A visão de estudantes sobre formas geométricas : uma abordagem via fotografias e GeoGebra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236517 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma proposta que explora os conceitos de Geometria Plana por meio do software GeoGebra para o desenvolvimento de hábitos do pensamento matemático. A proposta tem como objetivo analisar as potencialidades que o GeoGebra, vinculado a uma sequência de atividades, pode proporcionar à visualização e à compreensão de alguns conceitos do conteúdo em questão. Essa proposta tem relação com a utilização de tecnologias digitais, pois faz com que as figuras se tornem representações dinâmicas. A pesquisa desenvolvida tem caráter qualitativo e a aplicação da prática foi com os alunos do quinto ano do ensino fundamental. Essa análise da produção dos alunos tem como embasamento o construcionismo de Seymour Papert e o trabalho desenvolvido dos Hábitos de Pensamento de Goldenberg. Por meio da análise foi possível observar a construção de conceitos matemáticos em cada etapa das atividades e como a utilização do GeoGebra contribuiu para a aprendizagem de formas geométricas via uso de fotografias. |
id |
UFRGS-2_95357b0a63a17895eba93be88b1a080a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236517 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Uchiumi, Thiago OssamuBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2022-04-05T04:39:45Z2021http://hdl.handle.net/10183/236517001139282Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma proposta que explora os conceitos de Geometria Plana por meio do software GeoGebra para o desenvolvimento de hábitos do pensamento matemático. A proposta tem como objetivo analisar as potencialidades que o GeoGebra, vinculado a uma sequência de atividades, pode proporcionar à visualização e à compreensão de alguns conceitos do conteúdo em questão. Essa proposta tem relação com a utilização de tecnologias digitais, pois faz com que as figuras se tornem representações dinâmicas. A pesquisa desenvolvida tem caráter qualitativo e a aplicação da prática foi com os alunos do quinto ano do ensino fundamental. Essa análise da produção dos alunos tem como embasamento o construcionismo de Seymour Papert e o trabalho desenvolvido dos Hábitos de Pensamento de Goldenberg. Por meio da análise foi possível observar a construção de conceitos matemáticos em cada etapa das atividades e como a utilização do GeoGebra contribuiu para a aprendizagem de formas geométricas via uso de fotografias.This research presents a proposal that explores concepts of Plane Geometry through the GeoGebra software for the development of mathematical thinking habits. The objective is to analyze how the GeoGebra may increase the visualization and understanding of some concepts regarding Plane Geometry linked to a sequence of activities. This proposal is associated with the use of digital technologies since the figures become dynamic representations. The research developed has a qualitative character; the application of the practice was made with students from the fifth grade of an elementary school. This analysis of the students' production is based on Constructionism by Seymour Papert and the work developed on Thinking Habits by Goldenberg. Through the studies, it was possible to observe the construction of mathematical knowledge at each stage of the activities, and also, how the use of GeoGebra might increase the learning of geometric shapes.application/pdfporGeometria dinâmicaPensamento matemáticoEnsino fundamentalDynamic geometryMathematical lerning habitsElementary schoolA visão de estudantes sobre formas geométricas : uma abordagem via fotografias e GeoGebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2021Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139282.pdf.txt001139282.pdf.txtExtracted Texttext/plain93385http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236517/2/001139282.pdf.txtb6592f89222e373c85f7f67a5b2ce5ceMD52ORIGINAL001139282.pdfTexto completoapplication/pdf1906814http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236517/1/001139282.pdfea1cf0f51f5589dd50d760a794deefe2MD5110183/2365172022-04-20 04:47:18.520039oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236517Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:47:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A visão de estudantes sobre formas geométricas : uma abordagem via fotografias e GeoGebra |
title |
A visão de estudantes sobre formas geométricas : uma abordagem via fotografias e GeoGebra |
spellingShingle |
A visão de estudantes sobre formas geométricas : uma abordagem via fotografias e GeoGebra Uchiumi, Thiago Ossamu Geometria dinâmica Pensamento matemático Ensino fundamental Dynamic geometry Mathematical lerning habits Elementary school |
title_short |
A visão de estudantes sobre formas geométricas : uma abordagem via fotografias e GeoGebra |
title_full |
A visão de estudantes sobre formas geométricas : uma abordagem via fotografias e GeoGebra |
title_fullStr |
A visão de estudantes sobre formas geométricas : uma abordagem via fotografias e GeoGebra |
title_full_unstemmed |
A visão de estudantes sobre formas geométricas : uma abordagem via fotografias e GeoGebra |
title_sort |
A visão de estudantes sobre formas geométricas : uma abordagem via fotografias e GeoGebra |
author |
Uchiumi, Thiago Ossamu |
author_facet |
Uchiumi, Thiago Ossamu |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Uchiumi, Thiago Ossamu |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
contributor_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria dinâmica Pensamento matemático Ensino fundamental |
topic |
Geometria dinâmica Pensamento matemático Ensino fundamental Dynamic geometry Mathematical lerning habits Elementary school |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Dynamic geometry Mathematical lerning habits Elementary school |
description |
Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma proposta que explora os conceitos de Geometria Plana por meio do software GeoGebra para o desenvolvimento de hábitos do pensamento matemático. A proposta tem como objetivo analisar as potencialidades que o GeoGebra, vinculado a uma sequência de atividades, pode proporcionar à visualização e à compreensão de alguns conceitos do conteúdo em questão. Essa proposta tem relação com a utilização de tecnologias digitais, pois faz com que as figuras se tornem representações dinâmicas. A pesquisa desenvolvida tem caráter qualitativo e a aplicação da prática foi com os alunos do quinto ano do ensino fundamental. Essa análise da produção dos alunos tem como embasamento o construcionismo de Seymour Papert e o trabalho desenvolvido dos Hábitos de Pensamento de Goldenberg. Por meio da análise foi possível observar a construção de conceitos matemáticos em cada etapa das atividades e como a utilização do GeoGebra contribuiu para a aprendizagem de formas geométricas via uso de fotografias. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-05T04:39:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/236517 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001139282 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/236517 |
identifier_str_mv |
001139282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236517/2/001139282.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236517/1/001139282.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b6592f89222e373c85f7f67a5b2ce5ce ea1cf0f51f5589dd50d760a794deefe2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447303437156352 |