Qualidade de vida no trabalho : a satisfação dos funcionários de uma agência do banco Alfa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hitz, Cléo Jair
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29887
Resumo: O aumento significativo da competitividade, conseqüência da globalização dos mercados, tem levado às organizações à busca incessante por mudanças que reflitam em aumento da produtividade, com o objetivo de melhorar seu desempenho e posicionamento frente à concorrência. Com as instituições bancárias não é diferente, as mudanças acontecem muito rapidamente e a busca pelo aumento da lucratividade passou a ser uma constante. Este cenário tem gerado altos níveis de stress nos trabalhadores bancários, o que reforça a necessidade de ferramentas de gestão que tragam melhoria à qualidade de vida destes trabalhadores. O objetivo principal deste estudo foi avaliar a satisfação dos colaboradores de uma agência do banco Alfa no que diz respeito à qualidade de vida no trabalho (QVT). Para fundamentar o estudo foi realizada uma revisão teórica que tratou de temas como as mudanças do trabalho no setor bancário, a evolução histórica dos estudos sobre a QVT, seus principais conceitos e definições, e diversos modelos de indicadores para aferição da QVT. Utilizou-se na pesquisa uma abordagem quantitativa e qualitativa. Os dados foram coletados através da aplicação de questionário – a todos os funcionários da agência – com perguntas fechadas baseadas nas dimensões de Walton (1973, apud RODRIGUES, 2002), e abertas, para que não só se verificasse dados numéricos, mas também se pudesse obter respostas em profundidade sobre o tema. Os dados coletados foram descritos e analisados. De forma geral, os dados obtidos indicam que a maioria dos funcionários está satisfeita com os indicadores de qualidade de vida no trabalho propostos na pesquisa. Porém, há aspectos que apresentaram expressivo número de insatisfeitos, como, por exemplo, no que diz respeito à remuneração recebida, à oportunidade de ascensão profissional e, ao treinamento e capacitação, o que deve ser considerado, e poderá servir de subsídio à administração da agência e do banco na implementação de ações de melhoria na QVT dos funcionários.
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