Histórias com desafios matemáticos - a literatura infantil como meio potenciador da resolução de problemas matemáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/27770 |
Resumo: | O presente estudo, no âmbito da Matemática, tem como principal objetivo compreender o modo como o uso de histórias infantis potencia a aprendizagem da resolução de problemas de multiplicação e de divisão. Como tal, pretende identificar como é que os alunos resolvem os problemas de multiplicação e de divisão e como percecionam o trabalho de resolução de problemas a partir de histórias infantis. A revisão da literatura encontra-se dividida em três secções distintas: resolução de problemas; a importância da literatura infantil na resolução de problemas; e, por fim, o ensino e a aprendizagem da multiplicação e da divisão. Inserido no paradigma interpretativo, o estudo é de natureza qualitativa e com uma metodologia baseada na investigação-ação. No estudo participaram vinte e seis alunos do 3.º ano de escolaridade, tendo sido escolhidos três alunos para que se realizasse uma análise aprofundada das resoluções dos seus problemas. A recolha de dados foi realizada durante a intervenção no contexto através de observação participante, entrevistas informais, recolha documental e inquérito por questionário. As conclusões deste estudo evidenciam que os alunos utilizaram, no primeiro problema de multiplicação, estratégias maioritariamente aditivas e, no segundo problema, estratégias exclusivamente multiplicativas. Nos problemas de divisão a estratégia mais utilizada é o uso de produtos conhecidos, sendo esta uma estratégia multiplicativa. Para além disto, os dados sugerem que o uso de histórias infantis parece ter permitido que os alunos ficassem mais motivados para a resolução de problemas de multiplicação e de divisão, facilitando assim o desenvolvimento das suas aprendizagens. |
id |
RCAP_7454188d29628bb0ae683347ab561816 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/27770 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Histórias com desafios matemáticos - a literatura infantil como meio potenciador da resolução de problemas matemáticosResolução de problemasMultiplicação e divisãoEstratégias de resolução de problemasHistórias infantisProblem solvingMultiplication and divisionProblem solving strategicChildren's storiesO presente estudo, no âmbito da Matemática, tem como principal objetivo compreender o modo como o uso de histórias infantis potencia a aprendizagem da resolução de problemas de multiplicação e de divisão. Como tal, pretende identificar como é que os alunos resolvem os problemas de multiplicação e de divisão e como percecionam o trabalho de resolução de problemas a partir de histórias infantis. A revisão da literatura encontra-se dividida em três secções distintas: resolução de problemas; a importância da literatura infantil na resolução de problemas; e, por fim, o ensino e a aprendizagem da multiplicação e da divisão. Inserido no paradigma interpretativo, o estudo é de natureza qualitativa e com uma metodologia baseada na investigação-ação. No estudo participaram vinte e seis alunos do 3.º ano de escolaridade, tendo sido escolhidos três alunos para que se realizasse uma análise aprofundada das resoluções dos seus problemas. A recolha de dados foi realizada durante a intervenção no contexto através de observação participante, entrevistas informais, recolha documental e inquérito por questionário. As conclusões deste estudo evidenciam que os alunos utilizaram, no primeiro problema de multiplicação, estratégias maioritariamente aditivas e, no segundo problema, estratégias exclusivamente multiplicativas. Nos problemas de divisão a estratégia mais utilizada é o uso de produtos conhecidos, sendo esta uma estratégia multiplicativa. Para além disto, os dados sugerem que o uso de histórias infantis parece ter permitido que os alunos ficassem mais motivados para a resolução de problemas de multiplicação e de divisão, facilitando assim o desenvolvimento das suas aprendizagens.The main objective of this study, in the field of Mathematics education, is to understand how the use of children's stories favours multiplication and division problem solving. As such, the study aims to identify how students address multiplication and division problems and how they perceive problem-solving tasks using children's stories. The literature review is divided into three distinct sections: problem solving; the role of children's literature in problem solving; and, finally, the teaching and learning of multiplication and division. Adopting the interpretive paradigm, the study is of a qualitative nature and follows an action research-based methodology. Twenty-six Year 3 class pupils (8-9 years) participated in the study, and the problem resolution of three pupils was object of an in-depth analysis. Data collection was performed during the didactic intervention period using