Práticas de qualidade de vida no trabalho na agência bancária alfa na região do Alto Jacuí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ana Rita Godoy de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29808
Resumo: A qualidade de vida no trabalho compreende entre muitos aspectos, a relação do trabalhador com a organização, o relacionamento entre colegas e chefia, as condições físicas de trabalho, remuneração, tempo para lazer, oportunidades de crescimento e ascensão. Especialmente nos dias atuais, em que a competitividade e a exigência de excelência profissional tornaram-se parte da realidade do profissional, faz-se necessário avaliar em que medida a questão da qualidade de vida no trabalho é entendida. Portanto, este estudo objetivou uma análise qualitativa da satisfação dos funcionários em relação à sua qualidade de vida no trabalho, dentro de uma agência bancária na região do Alto Jacuí, Rio Grande do Sul. Trata-se de uma agência de pequeno porte, com um quadro funcional reduzido. A temática traz, em seu referencial, a abordagem do conceito de QVT segundo diferentes autores, bem como modelos propostos, com ênfase ao modelo de Walton (1973). Além disso, analisa-se a QVT na perspectiva do setor bancário, uma vez que, dadas as mudanças por que tem passado, demanda um olhar especial neste aspecto. Para tanto esta pesquisa utilizou-se de uma abordagem qualitativa e como método o estudo de caso. Após a análise de alguns modelos de QVT difundidos na literatura, optou-se por relacionar alguns quesitos constantes no modelo de Walton (1973) para a realização da entrevista, que foi composta por perguntas abertas, gerando resultados qualitativos, que foram analisados através da transcrição das falas mais significativas, relacionando-as às teorias propostas. Por meio da análise, constatou-se fatores favoráveis, tais como bem estar e satisfação no trabalho e também fatores críticos como baixa remuneração, estresse causado por excesso de trabalho e cobrança assídua de resultados financeiros (pressão por resultados). Cabe lembrar que a QVT dos trabalhadores tem influência direta no relacionamento social e familiar, mas também interfere no relacionamento dos funcionários com os clientes da agência, um dos motivos pelo qual deve ser repensado pelas instituições.
id UFRGS-2_965ae346a74a70e7a3f7ec8f310d2883
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29808
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Ana Rita Godoy dePiccinini, Valmiria CarolinaMartins, Bibiana Volkmer2011-06-28T06:00:19Z2010http://hdl.handle.net/10183/29808000778642A qualidade de vida no trabalho compreende entre muitos aspectos, a relação do trabalhador com a organização, o relacionamento entre colegas e chefia, as condições físicas de trabalho, remuneração, tempo para lazer, oportunidades de crescimento e ascensão. Especialmente nos dias atuais, em que a competitividade e a exigência de excelência profissional tornaram-se parte da realidade do profissional, faz-se necessário avaliar em que medida a questão da qualidade de vida no trabalho é entendida. Portanto, este estudo objetivou uma análise qualitativa da satisfação dos funcionários em relação à sua qualidade de vida no trabalho, dentro de uma agência bancária na região do Alto Jacuí, Rio Grande do Sul. Trata-se de uma agência de pequeno porte, com um quadro funcional reduzido. A temática traz, em seu referencial, a abordagem do conceito de QVT segundo diferentes autores, bem como modelos propostos, com ênfase ao modelo de Walton (1973). Além disso, analisa-se a QVT na perspectiva do setor bancário, uma vez que, dadas as mudanças por que tem passado, demanda um olhar especial neste aspecto. Para tanto esta pesquisa utilizou-se de uma abordagem qualitativa e como método o estudo de caso. Após a análise de alguns modelos de QVT difundidos na literatura, optou-se por relacionar alguns quesitos constantes no modelo de Walton (1973) para a realização da entrevista, que foi composta por perguntas abertas, gerando resultados qualitativos, que foram analisados através da transcrição das falas mais significativas, relacionando-as às teorias propostas. Por meio da análise, constatou-se fatores favoráveis, tais como bem estar e satisfação no trabalho e também fatores críticos como baixa remuneração, estresse causado por excesso de trabalho e cobrança assídua de resultados financeiros (pressão por resultados). Cabe lembrar que a QVT dos trabalhadores tem influência direta no relacionamento social e familiar, mas também interfere no relacionamento dos funcionários com os clientes da agência, um dos motivos pelo qual deve ser repensado pelas instituições.application/pdfporQualidade de vida no trabalhoSetor bancárioPráticas de qualidade de vida no trabalho na agência bancária alfa na região do Alto Jacuíinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000778642.pdf.txt000778642.pdf.txtExtracted Texttext/plain94166http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29808/2/000778642.pdf.txt8b7ff0cb9fcccc171db3ddc337103beeMD52ORIGINAL000778642.pdf000778642.pdfTexto completoapplication/pdf429586http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29808/1/000778642.pdfa2b9bf06cf8ea0a64df9ceb1a5956342MD51THUMBNAIL000778642.pdf.jpg000778642.