Diretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serbim, Andreivna Kharenine
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/107807
Resumo: A formação profissional do enfermeiro de qualidade é essencial para uma assistência integral em saúde. O presente estudo do tipo qualitativo desvela as percepções de acadêmicos de enfermagem acerca de sua formação considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais que regulam a Enfermagem. Evidencia-se o entendimento dos acadêmicos de enfermagem em relação ao currículo e às Diretrizes Curriculares Nacionais e o conhecimento de suas percepções acerca da formação em enfermagem para uma atuação profissional plena. Os sujeitos do estudo foram os alunos formandos 2007/1 do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou-se entrevistas e os dados foram analisados entre março e abril de 2007, contemplando percepções de dez acadêmicos de enfermagem, aos quais atribuiu-se letras do alfabeto como codinome. Os acadêmicos de enfermagem evidenciaram que tanto o currículo do Curso de Enfermagem quanto as Diretrizes Curriculares contribuem para um perfil de formação desejado para o enfermeiro e qualificado para o exercício da Enfermagem. Entretanto, percebem o quanto é estreita a sua relação enquanto sujeitos em formação com a Universidade, o Curso, o Projeto Político Pedagógico, destacando aspectos importantes relacionados ao ensino e à aprendizagem, evidenciando o papel do aluno e do professor na formação do perfil do egresso.
id UFRGS-2_956db193a4661cbb8f9a7315d857a3c2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107807
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Serbim, Andreivna KharenineKaiser, Dagmar Elaine2014-12-05T02:16:55Z2007http://hdl.handle.net/10183/107807000605277A formação profissional do enfermeiro de qualidade é essencial para uma assistência integral em saúde. O presente estudo do tipo qualitativo desvela as percepções de acadêmicos de enfermagem acerca de sua formação considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais que regulam a Enfermagem. Evidencia-se o entendimento dos acadêmicos de enfermagem em relação ao currículo e às Diretrizes Curriculares Nacionais e o conhecimento de suas percepções acerca da formação em enfermagem para uma atuação profissional plena. Os sujeitos do estudo foram os alunos formandos 2007/1 do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou-se entrevistas e os dados foram analisados entre março e abril de 2007, contemplando percepções de dez acadêmicos de enfermagem, aos quais atribuiu-se letras do alfabeto como codinome. Os acadêmicos de enfermagem evidenciaram que tanto o currículo do Curso de Enfermagem quanto as Diretrizes Curriculares contribuem para um perfil de formação desejado para o enfermeiro e qualificado para o exercício da Enfermagem. Entretanto, percebem o quanto é estreita a sua relação enquanto sujeitos em formação com a Universidade, o Curso, o Projeto Político Pedagógico, destacando aspectos importantes relacionados ao ensino e à aprendizagem, evidenciando o papel do aluno e do professor na formação do perfil do egresso.application/pdfporEstudantes de enfermagemEnfermagem : GraduaçãoDiretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2007Enfermagemgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000605277.pdf000605277.pdfTexto completoapplication/pdf353782http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107807/1/000605277.pdfbcd5095ecc166c1f5e9683b8be12eb2bMD51TEXT000605277.pdf.txt000605277.pdf.txtExtracted Texttext/plain86863http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107807/2/000605277.pdf.txte9462810cacee6cb2aa44316836522d4MD52THUMBNAIL000605277.pdf.jpg000605277.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1005http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107807/3/000605277.pdf.jpg5ebb70089ebc02d97816b3eec7f4a0a6MD5310183/1078072018-10-22 08:30:56.113oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107807Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:30:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem
title Diretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem
spellingShingle Diretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem
Serbim, Andreivna Kharenine
Estudantes de enfermagem
Enfermagem : Graduação
title_short Diretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem
title_full Diretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem
title_fullStr Diretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem
title_full_unstemmed Diretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem
title_sort Diretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem
author Serbim, Andreivna Kharenine
author_facet Serbim, Andreivna Kharenine
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serbim, Andreivna Kharenine
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kaiser, Dagmar Elaine
contributor_str_mv Kaiser, Dagmar Elaine
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes de enfermagem
Enfermagem : Graduação
topic Estudantes de enfermagem
Enfermagem : Graduação
description A formação profissional do enfermeiro de qualidade é essencial para uma assistência integral em saúde. O presente estudo do tipo qualitativo desvela as percepções de acadêmicos de enfermagem acerca de sua formação considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais que regulam a Enfermagem. Evidencia-se o entendimento dos acadêmicos de enfermagem em relação ao currículo e às Diretrizes Curriculares Nacionais e o conhecimento de suas percepções acerca da formação em enfermagem para uma atuação profissional plena. Os sujeitos do estudo foram os alunos formandos 2007/1 do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou-se entrevistas e os dados foram analisados entre março e abril de 2007, contemplando percepções de dez acadêmicos de enfermagem, aos quais atribuiu-se letras do alfabeto como codinome. Os acadêmicos de enfermagem evidenciaram que tanto o currículo do Curso de Enfermagem quanto as Diretrizes Curriculares contribuem para um perfil de formação desejado para o enfermeiro e qualificado para o exercício da Enfermagem. Entretanto, percebem o quanto é estreita a sua relação enquanto sujeitos em formação com a Universidade, o Curso, o Projeto Político Pedagógico, destacando aspectos importantes relacionados ao ensino e à aprendizagem, evidenciando o papel do aluno e do professor na formação do perfil do egresso.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-05T02:16:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/107807
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000605277
url http://hdl.handle.net/10183/107807
identifier_str_mv 000605277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107807/1/000605277.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107807/2/000605277.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107807/3/000605277.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bcd5095ecc166c1f5e9683b8be12eb2b
e9462810cacee6cb2aa44316836522d4
5ebb70089ebc02d97816b3eec7f4a0a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447137214791680