Os jogos no ensino de combinatória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Matheus da Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212828
Resumo: Este trabalho tem como objetivo estudar as contribuições dos jogos no ensino de Análise Combinatória. Para tanto, assumiu como pergunta diretriz: Quais as potencialidades dos jogos no ensino de Combinatória? Para a realização desta pesquisa foram feitas oficinas de jogos com estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual situada no município de Porto Alegre. Como suporte teórico são utilizados os estudos sobre a Investigação Matemática, uma vez que tal tendência pode proporcionar a elaboração de conjecturas, formulação de hipóteses e desta forma proporcionar uma maior autonomia ao discente. Como consequência desse trabalho, conclui-se que a utilização dos jogos em sala de aula proporcionaram noções do pensamento combinatório nos estudantes e possibilitaram um ambiente rico de discussões dando a oportunidade de aprenderem com os colegas.
id UFRGS-2_96d54c93a21e48b910123e536858d711
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212828
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Matheus da CostaFioreze, Leandra Anversa2020-08-12T03:35:43Z2019http://hdl.handle.net/10183/212828001116448Este trabalho tem como objetivo estudar as contribuições dos jogos no ensino de Análise Combinatória. Para tanto, assumiu como pergunta diretriz: Quais as potencialidades dos jogos no ensino de Combinatória? Para a realização desta pesquisa foram feitas oficinas de jogos com estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual situada no município de Porto Alegre. Como suporte teórico são utilizados os estudos sobre a Investigação Matemática, uma vez que tal tendência pode proporcionar a elaboração de conjecturas, formulação de hipóteses e desta forma proporcionar uma maior autonomia ao discente. Como consequência desse trabalho, conclui-se que a utilização dos jogos em sala de aula proporcionaram noções do pensamento combinatório nos estudantes e possibilitaram um ambiente rico de discussões dando a oportunidade de aprenderem com os colegas.This paper aims to study the contributions of games in the teaching of Combinatorial Analysis. To this end, it took as a guiding question: What are the potentialities of games in the teaching of Combinatorics? For this research were made games workshops with students of the 9th grade of elementary school of a state school located in the city of Porto Alegre. As a theoretical support I use the studies on Mathematical Research, since such tendency can provide the student with the elaboration of conjectures, formulation of hypotheses and thus provide greater autonomy to the student. As a consequence of this work, it is concluded that the use of classroom games provided notions of combinatorial thinking in students and enabled a rich discussion environment giving the opportunity to learn from peers.application/pdfporAnálise combinatóriaJogos matemáticos : Educação matemática : Ensino : Sala de aula : AtividadesOs jogos no ensino de combinatóriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RSMatemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116448.pdf.txt001116448.pdf.txtExtracted Texttext/plain122226http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212828/2/001116448.pdf.txt2faf945be361a47aed6e8ccc62dc9d08MD52ORIGINAL001116448.pdfTexto completoapplication/pdf2422635http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212828/1/001116448.pdf0133d053f97ccc6dd5e4e4bcfca52866MD5110183/2128282020-08-13 03:35:35.682827oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212828Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-08-13T06:35:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os jogos no ensino de combinatória
title Os jogos no ensino de combinatória
spellingShingle Os jogos no ensino de combinatória
Pereira, Matheus da Costa
Análise combinatória
Jogos matemáticos : Educação matemática : Ensino : Sala de aula : Atividades
title_short Os jogos no ensino de combinatória
title_full Os jogos no ensino de combinatória
title_fullStr Os jogos no ensino de combinatória
title_full_unstemmed Os jogos no ensino de combinatória
title_sort Os jogos no ensino de combinatória
author Pereira, Matheus da Costa
author_facet Pereira, Matheus da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Matheus da Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fioreze, Leandra Anversa
contributor_str_mv Fioreze, Leandra Anversa
dc.subject.por.fl_str_mv Análise combinatória
Jogos matemáticos : Educação matemática : Ensino : Sala de aula : Atividades
topic Análise combinatória
Jogos matemáticos : Educação matemática : Ensino : Sala de aula : Atividades
description Este trabalho tem como objetivo estudar as contribuições dos jogos no ensino de Análise Combinatória. Para tanto, assumiu como pergunta diretriz: Quais as potencialidades dos jogos no ensino de Combinatória? Para a realização desta pesquisa foram feitas oficinas de jogos com estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual situada no município de Porto Alegre. Como suporte teórico são utilizados os estudos sobre a Investigação Matemática, uma vez que tal tendência pode proporcionar a elaboração de conjecturas, formulação de hipóteses e desta forma proporcionar uma maior autonomia ao discente. Como consequência desse trabalho, conclui-se que a utilização dos jogos em sala de aula proporcionaram noções do pensamento combinatório nos estudantes e possibilitaram um ambiente rico de discussões dando a oportunidade de aprenderem com os colegas.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-12T03:35:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/212828
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001116448
url http://hdl.handle.net/10183/212828
identifier_str_mv 001116448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212828/2/001116448.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212828/1/001116448.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2faf945be361a47aed6e8ccc62dc9d08
0133d053f97ccc6dd5e4e4bcfca52866
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224597721317376