suporte teórico, foram estudados autores como Jean Piaget, Vygotsky, Jussara Hoffmann e Paulo Freire. Os dados coletados foram baseados em registros diários das aulas, analisando a organização e conduta de uma turma, com alunos em idade entre dez e quinze anos, durante as propostas de trabalho em grupo. Foi possível perceber que, mesmo perante as dificuldades encontradas, os alunos evoluíram muito trabalhando cooperativamente. Mudaram condutas negativas de comportamento, avançaram na construção do conhecimento e colaboraram para a superação de dificuldades encontradas no processo ensino aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_930b1184e7eece93e089cd22ebb2bfda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35744 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Alexandra StellComerlato, Denise Maria2011-12-20T01:19:49Z2010http://hdl.handle.net/10183/35744000794899O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a importância do processo coletivo e cooperativo em sala de aula, para o desenvolvimento da criança. Através de um olhar pesquisador, durante o estágio curricular de nove semanas com uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental, no Colégio Estadual Érico Veríssimo, no município de Alvorada, RS, buscou-se entender como acontece a organização, o planejamento, a execução e a avaliação da proposta do trabalho em grupo, assim como seu papel na construção moral e intelectual do indivíduo. Para suporte teórico, foram estudados autores como Jean Piaget, Vygotsky, Jussara Hoffmann e Paulo Freire. Os dados coletados foram baseados em registros diários das aulas, analisando a organização e conduta de uma turma, com alunos em idade entre dez e quinze anos, durante as propostas de trabalho em grupo. Foi possível perceber que, mesmo perante as dificuldades encontradas, os alunos evoluíram muito trabalhando cooperativamente. Mudaram condutas negativas de comportamento, avançaram na construção do conhecimento e colaboraram para a superação de dificuldades encontradas no processo ensino aprendizagem.application/pdfporTrabalho coletivoCooperaçãoAutonomiaDesenvolvimento infantilA importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoAlvorada, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000794899.pdf000794899.pdfTexto completoapplication/pdf654471http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35744/1/000794899.pdf5377ce8a067002fe4f8ebd667b5016d3MD51TEXT000794899.pdf.txt000794899.pdf.txtExtracted Texttext/plain60471http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35744/2/000794899.pdf.txt9dd6c92d8bc8c997576140e3447bb5a0MD52THUMBNAIL000794899.pdf.jpg000794899.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35744/3/000794899.pdf.jpge3d7c2b459978b2c7a52089ed32be650MD5310183/357442018-10-11 08:50:37.41oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35744Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:50:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança |
title |
A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança |
spellingShingle |
A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança Machado, Alexandra Stell Trabalho coletivo Cooperação Autonomia Desenvolvimento infantil |
title_short |
A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança |
title_full |
A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança |
title_fullStr |
A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança |
title_full_unstemmed |
A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança |
title_sort |
A importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança |
author |
Machado, Alexandra Stell |
author_facet |
Machado, Alexandra Stell |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Alexandra Stell |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Comerlato, Denise Maria |
contributor_str_mv |
Comerlato, Denise Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho coletivo Cooperação Autonomia Desenvolvimento infantil |
topic |
Trabalho coletivo Cooperação Autonomia Desenvolvimento infantil |
description |
O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a importância do processo coletivo e cooperativo em sala de aula, para o desenvolvimento da criança. Através de um olhar pesquisador, durante o estágio curricular de nove semanas com uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental, no Colégio Estadual Érico Veríssimo, no município de Alvorada, RS, buscou-se entender como acontece a organização, o planejamento, a execução e a avaliação da proposta do trabalho em grupo, assim como seu papel na construção moral e intelectual do indivíduo. Para suporte teórico, foram estudados autores como Jean Piaget, Vygotsky, Jussara Hoffmann e Paulo Freire. Os dados coletados foram baseados em registros diários das aulas, analisando a organização e conduta de uma turma, com alunos em idade entre dez e quinze anos, durante as propostas de trabalho em grupo. Foi possível perceber que, mesmo perante as dificuldades encontradas, os alunos evoluíram muito trabalhando cooperativamente. Mudaram condutas negativas de comportamento, avançaram na construção do conhecimento e colaboraram para a superação de dificuldades encontradas no processo ensino aprendizagem. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-12-20T01:19:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/35744 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000794899 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/35744 |
identifier_str_mv |
000794899 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35744/1/000794899.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35744/2/000794899.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35744/3/000794899.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5377ce8a067002fe4f8ebd667b5016d3 9dd6c92d8bc8c997576140e3447bb5a0 e3d7c2b459978b2c7a52089ed32be650 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224419635363840 |