Histórias com desafios matemáticos - a literatura infantil como meio potenciador da resolução de problemas matemáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Beatriz Russo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/27770
Resumo: O presente estudo, no âmbito da Matemática, tem como principal objetivo compreender o modo como o uso de histórias infantis potencia a aprendizagem da resolução de problemas de multiplicação e de divisão. Como tal, pretende identificar como é que os alunos resolvem os problemas de multiplicação e de divisão e como percecionam o trabalho de resolução de problemas a partir de histórias infantis. A revisão da literatura encontra-se dividida em três secções distintas: resolução de problemas; a importância da literatura infantil na resolução de problemas; e, por fim, o ensino e a aprendizagem da multiplicação e da divisão. Inserido no paradigma interpretativo, o estudo é de natureza qualitativa e com uma metodologia baseada na investigação-ação. No estudo participaram vinte e seis alunos do 3.º ano de escolaridade, tendo sido escolhidos três alunos para que se realizasse uma análise aprofundada das resoluções dos seus problemas. A recolha de dados foi realizada durante a intervenção no contexto através de observação participante, entrevistas informais, recolha documental e inquérito por questionário. As conclusões deste estudo evidenciam que os alunos utilizaram, no primeiro problema de multiplicação, estratégias maioritariamente aditivas e, no segundo problema, estratégias exclusivamente multiplicativas. Nos problemas de divisão a estratégia mais utilizada é o uso de produtos conhecidos, sendo esta uma estratégia multiplicativa. Para além disto, os dados sugerem que o uso de histórias infantis parece ter permitido que os alunos ficassem mais motivados para a resolução de problemas de multiplicação e de divisão, facilitando assim o desenvolvimento das suas aprendizagens.
id RCAP_7454188d29628bb0ae683347ab561816
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/27770
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Histórias com desafios matemáticos - a literatura infantil como meio potenciador da resolução de problemas matemáticosResolução de problemasMultiplicação e divisãoEstratégias de resolução de problemasHistórias infantisProblem solvingMultiplication and divisionProblem solving strategicChildren's storiesO presente estudo, no âmbito da Matemática, tem como principal objetivo compreender o modo como o uso de histórias infantis potencia a aprendizagem da resolução de problemas de multiplicação e de divisão. Como tal, pretende identificar como é que os alunos resolvem os problemas de multiplicação e de divisão e como percecionam o trabalho de resolução de problemas a partir de histórias infantis. A revisão da literatura encontra-se dividida em três secções distintas: resolução de problemas; a importância da literatura infantil na resolução de problemas; e, por fim, o ensino e a aprendizagem da multiplicação e da divisão. Inserido no paradigma interpretativo, o estudo é de natureza qualitativa e com uma metodologia baseada na investigação-ação. No estudo participaram vinte e seis alunos do 3.º ano de escolaridade, tendo sido escolhidos três alunos para que se realizasse uma análise aprofundada das resoluções dos seus problemas. A recolha de dados foi realizada durante a intervenção no contexto através de observação participante, entrevistas informais, recolha documental e inquérito por questionário. As conclusões deste estudo evidenciam que os alunos utilizaram, no primeiro problema de multiplicação, estratégias maioritariamente aditivas e, no segundo problema, estratégias exclusivamente multiplicativas. Nos problemas de divisão a estratégia mais utilizada é o uso de produtos conhecidos, sendo esta uma estratégia multiplicativa. Para além disto, os dados sugerem que o uso de histórias infantis parece ter permitido que os alunos ficassem mais motivados para a resolução de problemas de multiplicação e de divisão, facilitando assim o desenvolvimento das suas aprendizagens.The main objective of this study, in the field of Mathematics education, is to understand how the use of children's stories favours multiplication and division problem solving. As such, the study aims to identify how students address multiplication and division problems and how they perceive problem-solving tasks using children's stories. The literature review is divided into three distinct sections: problem solving; the role of children's literature in problem solving; and, finally, the teaching and learning of multiplication and division. Adopting the interpretive paradigm, the study is of a qualitative nature and follows an action research-based methodology. Twenty-six Year 3 class pupils (8-9 years) participated in the study, and the problem resolution of three pupils was object of an in-depth analysis. Data