A imagem do conceito de princípios combinatórios em diferentes públicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gagg, Giuliana
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193420
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso pretende estudar o processo de aprendizagem de alguns princípios combinatórios. De acordo com as definições de Tall e Vinner (1981) de definição e imagem do conceito, este trabalho tem o propósito de estudar o processo de formação e manifestação da imagem do conceito dos princípios aditivo e multiplicativo. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, segundo Bogdan e Biklen (1994), e duas atividades práticas foram propostas para realizar a análise. Uma delas foi aplicada no 7º ano do ensino fundamental fazendo uso da tendência de resolução de problemas conforme o modelo de passos proposto por Onuchic e Allevato (2011); a outra atividade foi um questionário proposto a alunos da graduação em licenciatura em Matemática. Concluiu-se que quanto maior o número de experiencias com o conceito, para ambos os públicos, mais rica é a imagem do conceito de cada um. A resolução de problemas auxiliou os alunos do ensino fundamental a formarem suas imagens dos conceitos; para os alunos do ensino superior, percebeu-se que o convite à escrita de seus pensamentos auxilia na análise da fundamentação da imagem do conceito do aluno em relação à análise combinatória.
id UFRGS-2_945b22851e6fcea9ddbbcb0a0bbcceed
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193420
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gagg, GiulianaSant'Ana, Marilaine de Fraga2019-04-24T02:34:35Z2018http://hdl.handle.net/10183/193420001088994Este trabalho de conclusão de curso pretende estudar o processo de aprendizagem de alguns princípios combinatórios. De acordo com as definições de Tall e Vinner (1981) de definição e imagem do conceito, este trabalho tem o propósito de estudar o processo de formação e manifestação da imagem do conceito dos princípios aditivo e multiplicativo. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, segundo Bogdan e Biklen (1994), e duas atividades práticas foram propostas para realizar a análise. Uma delas foi aplicada no 7º ano do ensino fundamental fazendo uso da tendência de resolução de problemas conforme o modelo de passos proposto por Onuchic e Allevato (2011); a outra atividade foi um questionário proposto a alunos da graduação em licenciatura em Matemática. Concluiu-se que quanto maior o número de experiencias com o conceito, para ambos os públicos, mais rica é a imagem do conceito de cada um. A resolução de problemas auxiliou os alunos do ensino fundamental a formarem suas imagens dos conceitos; para os alunos do ensino superior, percebeu-se que o convite à escrita de seus pensamentos auxilia na análise da fundamentação da imagem do conceito do aluno em relação à análise combinatória.This undergraduate thesis intends to analyze how students learn some combinatorial principles. According to Tall and Vinner's (1981) definitions of definition concept and image concept, this thesis is looking to study the process of formation and manifestation of addition and multiplication principles' image concept. The research is qualitative, according to Bogdan and Biklen (1994), and two practical activities were proposed to carry out the analysis. One of them was applied at a 7th-grade level through problem-solving proposed by Onuchic and Allevato (2011); the other activity was a questionnaire proposed to students of the undergraduate degree in Mathematics. It was concluded that the greater number of experiences with the concept, for both audiences, the richer is the image concept. Problem-solving helped middle school's students forming their image concept; for the undergraduate students, it was noticed that the stimulus to the writing of their thoughts assists in the analysis of the fundamentation of the image of the student concept in relation to the combinatorial analysis.application/pdfporAprendizagem da matemáticaResolução de problemasAnálise combinatóriaImage conceptAddition principleMultiplication principleProblem-solvingA imagem do conceito de princípios combinatórios em diferentes públicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RSMatemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088994.pdf.txt001088994.pdf.txtExtracted Texttext/plain83373http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193420/2/001088994.pdf.txt8f24e31c6bdffa50095280791bedaf49MD52ORIGINAL001088994.pdfTexto completoapplication/pdf1728330http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193420/1/001088994.pdfccacba237c48628f8860abd8f24f03cfMD5110183/1934202019-06-07 02:35:52.901102oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193420Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-07T05:35:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A imagem do conceito de princípios combinatórios em diferentes públicos
title A imagem do conceito de princípios combinatórios em diferentes públicos
spellingShingle A imagem do conceito de princípios combinatórios em diferentes públicos
Gagg, Giuliana
Aprendizagem da matemática
Resolução de problemas
Análise combinatória
Image concept
Addition principle
Multiplication principle
Problem-solving
title_short A imagem do conceito de princípios combinatórios em diferentes públicos
title_full A imagem do conceito de princípios combinatórios em diferentes públicos
title_fullStr A imagem do conceito de princípios combinatórios em diferentes públicos
title_full_unstemmed A imagem do conceito de princípios combinatórios em diferentes públicos
title_sort A imagem do conceito de princípios combinatórios em diferentes públicos
author Gagg, Giuliana
author_facet Gagg, Giuliana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gagg, Giuliana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
contributor_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem da matemática
Resolução de problemas
Análise combinatória
topic Aprendizagem da matemática
Resolução de problemas
Análise combinatória
Image concept
Addition principle
Multiplication principle
Problem-solving
dc.subject.eng.fl_str_mv Image concept
Addition principle
Multiplication principle
Problem-solving
description Este trabalho de conclusão de curso pretende estudar o processo de aprendizagem de alguns princípios combinatórios. De acordo com as definições de Tall e Vinner (1981) de definição e imagem do conceito, este trabalho tem o propósito de estudar o processo de formação e manifestação da imagem do conceito dos princípios aditivo e multiplicativo. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, segundo Bogdan e Biklen (1994), e duas atividades práticas foram propostas para realizar a análise. Uma delas foi aplicada no 7º ano do ensino fundamental fazendo uso da tendência de resolução de problemas conforme o modelo de passos proposto por Onuchic e Allevato (2011); a outra atividade foi um questionário proposto a alunos da graduação em licenciatura em Matemática. Concluiu-se que quanto maior o número de experiencias com o conceito, para ambos os públicos, mais rica é a imagem do conceito de cada um. A resolução de problemas auxiliou os alunos do ensino fundamental a formarem suas imagens dos conceitos; para os alunos do ensino superior, percebeu-se que o convite à escrita de seus pensamentos auxilia na análise da fundamentação da imagem do conceito do aluno em relação à análise combinatória.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-24T02:34:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/193420
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001088994
url http://hdl.handle.net/10183/193420
identifier_str_mv 001088994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193420/2/001088994.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193420/1/001088994.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8f24e31c6bdffa50095280791bedaf49
ccacba237c48628f8860abd8f24f03cf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224572972826624