Geometria e visualização: ensinando volume com o software GeoGebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Raissa Samara [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/180459
Resumo: Neste texto apresenta-se a pesquisa desenvolvida com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de São José dos Campos – SP. Os alunos realizaram atividades relacionadas a ideia de volume de um sólido geométrico no software GeoGebra. O objetivo da pesquisa é compreender como a visualização é/pode ser potencializada com as tecnologias em atividades de geometria. Para nos familiarizarmos com o tema visualização fizemos uma revisão teórica buscando entender o seu sentido no ensino de geometria e, também, sobre o trabalho com tecnologias em sala de aula. A partir do que se mostrou nas leituras, elaboramos atividades que pudessem favorecer a visualização com o software escolhido, o GeoGebra. Foram realizados sete encontros com os alunos que frequentam uma escola pública de ensino integral. Os encontros aconteceram no período destinado às atividades extracurriculares. A produção de dados da pesquisa se deu a partir da filmagem e transcrição dos encontros com os alunos. Na análise dos dados, seguindo o rigor da pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, voltamos nossa atenção para as possibilidades que foram abertas, a partir do software, para a aprendizagem do aluno. A interpretação nos permite dizer que o Movimento é uma possibilidade para a compreensão do objeto geométrico, a visualização é relevante para que aluno possa realizar investigações de propriedades geométricas e para a formação da ideia geométrica de volume. Estas são as Categorias de Análise que, ao serem discutidas, nos levam à compreensão de que há uma potencialidade para a aprendizagem geométrica com as tecnologias por haver a intenção do sujeito em compreender os desafios que o professor lhe propõe.
id UNSP_cf60983c69a81ccd9eb632bfbb37d020
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/180459
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Geometria e visualização: ensinando volume com o software GeoGebraGeometry and visualization: teaching volume with GeoGebra softwareFenomenologiaEducação matemáticaGeometria dinâmicaTecnologiasPhenomenologyMathematical educationDynamic geometryTechnologiesNeste texto apresenta-se a pesquisa desenvolvida com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de São José dos Campos – SP. Os alunos realizaram atividades relacionadas a ideia de volume de um sólido geométrico no software GeoGebra. O objetivo da pesquisa é compreender como a visualização é/pode ser potencializada com as tecnologias em atividades de geometria. Para nos familiarizarmos com o tema visualização fizemos uma revisão teórica buscando entender o seu sentido no ensino de geometria e, também, sobre o trabalho com tecnologias em sala de aula. A partir do que se mostrou nas leituras, elaboramos atividades que pudessem favorecer a visualização com o software escolhido, o GeoGebra. Foram realizados sete encontros com os alunos que frequentam uma escola pública de ensino integral. Os encontros aconteceram no período destinado às atividades extracurriculares. A produção de dados da pesquisa se deu a partir da filmagem e transcrição dos encontros com os alunos. Na análise dos dados, seguindo o rigor da pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, voltamos nossa atenção para as possibilidades que foram abertas, a partir do software, para a aprendizagem do aluno. A interpretação nos permite dizer que o Movimento é uma possibilidade para a compreensão do objeto geométrico, a visualização é relevante para que aluno possa realizar investigações de propriedades geométricas e para a formação da ideia geométrica de volume. Estas são as Categorias de Análise que, ao serem discutidas, nos levam à compreensão de que há uma potencialidade para a aprendizagem geométrica com as tecnologias por haver a intenção do sujeito em compreender os desafios que o professor lhe propõe.In this text the research developed with students of the 7th year of Elementary School of the Public Schools of São José dos Campos - SP. Students performed activities related to the idea of volume of a geometric solid in GeoGebra software. The goal of the research is to understand how visualization is / can be leveraged with technologies in geometry activities. In order to familiarize ourselves with the topic of visualization we have made a theoretical revision seeking to understand its meaning in the teaching of geometry and also on the work with technologies in the classroom. From what was shown in the readings, we elaborated activities that could favor the visualization with the chosen software, the GeoGebra. There were seven meetings with the students