Aprendizado interprofissional na graduação em Odontologia no contexto pandêmico de ensino remoto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Olsson, Thais Ostroski, Peduzzi, Marina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/264460
Resumo: Este artigo tem por objetivo compreender a percepção dos estudantes de Odontologia sobre motivações e significados do aprendizado interprofissional no período pandêmico de ensino remoto, em universidade pública do Sul do Brasil. Trata-se de pesquisa qualitativa que utilizou a perspectiva teórico-metodológica da fenomenologia da percepção. Foram realizadas entrevistas e análise documental dos portfólios dos estudantes que vivenciaram a atividade de ensino com foco na educação interprofissional (EIP) remota, no período pandêmico. A experiência foi marcada por interações mediadas pelo uso de plataformas digitais entre estudantes, professores e profissionais, oportunizando o desenvolvimento de competências colaborativas. Desigualdades no acesso à internet/equipamentos adequados ao ensino remoto, situações pessoais familiares relacionadas ao viver uma pandemia e dificuldade de criação de vínculos foram barreiras relatadas. EIP vivenciada em cenários de prática do Sistema Único de Saúde (SUS) foi percebida pelos estudantes como essencial à formação dos profissionais da saúde
id UFRGS-2_9367307c7656863a1fe2b26d3e47bac2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264460
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Toassi, Ramona Fernanda CeriottiOlsson, Thais OstroskiPeduzzi, Marina2023-09-12T03:34:39Z20231414-3283http://hdl.handle.net/10183/264460001175672Este artigo tem por objetivo compreender a percepção dos estudantes de Odontologia sobre motivações e significados do aprendizado interprofissional no período pandêmico de ensino remoto, em universidade pública do Sul do Brasil. Trata-se de pesquisa qualitativa que utilizou a perspectiva teórico-metodológica da fenomenologia da percepção. Foram realizadas entrevistas e análise documental dos portfólios dos estudantes que vivenciaram a atividade de ensino com foco na educação interprofissional (EIP) remota, no período pandêmico. A experiência foi marcada por interações mediadas pelo uso de plataformas digitais entre estudantes, professores e profissionais, oportunizando o desenvolvimento de competências colaborativas. Desigualdades no acesso à internet/equipamentos adequados ao ensino remoto, situações pessoais familiares relacionadas ao viver uma pandemia e dificuldade de criação de vínculos foram barreiras relatadas. EIP vivenciada em cenários de prática do Sistema Único de Saúde (SUS) foi percebida pelos estudantes como essencial à formação dos profissionais da saúdeThis article aims to understand undergraduate dental students’ perception of the motivations and meanings of interprofessional learning in the pandemic period of remote teaching at a public university in the South of Brazil. This qualitative research used the theoretical-methodological perspective of phenomenology of perception. The researchers conducted interviews and a documentary analysis of the portfolios of students who attended a teaching activity with a focus on remote interprofessional education (IPE) in the pandemic period. The experience was marked by interactions between students-teachers-professionals mediated by the use of digital platforms, and provided opportunities of development of collaborative skills. Inequalities in access to internet services and to devices suitable for remote teaching, personal-familial situations related to experiencing a pandemic, and difficulties in creating bonds were the reported barriers. IPE in settings of the Brazilian National Health System was perceived by students as essential for the training of health professionals.El objetivo de este artículo es comprender la percepción de los estudiantes de Odontología sobre motivaciones y significados del aprendizaje interprofesional en el período pandémico de la enseñanza remota en una universidad pública del Sur de Brasil. Se trata de una investigación cualitativa que utilizó la perspectiva teórico-metodológica de la fenomenología de la percepción. Se realizaron entrevistas y análisis documental de los portafolios de los estudiantes que experimentaron la actividad de enseñanza con enfoque en la educación interprofesional (EIP) remota, en el período pandémico. La experiencia estuvo marcada por interacciones mediadas por el uso de plataformas digitales entre estudiantes-profesores-profesionales y abrió oportunidad para el desarrollo de competencias colaborativas. Las barreras relatadas fueron las desigualdades en el acceso a internet/equipos adecuados a la enseñanza remota, situaciones personales-familiares relacionadas a vivir una pandemia y la dificultad de creación de vínculos. La EIP vivida en escenarios de práctica del Sistema Único de Salud fue percibida por los estudiantes como esencial para la formación de los profesionales de la saludapplication/pdfporInterface : comunicação, saúde, educação. Vol. 27, (2023), e220696Educação em odontologiaEducação interprofissionalPráticas interdisciplinaresEducação a distânciaInfecções por coronavirusEducation DentalInterprofessional EducationEducation