Implantação de sistema de avaliação de desempenho em clínica de serviços médicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Caroline Belsarena
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117283
Resumo: O atual contexto empresarial é conhecido pela busca de diferenciais competitivos que sejam capazes de agregar valor às organizações e aos empreendedores de maneira consistente e perene ao longo do tempo. O planejamento e mapeamento estratégicos apresentam-se como ferramentas que proporcionam diferencial competitivo, principalmente, para as pequenas e médias empresas, pelo fato destas possuírem maiores dificuldades técnica e financeira na elaboração de um planejamento estratégico e na sua execução, quando comparadas às grandes empresas. A mensuração de desempenho é um meio importante e necessário para o crescimento e a melhoria contínua, porque sem medição torna-se difícil gerenciar atividades e controlar os esforços empreendidos. O principal objetivo da medição de desempenho é indicar à organização se a mesma encontra-se no caminho certo para a consecução de seus objetivos estratégicos. O presente trabalho desenvolveu os principais objetivos estratégicos, definiu indicadores e metas, e estruturou o mapa estratégico de uma clínica de serviços médicos de pequeno porte. A cada etapa, o resultado foi explicado e validado com a empresa-foco. O estudo realizado já demonstrou sua utilidade para os gestores à medida que possibilitou conhecer informações básicas de gestão, tais como planejamento estratégico, definição dos processos críticos, Balanced Scorecard. A organização-foco pretende executar o sistema de avaliação de desempenho aqui desenvolvido no início de 2015, assim que houver a implantação do sistema informatizado, que auxiliará na geração dos relatórios necessários, previsto para o mês de janeiro de 2015.
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