participant observation, informal interviews, documentary collection, and questionnaire survey. The results show that students used, in the first multiplication problem, mostly additive strategies and, in the second problem, exclusively multiplicative strategies. Division problems were mostly solved using known product strategy, being this a multiplicative strategy. In addition, findings suggest that the use of children's stories motivated pupils for multiplication and division problem-solving tasks, thus facilitating the learning process.Mendes, FátimaRepositório ComumRibeiro, Beatriz Russo2019-02-08T11:22:30Z2018-122019-022018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/27770TID:202162346porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:54:49Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/27770Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:38.099141Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Histórias com desafios matemáticos - a literatura infantil como meio potenciador da resolução de problemas matemáticos |
title |
Histórias com desafios matemáticos - a literatura infantil como meio potenciador da resolução de problemas matemáticos |
spellingShingle |
Histórias com desafios matemáticos - a literatura infantil como meio potenciador da resolução de problemas matemáticos Ribeiro, Beatriz Russo Resolução de problemas Multiplicação e divisão Estratégias de resolução de problemas Histórias infantis Problem solving Multiplication and division Problem solving strategic Children's stories |
title_short |
Histórias com desafios matemáticos - a literatura infantil como meio potenciador da resolução de problemas matemáticos |
title_full |
Histórias com desafios matemáticos - a literatura infantil como meio potenciador da resolução de problemas matemáticos |
title_fullStr |
Histórias com desafios matemáticos - a literatura infantil como meio potenciador da resolução de problemas matemáticos |
title_full_unstemmed |
Histórias com desafios matemáticos - a literatura infantil como meio potenciador da resolução de problemas matemáticos |
title_sort |
Histórias com desafios matemáticos - a literatura infantil como meio potenciador da resolução de problemas matemáticos |
author |
Ribeiro, Beatriz Russo |
author_facet |
Ribeiro, Beatriz Russo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mendes, Fátima Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Beatriz Russo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de problemas Multiplicação e divisão Estratégias de resolução de problemas Histórias infantis Problem solving Multiplication and division Problem solving strategic Children's stories |
topic |
Resolução de problemas Multiplicação e divisão Estratégias de resolução de problemas Histórias infantis Problem solving Multiplication and division Problem solving strategic Children's stories |
description |
O presente estudo, no âmbito da Matemática, tem como principal objetivo compreender o modo como o uso de histórias infantis potencia a aprendizagem da resolução de problemas de multiplicação e de divisão. Como tal, pretende identificar como é que os alunos resolvem os problemas de multiplicação e de divisão e como percecionam o trabalho de resolução de problemas a partir de histórias infantis. A revisão da literatura encontra-se dividida em três secções distintas: resolução de problemas; a importância da literatura infantil na resolução de problemas; e, por fim, o ensino e a aprendizagem da multiplicação e da divisão. Inserido no paradigma interpretativo, o estudo é de natureza qualitativa e com uma metodologia baseada na investigação-ação. No estudo participaram vinte e seis alunos do 3.º ano de escolaridade, tendo sido escolhidos três alunos para que se realizasse uma análise aprofundada das resoluções dos seus problemas. A recolha de dados foi realizada durante a intervenção no contexto através de observação participante, entrevistas informais, recolha documental e inquérito por questionário. As conclusões deste estudo evidenciam que os alunos utilizaram, no primeiro problema de multiplicação, estratégias maioritariamente aditivas e, no segundo problema, estratégias exclusivamente multiplicativas. Nos problemas de divisão a estratégia mais utilizada é o uso de produtos conhecidos, sendo esta uma estratégia multiplicativa. Para além disto, os dados sugerem que o uso de histórias infantis parece ter permitido que os alunos ficassem mais motivados para a resolução de problemas de multiplicação e de divisão, facilitando assim o desenvolvimento das suas aprendizagens. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12 2018-12-01T00:00:00Z 2019-02-08T11:22:30Z 2019-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/27770 TID:202162346 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/27770 |
identifier_str_mv |
TID:202162346 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135372809076736 |