Aprendizado interprofissional na graduação em Odontologia no contexto pandêmico de ensino remoto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/264460 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo compreender a percepção dos estudantes de Odontologia sobre motivações e significados do aprendizado interprofissional no período pandêmico de ensino remoto, em universidade pública do Sul do Brasil. Trata-se de pesquisa qualitativa que utilizou a perspectiva teórico-metodológica da fenomenologia da percepção. Foram realizadas entrevistas e análise documental dos portfólios dos estudantes que vivenciaram a atividade de ensino com foco na educação interprofissional (EIP) remota, no período pandêmico. A experiência foi marcada por interações mediadas pelo uso de plataformas digitais entre estudantes, professores e profissionais, oportunizando o desenvolvimento de competências colaborativas. Desigualdades no acesso à internet/equipamentos adequados ao ensino remoto, situações pessoais familiares relacionadas ao viver uma pandemia e dificuldade de criação de vínculos foram barreiras relatadas. EIP vivenciada em cenários de prática do Sistema Único de Saúde (SUS) foi percebida pelos estudantes como essencial à formação dos profissionais da saúde |
id |
UFRGS-2_9367307c7656863a1fe2b26d3e47bac2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264460 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Toassi, Ramona Fernanda CeriottiOlsson, Thais OstroskiPeduzzi, Marina2023-09-12T03:34:39Z20231414-3283http://hdl.handle.net/10183/264460001175672Este artigo tem por objetivo compreender a percepção dos estudantes de Odontologia sobre motivações e significados do aprendizado interprofissional no período pandêmico de ensino remoto, em universidade pública do Sul do Brasil. Trata-se de pesquisa qualitativa que utilizou a perspectiva teórico-metodológica da fenomenologia da percepção. Foram realizadas entrevistas e análise documental dos portfólios dos estudantes que vivenciaram a atividade de ensino com foco na educação interprofissional (EIP) remota, no período pandêmico. A experiência foi marcada por interações mediadas pelo uso de plataformas digitais entre estudantes, professores e profissionais, oportunizando o desenvolvimento de competências colaborativas. Desigualdades no acesso à internet/equipamentos adequados ao ensino remoto, situações pessoais familiares relacionadas ao viver uma pandemia e dificuldade de criação de vínculos foram barreiras relatadas. EIP vivenciada em cenários de prática do Sistema Único de Saúde (SUS) foi percebida pelos estudantes como essencial à formação dos profissionais da saúdeThis article aims to understand undergraduate dental students’ perception of the motivations and meanings of interprofessional learning in the pandemic period of remote teaching at a public university in the South of Brazil. This qualitative research used the theoretical-methodological perspective of phenomenology of perception. The researchers conducted interviews and a documentary analysis of the portfolios of students who attended a teaching activity with a focus on remote interprofessional education (IPE) in the pandemic period. The experience was marked by interactions between students-teachers-professionals mediated by the use of digital platforms, and provided opportunities of development of collaborative skills. Inequalities in access to internet services and to devices suitable for remote teaching, personal-familial situations related to experiencing a pandemic, and difficulties in creating bonds were the reported barriers. IPE in settings of the Brazilian National Health System was perceived by students as essential for the training of health professionals.El objetivo de este artículo es comprender la percepción de los estudiantes de Odontología sobre motivaciones y significados del aprendizaje interprofesional en el período pandémico de la enseñanza remota en una universidad pública del Sur de Brasil. Se trata de una investigación cualitativa que utilizó la perspectiva teórico-metodológica de la fenomenología de la percepción. Se realizaron entrevistas y análisis documental de los portafolios de los estudiantes que experimentaron la actividad de enseñanza con enfoque en la educación interprofesional (EIP) remota, en el período pandémico. La experiencia estuvo marcada por interacciones mediadas por el uso de plataformas digitales entre estudiantes-profesores-profesionales y abrió oportunidad para el desarrollo de competencias colaborativas. Las barreras relatadas fueron las desigualdades en el acceso a internet/equipos adecuados a la enseñanza remota, situaciones personales-familiares relacionadas a vivir una pandemia y la dificultad de creación de vínculos. La EIP vivida en escenarios de práctica del Sistema Único de Salud fue percibida por los estudiantes como esencial para la formación de los profesionales de la saludapplication/pdfporInterface : comunicação, saúde, educação. Vol. 27, (2023), e220696Educação em odontologiaEducação interprofissionalPráticas interdisciplinaresEducação a distânciaInfecções por coronavirusEducation DentalInterprofessional EducationEducation DistanceCovid-19Educación en odontologíaEducación interprofesionalPrácticas