A visão de estudantes sobre formas geométricas : uma abordagem via fotografias e GeoGebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uchiumi, Thiago Ossamu
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236517
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma proposta que explora os conceitos de Geometria Plana por meio do software GeoGebra para o desenvolvimento de hábitos do pensamento matemático. A proposta tem como objetivo analisar as potencialidades que o GeoGebra, vinculado a uma sequência de atividades, pode proporcionar à visualização e à compreensão de alguns conceitos do conteúdo em questão. Essa proposta tem relação com a utilização de tecnologias digitais, pois faz com que as figuras se tornem representações dinâmicas. A pesquisa desenvolvida tem caráter qualitativo e a aplicação da prática foi com os alunos do quinto ano do ensino fundamental. Essa análise da produção dos alunos tem como embasamento o construcionismo de Seymour Papert e o trabalho desenvolvido dos Hábitos de Pensamento de Goldenberg. Por meio da análise foi possível observar a construção de conceitos matemáticos em cada etapa das atividades e como a utilização do GeoGebra contribuiu para a aprendizagem de formas geométricas via uso de fotografias.
id UFRGS-2_95357b0a63a17895eba93be88b1a080a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236517
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Uchiumi, Thiago OssamuBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2022-04-05T04:39:45Z2021http://hdl.handle.net/10183/236517001139282Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma proposta que explora os conceitos de Geometria Plana por meio do software GeoGebra para o desenvolvimento de hábitos do pensamento matemático. A proposta tem como objetivo analisar as potencialidades que o GeoGebra, vinculado a uma sequência de atividades, pode proporcionar à visualização e à compreensão de alguns conceitos do conteúdo em questão. Essa proposta tem relação com a utilização de tecnologias digitais, pois faz com que as figuras se tornem representações dinâmicas. A pesquisa desenvolvida tem caráter qualitativo e a aplicação da prática foi com os alunos do quinto ano do ensino fundamental. Essa análise da produção dos alunos tem como embasamento o construcionismo de Seymour Papert e o trabalho desenvolvido dos Hábitos de Pensamento de Goldenberg. Por meio da análise foi possível observar a construção de conceitos matemáticos em cada etapa das atividades e como a utilização do GeoGebra contribuiu para a aprendizagem de formas geométricas via uso de fotografias.This research presents a proposal that explores concepts of Plane Geometry through the GeoGebra software for the development of mathematical thinking habits. The objective is to analyze how the GeoGebra may increase the visualization and understanding of some concepts regarding Plane Geometry linked to a sequence of activities. This proposal is associated with the use of digital technologies since the figures become dynamic representations. The research developed has a qualitative character; the application of the practice was made with students from the fifth grade of an elementary school. This analysis of the students' production is based on Constructionism by Seymour Papert and the work developed on Thinking Habits by Goldenberg. Through the studies, it was possible to observe the construction of mathematical knowledge at each stage of the activities, and also, how the use of GeoGebra might increase the learning of geometric shapes.application/pdfporGeometria dinâmicaPensamento matemáticoEnsino fundamentalDynamic geometryMathematical lerning habitsElementary schoolA visão de estudantes sobre formas geométricas : uma abordagem via fotografias e GeoGebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2021Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139282.pdf.txt001139282.pdf.txtExtracted Texttext/plain93385http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236517/2/001139282.pdf.txtb6592f89222e373c85f7f67a5b2ce5ceMD52ORIGINAL001139282.pdfTexto completoapplication/pdf1906814http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236517/1/001139282.pdfea1cf0f51f5589dd50d760a794deefe2MD5110183/2365172022-04-20 04:47:18.520039oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236517Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:47:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A visão de estudantes sobre formas geométricas : uma abordagem via fotografias e GeoGebra
title A visão de estudantes sobre formas geométricas : uma abordagem via fotografias e GeoGebra
spellingShingle A visão de estudantes sobre formas geométricas : uma abordagem via fotografias e GeoGebra
Uchiumi, Thiago Ossamu
Geometria dinâmica
Pensamento matemático
Ensino fundamental
Dynamic geometry
Mathematical lerning habits
Elementary school
title_short A visão de estudantes sobre formas geométricas : uma abordagem via fotografias e GeoGebra
title_full A visão de estudantes sobre formas geométricas : uma abordagem via fotografias e GeoGebra
title_fullStr A visão de estudantes sobre formas geométricas : uma abordagem via fotografias e GeoGebra
title_full_unstemmed A visão de estudantes sobre formas geométricas : uma abordagem via fotografias e GeoGebra
title_sort A visão de estudantes sobre formas geométricas : uma abordagem via fotografias e GeoGebra
author Uchiumi, Thiago Ossamu
author_facet Uchiumi, Thiago Ossamu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Uchiumi, Thiago Ossamu
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria dinâmica
Pensamento matemático
Ensino fundamental
topic Geometria dinâmica
Pensamento matemático
Ensino fundamental
Dynamic geometry
Mathematical lerning habits
Elementary school
dc.subject.eng.fl_str_mv Dynamic geometry
Mathematical lerning habits
Elementary school
description Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma proposta que explora os conceitos de Geometria Plana por meio do software GeoGebra para o desenvolvimento de hábitos do pensamento matemático. A proposta tem como objetivo analisar as potencialidades que o GeoGebra, vinculado a uma sequência de atividades, pode proporcionar à visualização e à compreensão de alguns conceitos do conteúdo em questão. Essa proposta tem relação com a utilização de tecnologias digitais, pois faz com que as figuras se tornem representações dinâmicas. A pesquisa desenvolvida tem caráter qualitativo e a aplicação da prática foi com os alunos do quinto ano do ensino fundamental. Essa análise da produção dos alunos tem como embasamento o construcionismo de Seymour Papert e o trabalho desenvolvido dos Hábitos de Pensamento de Goldenberg. Por meio da análise foi possível observar a construção de conceitos matemáticos em cada etapa das atividades e como a utilização do GeoGebra contribuiu para a aprendizagem de formas geométricas via uso de fotografias.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-05T04:39:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/236517
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001139282
url http://hdl.handle.net/10183/236517
identifier_str_mv 001139282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236517/2/001139282.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236517/1/001139282.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b6592f89222e373c85f7f67a5b2ce5ce
ea1cf0f51f5589dd50d760a794deefe2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447303437156352