Formação Inicial e Prática Docente: Percepções de Futuras Professoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4195 |
Resumo: | O artigo focaliza a formação inicial de professores e sua relação com a prática docente. Socializa-se a reflexão sobre os dados preliminares de uma pesquisa, cujo objetivo é analisar como futuras professoras, acadêmicas do curso de Pedagogia, descrevem e compreendem o processo de ensino e aprendizagem, a partir de suas vivências em classes de alfabetização. O trabalho fundamenta-se em teorias sobre saberes docentes, reflexividade e investigação-ação. Na primeira fase da investigação, foi realizado um estudo exploratório e interpretativo, utilizando-se das narrativas como fonte de coleta de dados. Os dados iniciais indicaram as potencialidades dos processos formativos vivenciados, apontando a emergência de uma atitude investigativa. Palavras-chave: Docência. Formação de Professores. Narrativas. |
id |
UEPG-31_24f58c218b7bffb85b593945c951c1b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/4195 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação Inicial e Prática Docente: Percepções de Futuras ProfessorasDocênciaFormação de ProfessoresNarrativas.Formação de professoresO artigo focaliza a formação inicial de professores e sua relação com a prática docente. Socializa-se a reflexão sobre os dados preliminares de uma pesquisa, cujo objetivo é analisar como futuras professoras, acadêmicas do curso de Pedagogia, descrevem e compreendem o processo de ensino e aprendizagem, a partir de suas vivências em classes de alfabetização. O trabalho fundamenta-se em teorias sobre saberes docentes, reflexividade e investigação-ação. Na primeira fase da investigação, foi realizado um estudo exploratório e interpretativo, utilizando-se das narrativas como fonte de coleta de dados. Os dados iniciais indicaram as potencialidades dos processos formativos vivenciados, apontando a emergência de uma atitude investigativa. Palavras-chave: Docência. Formação de Professores. Narrativas.Editora UEPG2013-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionExploratória; Interpretativaapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/419510.5212/OlharProfr.v.15i2.0010Olhar de Professor; Bd. 15 Nr. 2 (2012); 355-369Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 355-369Olhar de Professor; Vol. 15 Núm. 2 (2012); 355-369Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 355-369Olhar de Professor; v. 15 n. 2 (2012); 355-3691984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4195/3268Santos, Sydioneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-28T16:52:49Zoai:uepg.br:article/4195Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-28T16:52:49Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação Inicial e Prática Docente: Percepções de Futuras Professoras |
title |
Formação Inicial e Prática Docente: Percepções de Futuras Professoras |
spellingShingle |
Formação Inicial e Prática Docente: Percepções de Futuras Professoras Santos, Sydione Docência Formação de Professores Narrativas. Formação de professores |
title_short |
Formação Inicial e Prática Docente: Percepções de Futuras Professoras |
title_full |
Formação Inicial e Prática Docente: Percepções de Futuras Professoras |
title_fullStr |
Formação Inicial e Prática Docente: Percepções de Futuras Professoras |
title_full_unstemmed |
Formação Inicial e Prática Docente: Percepções de Futuras Professoras |
title_sort |
Formação Inicial e Prática Docente: Percepções de Futuras Professoras |
author |
Santos, Sydione |
author_facet |
Santos, Sydione |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sydione |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Formação de Professores Narrativas. Formação de professores |
topic |
Docência Formação de Professores Narrativas. Formação de professores |
description |
O artigo focaliza a formação inicial de professores e sua relação com a prática docente. Socializa-se a reflexão sobre os dados preliminares de uma pesquisa, cujo objetivo é analisar como futuras professoras, acadêmicas do curso de Pedagogia, descrevem e compreendem o processo de ensino e aprendizagem, a partir de suas vivências em classes de alfabetização. O trabalho fundamenta-se em teorias sobre saberes docentes, reflexividade e investigação-ação. Na primeira fase da investigação, foi realizado um estudo exploratório e interpretativo, utilizando-se das narrativas como fonte de coleta de dados. Os dados iniciais indicaram as potencialidades dos processos formativos vivenciados, apontando a emergência de uma atitude investigativa. Palavras-chave: Docência. Formação de Professores. Narrativas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Exploratória; Interpretativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4195 10.5212/OlharProfr.v.15i2.0010 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4195 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.15i2.0010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4195/3268 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 15 Nr. 2 (2012); 355-369 Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 355-369 Olhar de Professor; Vol. 15 Núm. 2 (2012); 355-369 Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 355-369 Olhar de Professor; v. 15 n. 2 (2012); 355-369 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053495905353728 |