DistanceCovid-19Educación en odontologíaEducación interprofesionalPrácticas interdisciplinariasEducación a distanciaAprendizado interprofissional na graduação em Odontologia no contexto pandêmico de ensino remotoAprendizaje interprofesional en la graduación en Odontología en el contexto pandémico de enseñanza remota info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001175672.pdf.txt001175672.pdf.txtExtracted Texttext/plain53267http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264460/2/001175672.pdf.txte721857cfff5af5f469d72007bbda253MD52ORIGINAL001175672.pdfTexto completoapplication/pdf387495http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264460/1/001175672.pdf8c9856723682f69a12c44d9f9cb6658cMD5110183/2644602024-06-05 06:50:56.869324oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264460Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-06-05T09:50:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizado interprofissional na graduação em Odontologia no contexto pandêmico de ensino remoto
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Aprendizaje interprofesional en la graduación en Odontología en el contexto pandémico de enseñanza remota
title Aprendizado interprofissional na graduação em Odontologia no contexto pandêmico de ensino remoto
spellingShingle Aprendizado interprofissional na graduação em Odontologia no contexto pandêmico de ensino remoto
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Educação em odontologia
Educação interprofissional
Práticas interdisciplinares
Educação a distância
Infecções por coronavirus
Education Dental
Interprofessional Education
Education Distance
Covid-19
Educación en odontología
Educación interprofesional
Prácticas interdisciplinarias
Educación a distancia
title_short Aprendizado interprofissional na graduação em Odontologia no contexto pandêmico de ensino remoto
title_full Aprendizado interprofissional na graduação em Odontologia no contexto pandêmico de ensino remoto
title_fullStr Aprendizado interprofissional na graduação em Odontologia no contexto pandêmico de ensino remoto
title_full_unstemmed Aprendizado interprofissional na graduação em Odontologia no contexto pandêmico de ensino remoto
title_sort Aprendizado interprofissional na graduação em Odontologia no contexto pandêmico de ensino remoto
author Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
author_facet Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Olsson, Thais Ostroski
Peduzzi, Marina
author_role author
author2 Olsson, Thais Ostroski
Peduzzi, Marina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Olsson, Thais Ostroski
Peduzzi, Marina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em odontologia
Educação interprofissional
Práticas interdisciplinares
Educação a distância
Infecções por coronavirus
topic Educação em odontologia
Educação interprofissional
Práticas interdisciplinares
Educação a distância
Infecções por coronavirus
Education Dental
Interprofessional Education
Education Distance
Covid-19
Educación en odontología
Educación interprofesional
Prácticas interdisciplinarias
Educación a distancia
dc.subject.eng.fl_str_mv Education Dental
Interprofessional Education
Education Distance
Covid-19
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación en odontología
Educación interprofesional
Prácticas interdisciplinarias
Educación a distancia
description Este artigo tem por objetivo compreender a percepção dos estudantes de Odontologia sobre motivações e significados do aprendizado interprofissional no período pandêmico de ensino remoto, em universidade pública do Sul do Brasil. Trata-se de pesquisa qualitativa que utilizou a perspectiva teórico-metodológica da fenomenologia da percepção. Foram realizadas entrevistas e análise documental dos portfólios dos estudantes que vivenciaram a atividade de ensino com foco na educação interprofissional (EIP) remota, no período pandêmico. A experiência foi marcada por interações mediadas pelo uso de plataformas digitais entre estudantes, professores e profissionais, oportunizando o desenvolvimento de competências colaborativas. Desigualdades no acesso à internet/equipamentos adequados ao ensino remoto, situações pessoais familiares relacionadas ao viver uma pandemia e dificuldade de criação de vínculos foram barreiras relatadas. EIP vivenciada em cenários de prática do Sistema Único de Saúde (SUS) foi percebida pelos estudantes como essencial à formação dos profissionais da saúde
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-12T03:34:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/264460
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-3283
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001175672
identifier_str_mv 1414-3283
001175672
url http://hdl.handle.net/10183/264460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Interface : comunicação, saúde, educação. Vol. 27, (2023), e220696
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264460/2/001175672.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264460/1/001175672.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e721857cfff5af5f469d72007bbda253
8c9856723682f69a12c44d9f9cb6658c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225098518069248