who attending a full time public school. The meetings took place in the period for extracurricular activities. The data production of the research was based on the filming and transcription of the meetings with the students. In the analysis of the data, following the rigor of the qualitative research of phenomenological approach, we turn our attention to the possibilities that were opened from the software for the student's learning. The interpretation allows us to say that the Movement is a possibility for the understanding of the geometric object, the visualization is relevant so that student can realize investigations of geometric properties and for the formation of the geometric idea of volume. These are the Categories of Analysis that, when its discussed, lead us to the understanding that there is a potential for geometric learning with the technologies for having the intention of the subject to understand the challenges that the teacher proposes to him.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sampaio, Raissa Samara [UNESP]2019-01-15T16:57:29Z2019-01-15T16:57:29Z2018-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18045900091163933004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-09-30T06:05:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/180459Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:35:03.441722Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Geometria e visualização: ensinando volume com o software GeoGebra
Geometry and visualization: teaching volume with GeoGebra software
title Geometria e visualização: ensinando volume com o software GeoGebra
spellingShingle Geometria e visualização: ensinando volume com o software GeoGebra
Sampaio, Raissa Samara [UNESP]
Fenomenologia
Educação matemática
Geometria dinâmica
Tecnologias
Phenomenology
Mathematical education
Dynamic geometry
Technologies
title_short Geometria e visualização: ensinando volume com o software GeoGebra
title_full Geometria e visualização: ensinando volume com o software GeoGebra
title_fullStr Geometria e visualização: ensinando volume com o software GeoGebra
title_full_unstemmed Geometria e visualização: ensinando volume com o software GeoGebra
title_sort Geometria e visualização: ensinando volume com o software GeoGebra
author Sampaio, Raissa Samara [UNESP]
author_facet Sampaio, Raissa Samara [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Raissa Samara [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Fenomenologia
Educação matemática
Geometria dinâmica
Tecnologias
Phenomenology
Mathematical education
Dynamic geometry
Technologies
topic Fenomenologia
Educação matemática
Geometria dinâmica
Tecnologias
Phenomenology
Mathematical education
Dynamic geometry
Technologies
description Neste texto apresenta-se a pesquisa desenvolvida com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de São José dos Campos – SP. Os alunos realizaram atividades relacionadas a ideia de volume de um sólido geométrico no software GeoGebra. O objetivo da pesquisa é compreender como a visualização é/pode ser potencializada com as tecnologias em atividades de geometria. Para nos familiarizarmos com o tema visualização fizemos uma revisão teórica buscando entender o seu sentido no ensino de geometria e, também, sobre o trabalho com tecnologias em sala de aula. A partir do que se mostrou nas leituras, elaboramos atividades que pudessem favorecer a visualização com o software escolhido, o GeoGebra. Foram realizados sete encontros com os alunos que frequentam uma escola pública de ensino integral. Os encontros aconteceram no período destinado às atividades extracurriculares. A produção de dados da pesquisa se deu a partir da filmagem e transcrição dos encontros com os alunos. Na análise dos dados, seguindo o rigor da pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, voltamos nossa atenção para as possibilidades que foram abertas, a partir do software, para a aprendizagem do aluno. A interpretação nos permite dizer que o Movimento é uma possibilidade para a compreensão do objeto geométrico, a visualização é relevante para que aluno possa realizar investigações de propriedades geométricas e para a formação da ideia geométrica de volume. Estas são as Categorias de Análise que, ao serem discutidas, nos levam à compreensão de que há uma potencialidade para a aprendizagem geométrica com as tecnologias por haver a intenção do sujeito em compreender os desafios que o professor lhe propõe.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-13
2019-01-15T16:57:29Z
2019-01-15T16:57:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/180459
000911639
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/180459
identifier_str_mv 000911639
33004137031P7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128250274119680