Piaget e a consciência moral : um kantismo evolutivo?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25663 |
Resumo: | Este artigo apresenta os principais resultados de uma pesquisa sobre a teoria da moral de Jean Piaget. No estudo de seus textos sobre a moral, utilizamos o método da análise estrutural. Essa análise possibilitou-nos descobrir em Recherche o seu plano inicial de pesquisa e propor uma interpretação original do significado de seu livro O julgamento moral na criança. Além disso, constatamos que ele buscou traçar o caminho que conduz o ser humano da anomia à autonomia moral. Esses resultados permitiram explicar por que a sua teoria da moral, assim como a sua teoria do conhecimento, pode ser compreendida como um kantismo evolutivo. Palavras-chave: Ética; desenvolvimento moral; construtivismo. |
id |
UFRGS-2_27bee8ceddca2d57f7c8d096e949fd7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25663 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Freitas, Lia Beatriz de Lucca2010-09-11T04:20:34Z20020102-7972http://hdl.handle.net/10183/25663000375878Este artigo apresenta os principais resultados de uma pesquisa sobre a teoria da moral de Jean Piaget. No estudo de seus textos sobre a moral, utilizamos o método da análise estrutural. Essa análise possibilitou-nos descobrir em Recherche o seu plano inicial de pesquisa e propor uma interpretação original do significado de seu livro O julgamento moral na criança. Além disso, constatamos que ele buscou traçar o caminho que conduz o ser humano da anomia à autonomia moral. Esses resultados permitiram explicar por que a sua teoria da moral, assim como a sua teoria do conhecimento, pode ser compreendida como um kantismo evolutivo. Palavras-chave: Ética; desenvolvimento moral; construtivismo.This paper gives the main results of a research on Piagets theory of morality. In the study of his texts on morality, the method of structural analysis was used. This analysis made it possible to discover in Recherche his initial research project and to propose an original interpretation of his book The moral judgment of the child. Besides, it became evident that he tried to outline the way which leads the human being from a non-moral world to moral autonomy. These results show that his theory of morality, as well as his theory of knowledge, may be understood as an evolving kantism.application/pdfporPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 15, n. 2 (2002), p. 303-308Desenvolvimento moralEtica (psicologia)Ética socialPiaget, Jean 1896-1980. Crítica e interpretaçãoEthicsMoral developmentConstructivismPiaget e a consciência moral : um kantismo evolutivo?Piaget and the moral conscience: an evolving kantism?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000375878.pdf.txt000375878.pdf.txtExtracted Texttext/plain31740http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25663/2/000375878.pdf.txt5f81c852cf584b81dabbdf8936799f08MD52ORIGINAL000375878.pdf000375878.pdfTexto completoapplication/pdf165414http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25663/1/000375878.pdfbd8d8cac48b106962e5ceb27f3d6853fMD51THUMBNAIL000375878.pdf.jpg000375878.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1762http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25663/3/000375878.pdf.jpga9dee6cc6170e216439748988c6663a4MD5310183/256632018-10-17 08:39:47.706oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25663Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-17T11:39:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Piaget e a consciência moral : um kantismo evolutivo? |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Piaget and the moral conscience: an evolving kantism? |
title |
Piaget e a consciência moral : um kantismo evolutivo? |
spellingShingle |
Piaget e a consciência moral : um kantismo evolutivo? Freitas, Lia Beatriz de Lucca Desenvolvimento moral Etica (psicologia) Ética social Piaget, Jean 1896-1980. Crítica e interpretação Ethics Moral development Constructivism |
title_short |
Piaget e a consciência moral : um kantismo evolutivo? |
title_full |
Piaget e a consciência moral : um kantismo evolutivo? |
title_fullStr |
Piaget e a consciência moral : um kantismo evolutivo? |
title_full_unstemmed |
Piaget e a consciência moral : um kantismo evolutivo? |
title_sort |
Piaget e a consciência moral : um kantismo evolutivo? |
author |
Freitas, Lia Beatriz de Lucca |
author_facet |
Freitas, Lia Beatriz de Lucca |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Lia Beatriz de Lucca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento moral Etica (psicologia) Ética social Piaget, Jean 1896-1980. Crítica e interpretação |
topic |
Desenvolvimento moral Etica (psicologia) Ética social Piaget, Jean 1896-1980. Crítica e interpretação Ethics Moral development Constructivism |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Ethics Moral development Constructivism |
description |
Este artigo apresenta os principais resultados de uma pesquisa sobre a teoria da moral de Jean Piaget. No estudo de seus textos sobre a moral, utilizamos o método da análise estrutural. Essa análise possibilitou-nos descobrir em Recherche o seu plano inicial de pesquisa e propor uma interpretação original do significado de seu livro O julgamento moral na criança. Além disso, constatamos que ele buscou traçar o caminho que conduz o ser humano da anomia à autonomia moral. Esses resultados permitiram explicar por que a sua teoria da moral, assim como a sua teoria do conhecimento, pode ser compreendida como um kantismo evolutivo. Palavras-chave: Ética; desenvolvimento moral; construtivismo. |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-09-11T04:20:34Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25663 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-7972 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000375878 |
identifier_str_mv |
0102-7972 000375878 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25663 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 15, n. 2 (2002), p. 303-308 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25663/2/000375878.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25663/1/000375878.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25663/3/000375878.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5f81c852cf584b81dabbdf8936799f08 bd8d8cac48b106962e5ceb27f3d6853f a9dee6cc6170e216439748988c6663a4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1824427067725316096 |