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1130http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29808/3/000778642.pdf.jpg6a760c34439c980b9d31e7d0f8ecf198MD5310183/298082018-10-09 09:22:41.802oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29808Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:22:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas de qualidade de vida no trabalho na agência bancária alfa na região do Alto Jacuí
title Práticas de qualidade de vida no trabalho na agência bancária alfa na região do Alto Jacuí
spellingShingle Práticas de qualidade de vida no trabalho na agência bancária alfa na região do Alto Jacuí
Souza, Ana Rita Godoy de
Qualidade de vida no trabalho
Setor bancário
title_short Práticas de qualidade de vida no trabalho na agência bancária alfa na região do Alto Jacuí
title_full Práticas de qualidade de vida no trabalho na agência bancária alfa na região do Alto Jacuí
title_fullStr Práticas de qualidade de vida no trabalho na agência bancária alfa na região do Alto Jacuí
title_full_unstemmed Práticas de qualidade de vida no trabalho na agência bancária alfa na região do Alto Jacuí
title_sort Práticas de qualidade de vida no trabalho na agência bancária alfa na região do Alto Jacuí
author Souza, Ana Rita Godoy de
author_facet Souza, Ana Rita Godoy de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ana Rita Godoy de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Piccinini, Valmiria Carolina
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Martins, Bibiana Volkmer
contributor_str_mv Piccinini, Valmiria Carolina
Martins, Bibiana Volkmer
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade de vida no trabalho
Setor bancário
topic Qualidade de vida no trabalho
Setor bancário
description A qualidade de vida no trabalho compreende entre muitos aspectos, a relação do trabalhador com a organização, o relacionamento entre colegas e chefia, as condições físicas de trabalho, remuneração, tempo para lazer, oportunidades de crescimento e ascensão. Especialmente nos dias atuais, em que a competitividade e a exigência de excelência profissional tornaram-se parte da realidade do profissional, faz-se necessário avaliar em que medida a questão da qualidade de vida no trabalho é entendida. Portanto, este estudo objetivou uma análise qualitativa da satisfação dos funcionários em relação à sua qualidade de vida no trabalho, dentro de uma agência bancária na região do Alto Jacuí, Rio Grande do Sul. Trata-se de uma agência de pequeno porte, com um quadro funcional reduzido. A temática traz, em seu referencial, a abordagem do conceito de QVT segundo diferentes autores, bem como modelos propostos, com ênfase ao modelo de Walton (1973). Além disso, analisa-se a QVT na perspectiva do setor bancário, uma vez que, dadas as mudanças por que tem passado, demanda um olhar especial neste aspecto. Para tanto esta pesquisa utilizou-se de uma abordagem qualitativa e como método o estudo de caso. Após a análise de alguns modelos de QVT difundidos na literatura, optou-se por relacionar alguns quesitos constantes no modelo de Walton (1973) para a realização da entrevista, que foi composta por perguntas abertas, gerando resultados qualitativos, que foram analisados através da transcrição das falas mais significativas, relacionando-as às teorias propostas. Por meio da análise, constatou-se fatores favoráveis, tais como bem estar e satisfação no trabalho e também fatores críticos como baixa remuneração, estresse causado por excesso de trabalho e cobrança assídua de resultados financeiros (pressão por resultados). Cabe lembrar que a QVT dos trabalhadores tem influência direta no relacionamento social e familiar, mas também interfere no relacionamento dos funcionários com os clientes da agência, um dos motivos pelo qual deve ser repensado pelas instituições.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-28T06:00:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29808
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000778642
url http://hdl.handle.net/10183/29808
identifier_str_mv 000778642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29808/2/000778642.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29808/1/000778642.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29808/3/000778642.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b7ff0cb9fcccc171db3ddc337103bee
a2b9bf06cf8ea0a64df9ceb1a5956342
6a760c34439c980b9d31e7d0f8ecf198
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447059894894592