Os jogos no ensino de combinatória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/212828 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo estudar as contribuições dos jogos no ensino de Análise Combinatória. Para tanto, assumiu como pergunta diretriz: Quais as potencialidades dos jogos no ensino de Combinatória? Para a realização desta pesquisa foram feitas oficinas de jogos com estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual situada no município de Porto Alegre. Como suporte teórico são utilizados os estudos sobre a Investigação Matemática, uma vez que tal tendência pode proporcionar a elaboração de conjecturas, formulação de hipóteses e desta forma proporcionar uma maior autonomia ao discente. Como consequência desse trabalho, conclui-se que a utilização dos jogos em sala de aula proporcionaram noções do pensamento combinatório nos estudantes e possibilitaram um ambiente rico de discussões dando a oportunidade de aprenderem com os colegas. |
id |
UFRGS-2_96d54c93a21e48b910123e536858d711 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212828 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Matheus da CostaFioreze, Leandra Anversa2020-08-12T03:35:43Z2019http://hdl.handle.net/10183/212828001116448Este trabalho tem como objetivo estudar as contribuições dos jogos no ensino de Análise Combinatória. Para tanto, assumiu como pergunta diretriz: Quais as potencialidades dos jogos no ensino de Combinatória? Para a realização desta pesquisa foram feitas oficinas de jogos com estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual situada no município de Porto Alegre. Como suporte teórico são utilizados os estudos sobre a Investigação Matemática, uma vez que tal tendência pode proporcionar a elaboração de conjecturas, formulação de hipóteses e desta forma proporcionar uma maior autonomia ao discente. Como consequência desse trabalho, conclui-se que a utilização dos jogos em sala de aula proporcionaram noções do pensamento combinatório nos estudantes e possibilitaram um ambiente rico de discussões dando a oportunidade de aprenderem com os colegas.This paper aims to study the contributions of games in the teaching of Combinatorial Analysis. To this end, it took as a guiding question: What are the potentialities of games in the teaching of Combinatorics? For this research were made games workshops with students of the 9th grade of elementary school of a state school located in the city of Porto Alegre. As a theoretical support I use the studies on Mathematical Research, since such tendency can provide the student with the elaboration of conjectures, formulation of hypotheses and thus provide greater autonomy to the student. As a consequence of this work, it is concluded that the use of classroom games provided notions of combinatorial thinking in students and enabled a rich discussion environment giving the opportunity to learn from peers.application/pdfporAnálise combinatóriaJogos matemáticos : Educação matemática : Ensino : Sala de aula : AtividadesOs jogos no ensino de combinatóriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RSMatemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116448.pdf.txt001116448.pdf.txtExtracted Texttext/plain122226http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212828/2/001116448.pdf.txt2faf945be361a47aed6e8ccc62dc9d08MD52ORIGINAL001116448.pdfTexto completoapplication/pdf2422635http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212828/1/001116448.pdf0133d053f97ccc6dd5e4e4bcfca52866MD5110183/2128282020-08-13 03:35:35.682827oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212828Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-08-13T06:35:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os jogos no ensino de combinatória |
title |
Os jogos no ensino de combinatória |
spellingShingle |
Os jogos no ensino de combinatória Pereira, Matheus da Costa Análise combinatória Jogos matemáticos : Educação matemática : Ensino : Sala de aula : Atividades |
title_short |
Os jogos no ensino de combinatória |
title_full |
Os jogos no ensino de combinatória |
title_fullStr |
Os jogos no ensino de combinatória |
title_full_unstemmed |
Os jogos no ensino de combinatória |
title_sort |
Os jogos no ensino de combinatória |
author |
Pereira, Matheus da Costa |
author_facet |
Pereira, Matheus da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Matheus da Costa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fioreze, Leandra Anversa |
contributor_str_mv |
Fioreze, Leandra Anversa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise combinatória Jogos matemáticos : Educação matemática : Ensino : Sala de aula : Atividades |
topic |
Análise combinatória Jogos matemáticos : Educação matemática : Ensino : Sala de aula : Atividades |
description |
Este trabalho tem como objetivo estudar as contribuições dos jogos no ensino de Análise Combinatória. Para tanto, assumiu como pergunta diretriz: Quais as potencialidades dos jogos no ensino de Combinatória? Para a realização desta pesquisa foram feitas oficinas de jogos com estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual situada no município de Porto Alegre. Como suporte teórico são utilizados os estudos sobre a Investigação Matemática, uma vez que tal tendência pode proporcionar a elaboração de conjecturas, formulação de hipóteses e desta forma proporcionar uma maior autonomia ao discente. Como consequência desse trabalho, conclui-se que a utilização dos jogos em sala de aula proporcionaram noções do pensamento combinatório nos estudantes e possibilitaram um ambiente rico de discussões dando a oportunidade de aprenderem com os colegas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-12T03:35:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/212828 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001116448 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/212828 |
identifier_str_mv |
001116448 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212828/2/001116448.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212828/1/001116448.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2faf945be361a47aed6e8ccc62dc9d08 0133d053f97ccc6dd5e4e4bcfca52866 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224597721317376 |