Cartografando currículos em escola de surdos : artes, nexos e educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gai, Daniele Noal
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Giordani, Liliane Ferrari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/205486
Resumo: Este texto foi construído a partir da descrição de alguns currículos inventados ao longo de encontros de formação de professores e gestores em escola de surdos da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Com a proposição de Atelier Pedagógico, os encontros de formação produziram movimentos entre os professores na discussão sobre a aprendizagem de alunos surdos com ou sem deficiência. A pesquisa seguiu o método da cartografia (DELEUZE, 2006; GALLI, 2012; KASTRUP 2007). Os ateliês serviram para que afirmássemos uma cultura visual bilíngue entre-diferenças, com a defesa plena de direito à escola e às suas ensinagens para todos os alunos surdos. Ao longo dessa pesquisa nos dedicamos a pensar nas construções coletivas para um currículo em uma escola que se propõem bilíngue, por meio de ações que afirmam a escolarização e a aprendizagem de alunos surdos com deficiência promovida em meio a uma cultura visual.
id UFRGS-2_955a4638659f856186a917d91f4dcb0b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205486
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gai, Daniele NoalGiordani, Liliane Ferrari2020-02-06T04:17:22Z20152525-6203http://hdl.handle.net/10183/205486000993093Este texto foi construído a partir da descrição de alguns currículos inventados ao longo de encontros de formação de professores e gestores em escola de surdos da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Com a proposição de Atelier Pedagógico, os encontros de formação produziram movimentos entre os professores na discussão sobre a aprendizagem de alunos surdos com ou sem deficiência. A pesquisa seguiu o método da cartografia (DELEUZE, 2006; GALLI, 2012; KASTRUP 2007). Os ateliês serviram para que afirmássemos uma cultura visual bilíngue entre-diferenças, com a defesa plena de direito à escola e às suas ensinagens para todos os alunos surdos. Ao longo dessa pesquisa nos dedicamos a pensar nas construções coletivas para um currículo em uma escola que se propõem bilíngue, por meio de ações que afirmam a escolarização e a aprendizagem de alunos surdos com deficiência promovida em meio a uma cultura visual.This text was constructed from the description of some curriculum invented over teacher training meetings and managers on school for the deaf in the municipal Porto Alegre teaching network. With the proposition Pedagogical Workshop, training meetings produced movements among teachers on the discussion about the learning process of deaf students with or without disabilities. The research followed the mapping method (Deleuze, 2006; GALLI, 2012; KASTRUP, 2007). The workshops served us to stand for a visual bilingual culture betweendifferences, with the defense of full right to schools and their teaching for all deaf students. During this research we dedicated ourselves to think about collective constructions for a curriculum in a school which proposes to be bilingual, through actions that affirm the education and learning of deaf students with disabilities promoted amid a visual culture.application/pdfporEspaço : informativo técnico-científico do INES. Rio de Janeiro, RJ. N. 43 (jan./jun. 2015), p. 77-90ArtesCurrículoProfessorSurdoLíngua Brasileira de Sinais (LIBRAS)ProfessorDeafnessTeachersSchoolArtLibrasCurriculumCartografando currículos em escola de surdos : artes, nexos e educaçãoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000993093.pdf.txt000993093.pdf.txtExtracted Texttext/plain28703http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205486/2/000993093.pdf.txt8c07ff963c626abf2e2667df7b0b047bMD52ORIGINAL000993093.pdfTexto completoapplication/pdf495099http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205486/1/000993093.pdf628fba58491750f4b47b34e21dbc0c50MD5110183/2054862023-06-25 03:43:18.208564oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205486Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-25T06:43:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cartografando currículos em escola de surdos : artes, nexos e educação
title Cartografando currículos em escola de surdos : artes, nexos e educação
spellingShingle Cartografando currículos em escola de surdos : artes, nexos e educação
Gai, Daniele Noal
Artes
Currículo
Professor
Surdo
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Professor
Deafness
Teachers
School
Art
Libras
Curriculum
title_short Cartografando currículos em escola de surdos : artes, nexos e educação
title_full Cartografando currículos em escola de surdos : artes, nexos e educação
title_fullStr Cartografando currículos em escola de surdos : artes, nexos e educação
title_full_unstemmed Cartografando currículos em escola de surdos : artes, nexos e educação
title_sort Cartografando currículos em escola de surdos : artes, nexos e educação
author Gai, Daniele Noal
author_facet Gai, Daniele Noal
Giordani, Liliane Ferrari
author_role author
author2 Giordani, Liliane Ferrari
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gai, Daniele Noal
Giordani, Liliane Ferrari
dc.subject.por.fl_str_mv Artes
Currículo
Professor
Surdo
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Professor
topic Artes
Currículo
Professor
Surdo
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Professor
Deafness
Teachers
School
Art
Libras
Curriculum
dc.subject.eng.fl_str_mv Deafness
Teachers
School
Art
Libras
Curriculum
description Este texto foi construído a partir da descrição de alguns currículos inventados ao longo de encontros de formação de professores e gestores em escola de surdos da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Com a proposição de Atelier Pedagógico, os encontros de formação produziram movimentos entre os professores na discussão sobre a aprendizagem de alunos surdos com ou sem deficiência. A pesquisa seguiu o método da cartografia (DELEUZE, 2006; GALLI, 2012; KASTRUP 2007). Os ateliês serviram para que afirmássemos uma cultura visual bilíngue entre-diferenças, com a defesa plena de direito à escola e às suas ensinagens para todos os alunos surdos. Ao longo dessa pesquisa nos dedicamos a pensar nas construções coletivas para um currículo em uma escola que se propõem bilíngue, por meio de ações que afirmam a escolarização e a aprendizagem de alunos surdos com deficiência promovida em meio a uma cultura visual.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-06T04:17:22Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/205486
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-6203
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000993093
identifier_str_mv 2525-6203
000993093
url http://hdl.handle.net/10183/205486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Espaço : informativo técnico-científico do INES. Rio de Janeiro, RJ. N. 43 (jan./jun. 2015), p. 77-90
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205486/2/000993093.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205486/1/000993093.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c07ff963c626abf2e2667df7b0b047b
628fba58491750f4b47b34e21dbc0c50
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792790410497622016