Cartografando currículos em escola de surdos : artes, nexos e educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/205486 |
Resumo: | Este texto foi construído a partir da descrição de alguns currículos inventados ao longo de encontros de formação de professores e gestores em escola de surdos da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Com a proposição de Atelier Pedagógico, os encontros de formação produziram movimentos entre os professores na discussão sobre a aprendizagem de alunos surdos com ou sem deficiência. A pesquisa seguiu o método da cartografia (DELEUZE, 2006; GALLI, 2012; KASTRUP 2007). Os ateliês serviram para que afirmássemos uma cultura visual bilíngue entre-diferenças, com a defesa plena de direito à escola e às suas ensinagens para todos os alunos surdos. Ao longo dessa pesquisa nos dedicamos a pensar nas construções coletivas para um currículo em uma escola que se propõem bilíngue, por meio de ações que afirmam a escolarização e a aprendizagem de alunos surdos com deficiência promovida em meio a uma cultura visual. |
id |
UFRGS-2_955a4638659f856186a917d91f4dcb0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205486 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gai, Daniele NoalGiordani, Liliane Ferrari2020-02-06T04:17:22Z20152525-6203http://hdl.handle.net/10183/205486000993093Este texto foi construído a partir da descrição de alguns currículos inventados ao longo de encontros de formação de professores e gestores em escola de surdos da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Com a proposição de Atelier Pedagógico, os encontros de formação produziram movimentos entre os professores na discussão sobre a aprendizagem de alunos surdos com ou sem deficiência. A pesquisa seguiu o método da cartografia (DELEUZE, 2006; GALLI, 2012; KASTRUP 2007). Os ateliês serviram para que afirmássemos uma cultura visual bilíngue entre-diferenças, com a defesa plena de direito à escola e às suas ensinagens para todos os alunos surdos. Ao longo dessa pesquisa nos dedicamos a pensar nas construções coletivas para um currículo em uma escola que se propõem bilíngue, por meio de ações que afirmam a escolarização e a aprendizagem de alunos surdos com deficiência promovida em meio a uma cultura visual.This text was constructed from the description of some curriculum invented over teacher training meetings and managers on school for the deaf in the municipal Porto Alegre teaching network. With the proposition Pedagogical Workshop, training meetings produced movements among teachers on the discussion about the learning process of deaf students with or without disabilities. The research followed the mapping method (Deleuze, 2006; GALLI, 2012; KASTRUP, 2007). The workshops served us to stand for a visual bilingual culture betweendifferences, with the defense of full right to schools and their teaching for all deaf students. During this research we dedicated ourselves to think about collective constructions for a curriculum in a school which proposes to be bilingual, through actions that affirm the education and learning of deaf students with disabilities promoted amid a visual culture.application/pdfporEspaço : informativo técnico-científico do INES. Rio de Janeiro, RJ. N. 43 (jan./jun. 2015), p. 77-90ArtesCurrículoProfessorSurdoLíngua Brasileira de Sinais (LIBRAS)ProfessorDeafnessTeachersSchoolArtLibrasCurriculumCartografando currículos em escola de surdos : artes, nexos e educaçãoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000993093.pdf.txt000993093.pdf.txtExtracted Texttext/plain28703http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205486/2/000993093.pdf.txt8c07ff963c626abf2e2667df7b0b047bMD52ORIGINAL000993093.pdfTexto completoapplication/pdf495099http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205486/1/000993093.pdf628fba58491750f4b47b34e21dbc0c50MD5110183/2054862023-06-25 03:43:18.208564oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205486Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-25T06:43:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cartografando currículos em escola de surdos : artes, nexos e educação |
title |
Cartografando currículos em escola de surdos : artes, nexos e educação |
spellingShingle |
Cartografando currículos em escola de surdos : artes, nexos e educação Gai, Daniele Noal Artes Currículo Professor Surdo Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Professor Deafness Teachers School Art Libras Curriculum |
title_short |
Cartografando currículos em escola de surdos : artes, nexos e educação |
title_full |
Cartografando currículos em escola de surdos : artes, nexos e educação |
title_fullStr |
Cartografando currículos em escola de surdos : artes, nexos e educação |
title_full_unstemmed |
Cartografando currículos em escola de surdos : artes, nexos e educação |
title_sort |
Cartografando currículos em escola de surdos : artes, nexos e educação |
author |
Gai, Daniele Noal |
author_facet |
Gai, Daniele Noal Giordani, Liliane Ferrari |
author_role |
author |
author2 |
Giordani, Liliane Ferrari |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gai, Daniele Noal Giordani, Liliane Ferrari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes Currículo Professor Surdo Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Professor |
topic |
Artes Currículo Professor Surdo Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Professor Deafness Teachers School Art Libras Curriculum |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Deafness Teachers School Art Libras Curriculum |
description |
Este texto foi construído a partir da descrição de alguns currículos inventados ao longo de encontros de formação de professores e gestores em escola de surdos da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Com a proposição de Atelier Pedagógico, os encontros de formação produziram movimentos entre os professores na discussão sobre a aprendizagem de alunos surdos com ou sem deficiência. A pesquisa seguiu o método da cartografia (DELEUZE, 2006; GALLI, 2012; KASTRUP 2007). Os ateliês serviram para que afirmássemos uma cultura visual bilíngue entre-diferenças, com a defesa plena de direito à escola e às suas ensinagens para todos os alunos surdos. Ao longo dessa pesquisa nos dedicamos a pensar nas construções coletivas para um currículo em uma escola que se propõem bilíngue, por meio de ações que afirmam a escolarização e a aprendizagem de alunos surdos com deficiência promovida em meio a uma cultura visual. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-06T04:17:22Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/205486 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2525-6203 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000993093 |
identifier_str_mv |
2525-6203 000993093 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/205486 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Espaço : informativo técnico-científico do INES. Rio de Janeiro, RJ. N. 43 (jan./jun. 2015), p. 77-90 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205486/2/000993093.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205486/1/000993093.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8c07ff963c626abf2e2667df7b0b047b 628fba58491750f4b47b34e21dbc0c50 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1792790410497622016 |