Transtornos alimentares em estudantes de nutrição : uma revisão sistemática da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Stefannie Brehm
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223241
Resumo: Introdução: Os transtornos alimentares são quadros psiquiátricos caracterizados por disfunções na alimentação e/ou comportamento alimentar que levam a prejuízos à saúde física, psicológica e social. Objetivo: O objetivo dessa revisão foi avaliar se cursar nutrição tem relação com a ocorrência de transtornos alimentares ou sintomas de TAs em ser aluno. Métodos: Foi realizada busca no PubMed associando descritores sinônimos de transtornos alimentares, nutrição e estudantes. Dos 173 artigos resultantes da busca, 22 atenderam os critérios de elegibilidade: estudos em estudantes universitários de nutrição e avaliação da ocorrência de transtorno alimentar. Resultados: Alguns estudos apontaram que, de fato, há relação entre ser aluno do curso de nutrição e apresentar transtorno alimentar. Outros artigos não encontraram diferenças no risco de desenvolver transtorno alimentar entre cursos, sugerindo que outras razões pré-existentes contribuam para maior prevalência observada. Ortorexia, que é um comportamento alimentar disfuncional e insatisfação com a imagem corporal, que é um sintoma de transtorno alimentar parecem surgir mais frequentemente durante o curso de nutrição, em especial entre as estudantes do sexo feminino. Conclusão: Embora achados confirmem a relação entre o curso de nutrição e a ocorrência de transtorno alimentar em seus alunos, não se pode afirmar sobre causalidade, necessitando mais estudos para maior compreensão sobre os mecanismos envolvidos que expliquem essa relação. A principal implicação dessa revisão é alertar para a real possibilidade da maior ocorrência de transtornos alimentares em estudantes de nutrição, dando ênfase aos impactos negativos na vida – pessoal, estudantil e profissional – dessas pessoas. Alertando, também, para o impacto na vida de outros, principalmente seus futuros pacientes.
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Outros artigos não encontraram diferenças no risco de desenvolver transtorno alimentar entre cursos, sugerindo que outras razões pré-existentes contribuam para maior prevalência observada. Ortorexia, que é um comportamento alimentar disfuncional e insatisfação com a imagem corporal, que é um sintoma de transtorno alimentar parecem surgir mais frequentemente durante o curso de nutrição, em especial entre as estudantes do sexo feminino. Conclusão: Embora achados confirmem a relação entre o curso de nutrição e a ocorrência de transtorno alimentar em seus alunos, não se pode afirmar sobre causalidade, necessitando mais estudos para maior compreensão sobre os mecanismos envolvidos que expliquem essa relação. A principal implicação dessa revisão é alertar para a real possibilidade da maior ocorrência de transtornos alimentares em estudantes de nutrição, dando ênfase aos impactos negativos na vida – pessoal, estudantil e profissional – dessas pessoas. Alertando, também, para o impacto na vida de outros, principalmente seus futuros pacientes.Introduction: Eating disorders are psychiatric conditions characterized by dysfunctions in food intake and/or eating behaviors that lead to damage to physical, psychological, and social health. Objective: The purpose of this review was to assess whether studying Nutrition is related to the occurrence of eating disorders or eating disorders symptoms while being a student. Methods: A search was performed in PubMed associating synonyms related to eating disorders, nutrition, and students. Of the 173 articles resulting from the search, 22 met the eligibility criteria: studies on undergraduate nutrition students and assessment of the occurrence of eating disorders. Results: Some studies have pointed out that, in fact, the prevalence of eating disorders is higher in nutrition students compared to students from other courses. Other articles did not find differences in the risk of developing eating disorders between courses, suggesting that other pre-existing reasons contribute to the greater observed prevalence. Orthorexia, which is a dysfunctional eating behavior and dissatisfaction with body image, which is an eating disorder symptom seem to appear more frequently during the Nutrition course, especially among female students. Conclusion: Although these findings confirm the postulated relationship between the nutrition course and the occurrence of eating disorders in students, causality cannot be stated, requiring further studies to better understand the mechanisms involved to explain this relationship. The main implication of this review is to alert to the real possibility of a greater occurrence of eating disorders in nutrition students, emphasizing the negative impacts on their lives - personal, as students and professionals, also alerting to the impact on the lives of others, especially their future patients.application/pdfporTranstornos da alimentação e da ingestão de alimentosEstudantesUniversidadesCiências da nutriçãoTranstorno da compulsão alimentarTranstorno da evitação ou restrição da ingestão de alimentosRevisão sistemáticaFeeding and eating disordersBinge-eating disorderAvoidant restrictive food intake disorderNutritional sciencesEducationStudent health servicesTranstornos alimentares em estudantes de nutrição : uma revisão sistemática da literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPorto Alegre, BR-RS2021Nutriçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126457.pdf.txt001126457.pdf.txtExtracted Texttext/plain66949http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223241/2/001126457.pdf.txtfbaf44be3e28e4e4db7a97ea76cc48f6MD52ORIGINAL001126457.pdfTexto parcialapplication/pdf360164http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223241/1/001126457.pdfc544b9fcfa17361a93b4448836860eb4MD5110183/2232412023-10-07 03:44:24.116354oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223241Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-07T06:44:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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