collection was performed during the didactic intervention period using participant observation, informal interviews, documentary collection, and questionnaire survey. The results show that students used, in the first multiplication problem, mostly additive strategies and, in the second problem, exclusively multiplicative strategies. Division problems were mostly solved using known product strategy, being this a multiplicative strategy. In addition, findings suggest that the use of children's stories motivated pupils for multiplication and division problem-solving tasks, thus facilitating the learning process.Mendes, FátimaRepositório ComumRibeiro, Beatriz Russo2019-02-08T11:22:30Z2018-122019-022018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/27770TID:202162346porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:54:49Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/27770Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:38.099141Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Histórias com desafios matemáticos - a literatura infantil como meio potenciador da resolução de problemas matemáticos
title Histórias com desafios matemáticos - a literatura infantil como meio potenciador da resolução de problemas matemáticos
spellingShingle Histórias com desafios matemáticos - a literatura infantil como meio potenciador da resolução de problemas matemáticos
Ribeiro, Beatriz Russo
Resolução de problemas
Multiplicação e divisão
Estratégias de resolução de problemas
Histórias infantis
Problem solving
Multiplication and division
Problem solving strategic
Children's stories
title_short Histórias com desafios matemáticos - a literatura infantil como meio potenciador da resolução de problemas matemáticos
title_full Histórias com desafios matemáticos - a literatura infantil como meio potenciador da resolução de problemas matemáticos
title_fullStr Histórias com desafios matemáticos - a literatura infantil como meio potenciador da resolução de problemas matemáticos
title_full_unstemmed Histórias com desafios matemáticos - a literatura infantil como meio potenciador da resolução de problemas matemáticos
title_sort Histórias com desafios matemáticos - a literatura infantil como meio potenciador da resolução de problemas matemáticos
author Ribeiro, Beatriz Russo
author_facet Ribeiro, Beatriz Russo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, Fátima
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Beatriz Russo
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Multiplicação e divisão
Estratégias de resolução de problemas
Histórias infantis
Problem solving
Multiplication and division
Problem solving strategic
Children's stories
topic Resolução de problemas
Multiplicação e divisão
Estratégias de resolução de problemas
Histórias infantis
Problem solving
Multiplication and division
Problem solving strategic
Children's stories
description O presente estudo, no âmbito da Matemática, tem como principal objetivo compreender o modo como o uso de histórias infantis potencia a aprendizagem da resolução de problemas de multiplicação e de divisão. Como tal, pretende identificar como é que os alunos resolvem os problemas de multiplicação e de divisão e como percecionam o trabalho de resolução de problemas a partir de histórias infantis. A revisão da literatura encontra-se dividida em três secções distintas: resolução de problemas; a importância da literatura infantil na resolução de problemas; e, por fim, o ensino e a aprendizagem da multiplicação e da divisão. Inserido no paradigma interpretativo, o estudo é de natureza qualitativa e com uma metodologia baseada na investigação-ação. No estudo participaram vinte e seis alunos do 3.º ano de escolaridade, tendo sido escolhidos três alunos para que se realizasse uma análise aprofundada das resoluções dos seus problemas. A recolha de dados foi realizada durante a intervenção no contexto através de observação participante, entrevistas informais, recolha documental e inquérito por questionário. As conclusões deste estudo evidenciam que os alunos utilizaram, no primeiro problema de multiplicação, estratégias maioritariamente aditivas e, no segundo problema, estratégias exclusivamente multiplicativas. Nos problemas de divisão a estratégia mais utilizada é o uso de produtos conhecidos, sendo esta uma estratégia multiplicativa. Para além disto, os dados sugerem que o uso de histórias infantis parece ter permitido que os alunos ficassem mais motivados para a resolução de problemas de multiplicação e de divisão, facilitando assim o desenvolvimento das suas aprendizagens.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12
2018-12-01T00:00:00Z
2019-02-08T11:22:30Z
2019-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/27770
TID:202162346
url http://hdl.handle.net/10400.26/27770
identifier_str_mv TID:202162346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135372809076736