Formação Inicial e Prática Docente: Percepções de Futuras Professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sydione
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4195
Resumo: O artigo focaliza a formação inicial de professores e sua relação com a prática docente. Socializa-se a reflexão sobre os dados preliminares de uma pesquisa, cujo objetivo é analisar como futuras professoras, acadêmicas do curso de Pedagogia, descrevem e compreendem o processo de ensino e aprendizagem, a partir de suas vivências em classes de alfabetização. O trabalho fundamenta-se em teorias sobre saberes docentes, reflexividade e investigação-ação. Na primeira fase da investigação, foi realizado um estudo exploratório e interpretativo, utilizando-se das narrativas como fonte de coleta de dados. Os dados iniciais indicaram as potencialidades dos processos formativos vivenciados, apontando a emergência de uma atitude investigativa. Palavras-chave: Docência. Formação de Professores. Narrativas.
id UEPG-31_24f58c218b7bffb85b593945c951c1b9
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/4195
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling Formação Inicial e Prática Docente: Percepções de Futuras ProfessorasDocênciaFormação de ProfessoresNarrativas.Formação de professoresO artigo focaliza a formação inicial de professores e sua relação com a prática docente. Socializa-se a reflexão sobre os dados preliminares de uma pesquisa, cujo objetivo é analisar como futuras professoras, acadêmicas do curso de Pedagogia, descrevem e compreendem o processo de ensino e aprendizagem, a partir de suas vivências em classes de alfabetização. O trabalho fundamenta-se em teorias sobre saberes docentes, reflexividade e investigação-ação. Na primeira fase da investigação, foi realizado um estudo exploratório e interpretativo, utilizando-se das narrativas como fonte de coleta de dados. Os dados iniciais indicaram as potencialidades dos processos formativos vivenciados, apontando a emergência de uma atitude investigativa. Palavras-chave: Docência. Formação de Professores. Narrativas.Editora UEPG2013-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionExploratória; Interpretativaapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/419510.5212/OlharProfr.v.15i2.0010Olhar de Professor; Bd. 15 Nr. 2 (2012); 355-369Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 355-369Olhar de Professor; Vol. 15 Núm. 2 (2012); 355-369Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 355-369Olhar de Professor; v. 15 n. 2 (2012); 355-3691984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4195/3268Santos, Sydioneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-28T16:52:49Zoai:uepg.br:article/4195Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-28T16:52:49Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação Inicial e Prática Docente: Percepções de Futuras Professoras
title Formação Inicial e Prática Docente: Percepções de Futuras Professoras
spellingShingle Formação Inicial e Prática Docente: Percepções de Futuras Professoras
Santos, Sydione
Docência
Formação de Professores
Narrativas.
Formação de professores
title_short Formação Inicial e Prática Docente: Percepções de Futuras Professoras
title_full Formação Inicial e Prática Docente: Percepções de Futuras Professoras
title_fullStr Formação Inicial e Prática Docente: Percepções de Futuras Professoras
title_full_unstemmed Formação Inicial e Prática Docente: Percepções de Futuras Professoras
title_sort Formação Inicial e Prática Docente: Percepções de Futuras Professoras
author Santos, Sydione
author_facet Santos, Sydione
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sydione
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Formação de Professores
Narrativas.
Formação de professores
topic Docência
Formação de Professores
Narrativas.
Formação de professores
description O artigo focaliza a formação inicial de professores e sua relação com a prática docente. Socializa-se a reflexão sobre os dados preliminares de uma pesquisa, cujo objetivo é analisar como futuras professoras, acadêmicas do curso de Pedagogia, descrevem e compreendem o processo de ensino e aprendizagem, a partir de suas vivências em classes de alfabetização. O trabalho fundamenta-se em teorias sobre saberes docentes, reflexividade e investigação-ação. Na primeira fase da investigação, foi realizado um estudo exploratório e interpretativo, utilizando-se das narrativas como fonte de coleta de dados. Os dados iniciais indicaram as potencialidades dos processos formativos vivenciados, apontando a emergência de uma atitude investigativa. Palavras-chave: Docência. Formação de Professores. Narrativas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Exploratória; Interpretativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4195
10.5212/OlharProfr.v.15i2.0010
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4195
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.15i2.0010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4195/3268
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 15 Nr. 2 (2012); 355-369
Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 355-369
Olhar de Professor; Vol. 15 Núm. 2 (2012); 355-369
Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 355-369
Olhar de Professor; v. 15 n. 2 (2012); 355-369
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495905353728