A publicidade e a propaganda no contexto da moda/beleza a partir do Youtube: caso da Bianca Andrade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ingrid D'Avila
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181664
Resumo: A presente monografia consiste na pesquisa acerca do estudo das estratégias de comunicação no contexto digital no YouTube, especificadamente, atrelado ao caso de Bianca Andrade, que é considerada uma youtuber no ramo da moda e beleza. Sendo assim, no nosso objetivo geral propomos compreender as estratégias de comunicação digital de Bianca Andrade a partir do seu canal no YouTube. Com o intuito de identificar a frequência de publicidade e propaganda no conteúdo disponibilizado na plataforma e o desenvolvimento da youtuber em duas fases: de amadora à profissional. Para tanto, nos apropriamos da metodologia de pesquisa empírica mediada por computador proposta por Johnson (2010), a partir da triangulação de técnicas que se deu por meio de dois principais métodos: observação de campo encoberta e não participativa (JOHNSON, 2010) e análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados obtidos evidenciam que a produção de conteúdo na plataforma YouTube permite a elaboração de conteúdos cerceados por publicidade e parcerias, agregando maior rentabilidade ao youtuber. Assim, pudemos perceber que há um fecundo campo a ser explorado pela área publicidade e propaganda na conjuntura da comunicação no YouTube. Entretanto, ressalvamos para a necessidade de que ao apreenderem essas possibilidades para gerar aproximação com o seu consumidor se mantenha o princípio da transparência no conteúdo publicitário criado e que se respeite as lógicas e a cultura do youtuber contratado.
id UFRGS-2_941c7b5ec3bd11c60c1950aae11d02c8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181664
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Ingrid D'AvilaLasta, Elisangela2018-09-06T02:30:16Z2018http://hdl.handle.net/10183/181664001073917A presente monografia consiste na pesquisa acerca do estudo das estratégias de comunicação no contexto digital no YouTube, especificadamente, atrelado ao caso de Bianca Andrade, que é considerada uma youtuber no ramo da moda e beleza. Sendo assim, no nosso objetivo geral propomos compreender as estratégias de comunicação digital de Bianca Andrade a partir do seu canal no YouTube. Com o intuito de identificar a frequência de publicidade e propaganda no conteúdo disponibilizado na plataforma e o desenvolvimento da youtuber em duas fases: de amadora à profissional. Para tanto, nos apropriamos da metodologia de pesquisa empírica mediada por computador proposta por Johnson (2010), a partir da triangulação de técnicas que se deu por meio de dois principais métodos: observação de campo encoberta e não participativa (JOHNSON, 2010) e análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados obtidos evidenciam que a produção de conteúdo na plataforma YouTube permite a elaboração de conteúdos cerceados por publicidade e parcerias, agregando maior rentabilidade ao youtuber. Assim, pudemos perceber que há um fecundo campo a ser explorado pela área publicidade e propaganda na conjuntura da comunicação no YouTube. Entretanto, ressalvamos para a necessidade de que ao apreenderem essas possibilidades para gerar aproximação com o seu consumidor se mantenha o princípio da transparência no conteúdo publicitário criado e que se respeite as lógicas e a cultura do youtuber contratado.application/pdfporEstratégia de comunicaçãoInfluenciador digitalYouTube (Site)A publicidade e a propaganda no contexto da moda/beleza a partir do Youtube: caso da Bianca Andradeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001073917.pdfTexto completoapplication/pdf2103536http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181664/1/001073917.pdfbfdb1cb66a35502d3b30d6747573b61fMD51TEXT001073917.pdf.txt001073917.pdf.txtExtracted Texttext/plain126101http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181664/2/001073917.pdf.txt27226f3ebc6adbc3a9759e3bb7583146MD52THUMBNAIL001073917.pdf.jpg001073917.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181664/3/001073917.pdf.jpgb861daa3d99a62b72452e488175e637aMD5310183/1816642018-10-05 07:45:57.604oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181664Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:45:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A publicidade e a propaganda no contexto da moda/beleza a partir do Youtube: caso da Bianca Andrade
title A publicidade e a propaganda no contexto da moda/beleza a partir do Youtube: caso da Bianca Andrade
spellingShingle A publicidade e a propaganda no contexto da moda/beleza a partir do Youtube: caso da Bianca Andrade
Souza, Ingrid D'Avila
Estratégia de comunicação
Influenciador digital
YouTube (Site)
title_short A publicidade e a propaganda no contexto da moda/beleza a partir do Youtube: caso da Bianca Andrade
title_full A publicidade e a propaganda no contexto da moda/beleza a partir do Youtube: caso da Bianca Andrade
title_fullStr A publicidade e a propaganda no contexto da moda/beleza a partir do Youtube: caso da Bianca Andrade
title_full_unstemmed A publicidade e a propaganda no contexto da moda/beleza a partir do Youtube: caso da Bianca Andrade
title_sort A publicidade e a propaganda no contexto da moda/beleza a partir do Youtube: caso da Bianca Andrade
author Souza, Ingrid D'Avila
author_facet Souza, Ingrid D'Avila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ingrid D'Avila
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lasta, Elisangela
contributor_str_mv Lasta, Elisangela
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia de comunicação
Influenciador digital
YouTube (Site)
topic Estratégia de comunicação
Influenciador digital
YouTube (Site)
description A presente monografia consiste na pesquisa acerca do estudo das estratégias de comunicação no contexto digital no YouTube, especificadamente, atrelado ao caso de Bianca Andrade, que é considerada uma youtuber no ramo da moda e beleza. Sendo assim, no nosso objetivo geral propomos compreender as estratégias de comunicação digital de Bianca Andrade a partir do seu canal no YouTube. Com o intuito de identificar a frequência de publicidade e propaganda no conteúdo disponibilizado na plataforma e o desenvolvimento da youtuber em duas fases: de amadora à profissional. Para tanto, nos apropriamos da metodologia de pesquisa empírica mediada por computador proposta por Johnson (2010), a partir da triangulação de técnicas que se deu por meio de dois principais métodos: observação de campo encoberta e não participativa (JOHNSON, 2010) e análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados obtidos evidenciam que a produção de conteúdo na plataforma YouTube permite a elaboração de conteúdos cerceados por publicidade e parcerias, agregando maior rentabilidade ao youtuber. Assim, pudemos perceber que há um fecundo campo a ser explorado pela área publicidade e propaganda na conjuntura da comunicação no YouTube. Entretanto, ressalvamos para a necessidade de que ao apreenderem essas possibilidades para gerar aproximação com o seu consumidor se mantenha o princípio da transparência no conteúdo publicitário criado e que se respeite as lógicas e a cultura do youtuber contratado.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-06T02:30:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/181664
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001073917
url http://hdl.handle.net/10183/181664
identifier_str_mv 001073917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181664/1/001073917.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181664/2/001073917.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181664/3/001073917.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bfdb1cb66a35502d3b30d6747573b61f
27226f3ebc6adbc3a9759e3bb7583146
b861daa3d99a62b72452e488175e637a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224556211339264