Como marcas se conectam com atletas como ativo estratégico: uma análise da utilização da Rayssa Leal pela Nike e Docile

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petinelli, Bruno Stimamilio
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253657
Resumo: Este estudo discorre sobre como as marcas humanas podem ser um ativo estratégico para a estratégia de marcas comerciais. Este estudo fez um recorte de como a Nike e a Docile, utilizaram a atleta Rayssa Leal como uma ferramenta para reforço nas suas respectivas identidade e imagem de marca, além de uma ferramenta de relacionamento e ações de relacionamento. Para este estudo foram utilizados alguns autores para uma construção de conhecimento mais completa como: Aaker (2007), Kotler (2012), Tavares (1998), Kapferer (2004), Thomson (2006), Vásquez (2007), Parmentier e Fischer (2012), Summers e Morgan (2008). Nesse contexto, foram analisadas as estratégias utilizadas pelas marcas através de campanhas, publicações no Instagram e plataformas digitais como YouTube. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Para se chegar nos objetivos propostos, os principais temas abordados foram marca, identidade e imagem de marca, relacionamento e marcas humanas. Concluiu-se por meio da pesquisa desenvolvida a importância da análise do profissional a conduzir essa inserção da marca humana na estratégia. É preciso considerar todas as oportunidades possíveis que possam trazer benefícios à marca alinhados com a identidade, imagem e posicionamento das mesmas. Além disso, de como as marcas humanas é um tema que precisa ser mais estudado e utilizado pelos comunicadores e como as marcas podem utilizar a mesma marca humana para vieses comunicacionais diferentes.
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