Wakanda e representatividade : o filme pantera negra como prática pedagógica para a educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262707 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo apresentar o filme Pantera Negra como material pedagógico para a Educação Infantil. A primeira etapa da educação básica é um espaço privilegiado para se trabalhar a diversidade étnica presente na cultura brasileira, pois é nesta etapa da educação que acontece a escolarização inicial. Assim, falar sobre representatividade negra, a partir do cinema, ajuda na construção das identidades e da autoestima das crianças. Uma vez que o filme Pantera Negra, conta a história de T'Challa, um príncipe e super herói negro do reino fictício de Wakanda, na África, que representa um outro modelo de representatividade e civilização negra. O filme se consagrou como a maior referência que a indústria do entretenimento já produziu para o empoderamento do povo negro, colaborando para a desconstrução da África como um continente que não produziu ciência e conhecimentos ao longo de sua história. Neste trabalho serão apresentadas duas práticas realizadas por professoras da educação infantil sobre o filme Pantera Negra que se tornou um grande potencial para se trabalhar em sala de aula com as crianças. Pois por meio da narrativa fílmica podemos aprender e ensinar sobre a construção de conhecimentos contextualizados e interseccionados, que promovam uma educação antirracista e de valorização da história e da cultura africana e afro-brasileira potencialmente representativa. |
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