interdisciplinariasEducación a distanciaAprendizado interprofissional na graduação em Odontologia no contexto pandêmico de ensino remotoAprendizaje interprofesional en la graduación en Odontología en el contexto pandémico de enseñanza remota info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001175672.pdf.txt001175672.pdf.txtExtracted Texttext/plain53267http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264460/2/001175672.pdf.txte721857cfff5af5f469d72007bbda253MD52ORIGINAL001175672.pdfTexto completoapplication/pdf387495http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264460/1/001175672.pdf8c9856723682f69a12c44d9f9cb6658cMD5110183/2644602024-06-05 06:50:56.869324oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264460Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-06-05T09:50:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprendizado interprofissional na graduação em Odontologia no contexto pandêmico de ensino remoto |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Aprendizaje interprofesional en la graduación en Odontología en el contexto pandémico de enseñanza remota |
title |
Aprendizado interprofissional na graduação em Odontologia no contexto pandêmico de ensino remoto |
spellingShingle |
Aprendizado interprofissional na graduação em Odontologia no contexto pandêmico de ensino remoto Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti Educação em odontologia Educação interprofissional Práticas interdisciplinares Educação a distância Infecções por coronavirus Education Dental Interprofessional Education Education Distance Covid-19 Educación en odontología Educación interprofesional Prácticas interdisciplinarias Educación a distancia |
title_short |
Aprendizado interprofissional na graduação em Odontologia no contexto pandêmico de ensino remoto |
title_full |
Aprendizado interprofissional na graduação em Odontologia no contexto pandêmico de ensino remoto |
title_fullStr |
Aprendizado interprofissional na graduação em Odontologia no contexto pandêmico de ensino remoto |
title_full_unstemmed |
Aprendizado interprofissional na graduação em Odontologia no contexto pandêmico de ensino remoto |
title_sort |
Aprendizado interprofissional na graduação em Odontologia no contexto pandêmico de ensino remoto |
author |
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti |
author_facet |
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti Olsson, Thais Ostroski Peduzzi, Marina |
author_role |
author |
author2 |
Olsson, Thais Ostroski Peduzzi, Marina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti Olsson, Thais Ostroski Peduzzi, Marina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em odontologia Educação interprofissional Práticas interdisciplinares Educação a distância Infecções por coronavirus |
topic |
Educação em odontologia Educação interprofissional Práticas interdisciplinares Educação a distância Infecções por coronavirus Education Dental Interprofessional Education Education Distance Covid-19 Educación en odontología Educación interprofesional Prácticas interdisciplinarias Educación a distancia |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Dental Interprofessional Education Education Distance Covid-19 |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación en odontología Educación interprofesional Prácticas interdisciplinarias Educación a distancia |
description |
Este artigo tem por objetivo compreender a percepção dos estudantes de Odontologia sobre motivações e significados do aprendizado interprofissional no período pandêmico de ensino remoto, em universidade pública do Sul do Brasil. Trata-se de pesquisa qualitativa que utilizou a perspectiva teórico-metodológica da fenomenologia da percepção. Foram realizadas entrevistas e análise documental dos portfólios dos estudantes que vivenciaram a atividade de ensino com foco na educação interprofissional (EIP) remota, no período pandêmico. A experiência foi marcada por interações mediadas pelo uso de plataformas digitais entre estudantes, professores e profissionais, oportunizando o desenvolvimento de competências colaborativas. Desigualdades no acesso à internet/equipamentos adequados ao ensino remoto, situações pessoais familiares relacionadas ao viver uma pandemia e dificuldade de criação de vínculos foram barreiras relatadas. EIP vivenciada em cenários de prática do Sistema Único de Saúde (SUS) foi percebida pelos estudantes como essencial à formação dos profissionais da saúde |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-12T03:34:39Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/264460 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-3283 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001175672 |
identifier_str_mv |
1414-3283 001175672 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/264460 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Interface : comunicação, saúde, educação. Vol. 27, (2023), e220696 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264460/2/001175672.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264460/1/001175672.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e721857cfff5af5f469d72007bbda253 8c9856723682f69a12c44d9f9cb6658c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225098518069248 |