Políticas públicas para a educação infantil no Brasil : desafios à consolidação do direito no contexto emergente da nova filantropia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Maria Luiza Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Peroni, Vera Maria Vidal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188939
Resumo: No texto analisam-se avanços e tensões no campo das políticas públicas educacionais no sentido da efetivação do direito à educação infantil no Brasil. A avaliação da trajetória dessa etapa educacional de 1996 até os dias atuais evidencia a consolidação de um conjunto normativo regulador que não garantiu acesso e qualidade para todos. Argumentamos que a concepção de educação infantil presente nos dispositivos legais ainda não se materializou plenamente em políticas públicas garantidoras desse direito educacional, estando, de fato, fortemente ameaçada por modelos privatistas caracterizados como uma nova filantropia, constituída de investidores sociais privados organizados em institutos e fundações que defendem investimentos na primeira infância com argumentos economicistas.
id UFRGS-2_9595b769c8ab7395cd836028e25fd388
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188939
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Flores, Maria Luiza RodriguesPeroni, Vera Maria Vidal2019-02-20T02:37:19Z20180104-4311http://hdl.handle.net/10183/188939001084916No texto analisam-se avanços e tensões no campo das políticas públicas educacionais no sentido da efetivação do direito à educação infantil no Brasil. A avaliação da trajetória dessa etapa educacional de 1996 até os dias atuais evidencia a consolidação de um conjunto normativo regulador que não garantiu acesso e qualidade para todos. Argumentamos que a concepção de educação infantil presente nos dispositivos legais ainda não se materializou plenamente em políticas públicas garantidoras desse direito educacional, estando, de fato, fortemente ameaçada por modelos privatistas caracterizados como uma nova filantropia, constituída de investidores sociais privados organizados em institutos e fundações que defendem investimentos na primeira infância com argumentos economicistas.application/pdfporRoteiro (Joaçaba). Joaçaba, SC. Vol. 43, n. 1 (jan./abr. 2018), p. 133-154Educação infantilQualidadePolítica educacionalPrivatizaçãoPolíticas públicas para a educação infantil no Brasil : desafios à consolidação do direito no contexto emergente da nova filantropiaPublic policies for early childhood education in Brazil : challenges to the consolidation of the law in the emerging context of new philanthropyPolíticas públicas para la educación infantil en Brasil : desafíos para la consolidación del derecho en el contexto emergente de la nueva filantropiainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001084916.pdf.txt001084916.pdf.txtExtracted Texttext/plain50799http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188939/2/001084916.pdf.txt55627b5f040af7d764e1f7a5cc69b82eMD52ORIGINAL001084916.pdfTexto completoapplication/pdf367349http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188939/1/001084916.pdf64c368ccec14b23c84d0448e3bf9fc08MD5110183/1889392020-06-03 03:45:15.372177oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188939Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-06-03T06:45:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Políticas públicas para a educação infantil no Brasil : desafios à consolidação do direito no contexto emergente da nova filantropia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Public policies for early childhood education in Brazil : challenges to the consolidation of the law in the emerging context of new philanthropy
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Políticas públicas para la educación infantil en Brasil : desafíos para la consolidación del derecho en el contexto emergente de la nueva filantropia
title Políticas públicas para a educação infantil no Brasil : desafios à consolidação do direito no contexto emergente da nova filantropia
spellingShingle Políticas públicas para a educação infantil no Brasil : desafios à consolidação do direito no contexto emergente da nova filantropia
Flores, Maria Luiza Rodrigues
Educação infantil
Qualidade
Política educacional
Privatização
title_short Políticas públicas para a educação infantil no Brasil : desafios à consolidação do direito no contexto emergente da nova filantropia
title_full Políticas públicas para a educação infantil no Brasil : desafios à consolidação do direito no contexto emergente da nova filantropia
title_fullStr Políticas públicas para a educação infantil no Brasil : desafios à consolidação do direito no contexto emergente da nova filantropia
title_full_unstemmed Políticas públicas para a educação infantil no Brasil : desafios à consolidação do direito no contexto emergente da nova filantropia
title_sort Políticas públicas para a educação infantil no Brasil : desafios à consolidação do direito no contexto emergente da nova filantropia
author Flores, Maria Luiza Rodrigues
author_facet Flores, Maria Luiza Rodrigues
Peroni, Vera Maria Vidal
author_role author
author2 Peroni, Vera Maria Vidal
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Maria Luiza Rodrigues
Peroni, Vera Maria Vidal
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Qualidade
Política educacional
Privatização
topic Educação infantil
Qualidade
Política educacional
Privatização
description No texto analisam-se avanços e tensões no campo das políticas públicas educacionais no sentido da efetivação do direito à educação infantil no Brasil. A avaliação da trajetória dessa etapa educacional de 1996 até os dias atuais evidencia a consolidação de um conjunto normativo regulador que não garantiu acesso e qualidade para todos. Argumentamos que a concepção de educação infantil presente nos dispositivos legais ainda não se materializou plenamente em políticas públicas garantidoras desse direito educacional, estando, de fato, fortemente ameaçada por modelos privatistas caracterizados como uma nova filantropia, constituída de investidores sociais privados organizados em institutos e fundações que defendem investimentos na primeira infância com argumentos economicistas.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-20T02:37:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/188939
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-4311
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001084916
identifier_str_mv 0104-4311
001084916
url http://hdl.handle.net/10183/188939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba). Joaçaba, SC. Vol. 43, n. 1 (jan./abr. 2018), p. 133-154
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188939/2/001084916.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188939/1/001084916.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 55627b5f040af7d764e1f7a5cc69b82e
64c368ccec14b23c84d0448e3bf9fc08
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224963379691520