Diretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/107807 |
Resumo: | A formação profissional do enfermeiro de qualidade é essencial para uma assistência integral em saúde. O presente estudo do tipo qualitativo desvela as percepções de acadêmicos de enfermagem acerca de sua formação considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais que regulam a Enfermagem. Evidencia-se o entendimento dos acadêmicos de enfermagem em relação ao currículo e às Diretrizes Curriculares Nacionais e o conhecimento de suas percepções acerca da formação em enfermagem para uma atuação profissional plena. Os sujeitos do estudo foram os alunos formandos 2007/1 do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou-se entrevistas e os dados foram analisados entre março e abril de 2007, contemplando percepções de dez acadêmicos de enfermagem, aos quais atribuiu-se letras do alfabeto como codinome. Os acadêmicos de enfermagem evidenciaram que tanto o currículo do Curso de Enfermagem quanto as Diretrizes Curriculares contribuem para um perfil de formação desejado para o enfermeiro e qualificado para o exercício da Enfermagem. Entretanto, percebem o quanto é estreita a sua relação enquanto sujeitos em formação com a Universidade, o Curso, o Projeto Político Pedagógico, destacando aspectos importantes relacionados ao ensino e à aprendizagem, evidenciando o papel do aluno e do professor na formação do perfil do egresso. |
id |
UFRGS-2_956db193a4661cbb8f9a7315d857a3c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107807 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Serbim, Andreivna KharenineKaiser, Dagmar Elaine2014-12-05T02:16:55Z2007http://hdl.handle.net/10183/107807000605277A formação profissional do enfermeiro de qualidade é essencial para uma assistência integral em saúde. O presente estudo do tipo qualitativo desvela as percepções de acadêmicos de enfermagem acerca de sua formação considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais que regulam a Enfermagem. Evidencia-se o entendimento dos acadêmicos de enfermagem em relação ao currículo e às Diretrizes Curriculares Nacionais e o conhecimento de suas percepções acerca da formação em enfermagem para uma atuação profissional plena. Os sujeitos do estudo foram os alunos formandos 2007/1 do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou-se entrevistas e os dados foram analisados entre março e abril de 2007, contemplando percepções de dez acadêmicos de enfermagem, aos quais atribuiu-se letras do alfabeto como codinome. Os acadêmicos de enfermagem evidenciaram que tanto o currículo do Curso de Enfermagem quanto as Diretrizes Curriculares contribuem para um perfil de formação desejado para o enfermeiro e qualificado para o exercício da Enfermagem. Entretanto, percebem o quanto é estreita a sua relação enquanto sujeitos em formação com a Universidade, o Curso, o Projeto Político Pedagógico, destacando aspectos importantes relacionados ao ensino e à aprendizagem, evidenciando o papel do aluno e do professor na formação do perfil do egresso.application/pdfporEstudantes de enfermagemEnfermagem : GraduaçãoDiretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2007Enfermagemgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000605277.pdf000605277.pdfTexto completoapplication/pdf353782http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107807/1/000605277.pdfbcd5095ecc166c1f5e9683b8be12eb2bMD51TEXT000605277.pdf.txt000605277.pdf.txtExtracted Texttext/plain86863http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107807/2/000605277.pdf.txte9462810cacee6cb2aa44316836522d4MD52THUMBNAIL000605277.pdf.jpg000605277.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1005http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107807/3/000605277.pdf.jpg5ebb70089ebc02d97816b3eec7f4a0a6MD5310183/1078072018-10-22 08:30:56.113oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107807Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:30:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Diretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem |
title |
Diretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem |
spellingShingle |
Diretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem Serbim, Andreivna Kharenine Estudantes de enfermagem Enfermagem : Graduação |
title_short |
Diretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem |
title_full |
Diretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem |
title_fullStr |
Diretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem |
title_full_unstemmed |
Diretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem |
title_sort |
Diretrizes curriculares nacionais : percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem |
author |
Serbim, Andreivna Kharenine |
author_facet |
Serbim, Andreivna Kharenine |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serbim, Andreivna Kharenine |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kaiser, Dagmar Elaine |
contributor_str_mv |
Kaiser, Dagmar Elaine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes de enfermagem Enfermagem : Graduação |
topic |
Estudantes de enfermagem Enfermagem : Graduação |
description |
A formação profissional do enfermeiro de qualidade é essencial para uma assistência integral em saúde. O presente estudo do tipo qualitativo desvela as percepções de acadêmicos de enfermagem acerca de sua formação considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais que regulam a Enfermagem. Evidencia-se o entendimento dos acadêmicos de enfermagem em relação ao currículo e às Diretrizes Curriculares Nacionais e o conhecimento de suas percepções acerca da formação em enfermagem para uma atuação profissional plena. Os sujeitos do estudo foram os alunos formandos 2007/1 do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou-se entrevistas e os dados foram analisados entre março e abril de 2007, contemplando percepções de dez acadêmicos de enfermagem, aos quais atribuiu-se letras do alfabeto como codinome. Os acadêmicos de enfermagem evidenciaram que tanto o currículo do Curso de Enfermagem quanto as Diretrizes Curriculares contribuem para um perfil de formação desejado para o enfermeiro e qualificado para o exercício da Enfermagem. Entretanto, percebem o quanto é estreita a sua relação enquanto sujeitos em formação com a Universidade, o Curso, o Projeto Político Pedagógico, destacando aspectos importantes relacionados ao ensino e à aprendizagem, evidenciando o papel do aluno e do professor na formação do perfil do egresso. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-05T02:16:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/107807 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000605277 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/107807 |
identifier_str_mv |
000605277 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107807/1/000605277.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107807/2/000605277.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107807/3/000605277.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bcd5095ecc166c1f5e9683b8be12eb2b e9462810cacee6cb2aa44316836522d4 5ebb70089ebc02d97816b3eec7f4a0a6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447137214791680 |