Elaboração de tarefas com foco em compreensão e produção oral no contexto do programa Idiomas sem Fronteiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Aline Maciel
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157742
Resumo: Mesmo que em seu trabalho docente, muitas vezes, o professor tenha um livro didático (LD) como apoio, o foco na elaboração de tarefas se justifica por ser uma maneira de aproximar os conteúdos estudados à realidade e ao interesse dos alunos e de adaptar certas tarefas ao seu nível de proficiência e ao tempo disponível em aula. Este trabalho objetiva apresentar o desenvolvimento de uma sequência didática (SD) elaborada para cursos com enfoque em compreensão e produção oral (CPO) em língua inglesa no contexto do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), mais especificamente para Núcleo de Línguas (NucLi) da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Visa, também, analisar algumas tarefas que compõem a SD à luz de autores que dissertam sobre preparação de materiais didáticos. Espera-se que o presente trabalho possa inspirar a elaboração de materiais didáticos no contexto do IsF, bem como oferecer o material desenvolvido como instrumento para futuros cursos.
id UFRGS-2_9453735916025724eb20c17e06640752
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157742
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Aline MacielWelp, Anamaria Kurtz de Souza2017-05-11T02:25:39Z2016http://hdl.handle.net/10183/157742001018573Mesmo que em seu trabalho docente, muitas vezes, o professor tenha um livro didático (LD) como apoio, o foco na elaboração de tarefas se justifica por ser uma maneira de aproximar os conteúdos estudados à realidade e ao interesse dos alunos e de adaptar certas tarefas ao seu nível de proficiência e ao tempo disponível em aula. Este trabalho objetiva apresentar o desenvolvimento de uma sequência didática (SD) elaborada para cursos com enfoque em compreensão e produção oral (CPO) em língua inglesa no contexto do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), mais especificamente para Núcleo de Línguas (NucLi) da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Visa, também, analisar algumas tarefas que compõem a SD à luz de autores que dissertam sobre preparação de materiais didáticos. Espera-se que o presente trabalho possa inspirar a elaboração de materiais didáticos no contexto do IsF, bem como oferecer o material desenvolvido como instrumento para futuros cursos.Even though teachers often use text books in their practice, didactic material production is gainful because it may approach students’ realities and interests as well as be adapted to the participants’ proficiency levels and fit the time available for the classes. This paper presents the development of a didactic sequence (DS) elaborated for courses focused on oral comprehension and production in English in the context of the Languages without Borders (LwB) program, specifically in the LwB Language Center (NucLi) at the Federal University of Health Sciences (Porto Alegre UFCSPA). The paper aims to analyze some tasks that compose the DS according to studies on didactic material production. This paper is expected to inspire didactic material production in the LwB context, and to offer the DS for future courses.application/pdfporEnsino de línguasLíngua inglesaMaterial didáticoDidactic material productionEnglish language teachingLanguages without bordersTasksNucLi UFCSPAElaboração de tarefas com foco em compreensão e produção oral no contexto do programa Idiomas sem Fronteirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2016Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001018573.pdf001018573.pdfTexto completoapplication/pdf4517337http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157742/1/001018573.pdf177bdf27f2277434cdd80e563a4c7326MD51TEXT001018573.pdf.txt001018573.pdf.txtExtracted Texttext/plain197179http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157742/2/001018573.pdf.txtc9cac7f34a45593250734ccca9a47cd0MD52THUMBNAIL001018573.pdf.jpg001018573.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg970http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157742/3/001018573.pdf.jpg677efaeac0df18eef9e4fde708fe76c7MD5310183/1577422018-10-29 09:16:47.409oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157742Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:16:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Elaboração de tarefas com foco em compreensão e produção oral no contexto do programa Idiomas sem Fronteiras
title Elaboração de tarefas com foco em compreensão e produção oral no contexto do programa Idiomas sem Fronteiras
spellingShingle Elaboração de tarefas com foco em compreensão e produção oral no contexto do programa Idiomas sem Fronteiras
Pereira, Aline Maciel
Ensino de línguas
Língua inglesa
Material didático
Didactic material production
English language teaching
Languages without borders
Tasks
NucLi UFCSPA
title_short Elaboração de tarefas com foco em compreensão e produção oral no contexto do programa Idiomas sem Fronteiras
title_full Elaboração de tarefas com foco em compreensão e produção oral no contexto do programa Idiomas sem Fronteiras
title_fullStr Elaboração de tarefas com foco em compreensão e produção oral no contexto do programa Idiomas sem Fronteiras
title_full_unstemmed Elaboração de tarefas com foco em compreensão e produção oral no contexto do programa Idiomas sem Fronteiras
title_sort Elaboração de tarefas com foco em compreensão e produção oral no contexto do programa Idiomas sem Fronteiras
author Pereira, Aline Maciel
author_facet Pereira, Aline Maciel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Aline Maciel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Welp, Anamaria Kurtz de Souza
contributor_str_mv Welp, Anamaria Kurtz de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de línguas
Língua inglesa
Material didático
topic Ensino de línguas
Língua inglesa
Material didático
Didactic material production
English language teaching
Languages without borders
Tasks
NucLi UFCSPA
dc.subject.eng.fl_str_mv Didactic material production
English language teaching
Languages without borders
Tasks
NucLi UFCSPA
description Mesmo que em seu trabalho docente, muitas vezes, o professor tenha um livro didático (LD) como apoio, o foco na elaboração de tarefas se justifica por ser uma maneira de aproximar os conteúdos estudados à realidade e ao interesse dos alunos e de adaptar certas tarefas ao seu nível de proficiência e ao tempo disponível em aula. Este trabalho objetiva apresentar o desenvolvimento de uma sequência didática (SD) elaborada para cursos com enfoque em compreensão e produção oral (CPO) em língua inglesa no contexto do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), mais especificamente para Núcleo de Línguas (NucLi) da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Visa, também, analisar algumas tarefas que compõem a SD à luz de autores que dissertam sobre preparação de materiais didáticos. Espera-se que o presente trabalho possa inspirar a elaboração de materiais didáticos no contexto do IsF, bem como oferecer o material desenvolvido como instrumento para futuros cursos.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-11T02:25:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157742
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001018573
url http://hdl.handle.net/10183/157742
identifier_str_mv 001018573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157742/1/001018573.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157742/2/001018573.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157742/3/001018573.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 177bdf27f2277434cdd80e563a4c7326
c9cac7f34a45593250734ccca9a47cd0
677efaeac0df18eef9e4fde708fe76c7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224529917247488