Formação de professores e escola básica : perspectivas para a pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25926 |
Resumo: | O artigo tem por objetivo rever como historicamente vem se constituindo a relação entre a formação do professor em curso superior e a qualificação da escola básica, para compreender as propostas que estão hoje colocadas para a formação universitária de professores, principalmente as perspectivas para a licenciatura em Pedagogia, tendo em vista o Decreto Nº 3.276/99, que transfere para os cursos normais superiores a formação de professores para a educação infantil e as séries iniciais do ensino fundamental. |
id |
UFRGS-2_956b09846d10d25f0e752fe033ceba67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25926 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ribeiro, Marlene2010-09-22T04:18:39Z20000100-3143http://hdl.handle.net/10183/25926000289570O artigo tem por objetivo rever como historicamente vem se constituindo a relação entre a formação do professor em curso superior e a qualificação da escola básica, para compreender as propostas que estão hoje colocadas para a formação universitária de professores, principalmente as perspectivas para a licenciatura em Pedagogia, tendo em vista o Decreto Nº 3.276/99, que transfere para os cursos normais superiores a formação de professores para a educação infantil e as séries iniciais do ensino fundamental.The purpose of this paper is to observe how the relationship between teacher education and the quality of elementary education has been historically constituted. This effort aims at understanding the new proposals for teacher education, at the University level, specially the perspectives to students that major in Pedagogy, taking into account the law 3.276/99. This law transfers the responsability for the formation of pre-school and elementary teachers from Universities to College-level Normal Schools.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 25, n. 2 (jul./dez. 2000), p. 179-202ProfessorFormaçãoEducação básicaPedagogiaBrasilTeachers graduationSocial movements and educationPedagogy and basic educationFormação de professores e escola básica : perspectivas para a pedagogiaTeacher education and elementary school: perspectives for pedagogy info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000289570.pdf.txt000289570.pdf.txtExtracted Texttext/plain1591http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25926/2/000289570.pdf.txt2a84399d1321efa8658b7d09d812b1b5MD52ORIGINAL000289570.pdf000289570.pdfTexto completoapplication/pdf59720http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25926/1/000289570.pdf2df996b3b553b1bb7af93625c0af38baMD51THUMBNAIL000289570.pdf.jpg000289570.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1304http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25926/3/000289570.pdf.jpg2d64ce25b31dd69d4e37078f54c793a0MD5310183/259262018-10-17 08:32:37.337oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25926Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-17T11:32:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação de professores e escola básica : perspectivas para a pedagogia |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Teacher education and elementary school: perspectives for pedagogy |
title |
Formação de professores e escola básica : perspectivas para a pedagogia |
spellingShingle |
Formação de professores e escola básica : perspectivas para a pedagogia Ribeiro, Marlene Professor Formação Educação básica Pedagogia Brasil Teachers graduation Social movements and education Pedagogy and basic education |
title_short |
Formação de professores e escola básica : perspectivas para a pedagogia |
title_full |
Formação de professores e escola básica : perspectivas para a pedagogia |
title_fullStr |
Formação de professores e escola básica : perspectivas para a pedagogia |
title_full_unstemmed |
Formação de professores e escola básica : perspectivas para a pedagogia |
title_sort |
Formação de professores e escola básica : perspectivas para a pedagogia |
author |
Ribeiro, Marlene |
author_facet |
Ribeiro, Marlene |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Marlene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Formação Educação básica Pedagogia Brasil |
topic |
Professor Formação Educação básica Pedagogia Brasil Teachers graduation Social movements and education Pedagogy and basic education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teachers graduation Social movements and education Pedagogy and basic education |
description |
O artigo tem por objetivo rever como historicamente vem se constituindo a relação entre a formação do professor em curso superior e a qualificação da escola básica, para compreender as propostas que estão hoje colocadas para a formação universitária de professores, principalmente as perspectivas para a licenciatura em Pedagogia, tendo em vista o Decreto Nº 3.276/99, que transfere para os cursos normais superiores a formação de professores para a educação infantil e as séries iniciais do ensino fundamental. |
publishDate |
2000 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2000 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-09-22T04:18:39Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25926 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000289570 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000289570 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25926 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 25, n. 2 (jul./dez. 2000), p. 179-202 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25926/2/000289570.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25926/1/000289570.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25926/3/000289570.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2a84399d1321efa8658b7d09d812b1b5 2df996b3b553b1bb7af93625c0af38ba 2d64ce25b31dd69d4e37078f54c793a0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724814816706560 |