As possibilidades de um ensino de analise combinatoria sob uma abordagem alternativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sturm, Wilton
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590495
Resumo: Orientador: Dione Lucchesi de Carvalho
id UNICAMP-30_1d8cd7f211e213a7119c386ad0acf4f5
oai_identifier_str oai::211105
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling As possibilidades de um ensino de analise combinatoria sob uma abordagem alternativaAnálise combinatóriaAprendizagemAmbiente de sala de aulaEducação matemáticaSolução de problemasOrientador: Dione Lucchesi de CarvalhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A pesquisa que originou esta dissertação teve como foco os procedimentos apresentados pelos alunos e pelo professor, perante uma proposta pedagógica alternativa de Análise Combinatória. A deno minação ¿alternativa¿ deve-se a características como abertura à participação dos alunos e predominância do pensamento combinatório ao invés da ênfase às fórmulas. Foi desenvolvida em uma sala de 2' série do Ensino Médio. Uma razão que motivou este trabalho foi que boa parte dos professores consideram Análise Combinatória como algo complicado. Consideram-na um assunto de difícil entendimento por parte dos alunos. Estes, por sua vez, acabam vendo-se frente a várias fórmulas e nomenclaturas ¿sem sentido¿. Outra razão é a dificuldade de se encontrar textos relativos ao ensino de Análise Combinatória. A análise se desenvolveu numa perspectiva qualitativa, na qual o pesquisador analisou sua própria prática pedagógica, como professor da turma. O principal instrumento de registro foi o 'primaiário¿, no qual foi anotado com o máximo de detalhes o que ocorreu durante as aulas. Foram selecionados dois episódios para análises. O primeiro refere-se a um exercício trabalhado durante as aulas, que reúne a inclusão do exercício na proposta, seu desenvolvimento em aula e os momentos de debates após o mesmo ter sido apresentado. O outro episódio discute a relação entre Arranjo e Combinação, verificando como alguns textos tratam este assunto e analisando as aulas dedicadas a esta parte da proposta. Finalmente, foram feitas considerações acerca da pesquisa e mais especificamente, da proposta, e abertos horizontes para outras pesquisasAbstract: The research that originated this dissertation had as focus the procedures presented by the students and the teacher, front an alternative pedagogical proposal of Combinatorial Analysis. The denomination alternative is due to characteristics as opening to students¿ participation and privilege of combinatorial reasoning instead of emphasis on formulas. The proposal was developed in a 2"' made classroom of high school. One reason that motivated this work was that a considerable part of teachers consider Combinatorial Analysis as something complicated. They consider it dificult to be understood by the students. The students, from their point of view, face several formulas and nomenclatures without any significance. Another reason is the difficult to find texts relationed to the teaching of Combinatorial Analysis. The analysis was developed in a qualitative perspective, in which the researcher analysed his proper pedagogical practice, being the teacher of the class. The pricipal instrument applied to report the data was the 'Primary¿, in which the researcher wrote the maximun of details of what occurred during the classes. Two episodes was selected. The first one refers to an exercise developed during the classes, with discussions about the inclusion of the exercise in the proposal, its development in the classes and the discussions that ocurred after it was presented. The other episode discusses the relation between arrangement and combination, verifying how some texts treat this subject and analysing the classes dedicated to this part of the proposal. Finally, considerations were made about the research and, more specificaly, of the proposal. Besides this, another point that can be observed is perspectives to new researchesMestradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteMestre em Educação[s.n.]Carvalho, Dione Lucchesi de, 1946-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSturm, Wilton19991999-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf94 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590495STURM, Wilton. As possibilidades de um ensino de analise combinatoria sob uma abordagem alternativa. 1999. 94 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590495. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/211105porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T20:41:55Zoai::211105Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T20:41:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As possibilidades de um ensino de analise combinatoria sob uma abordagem alternativa
title As possibilidades de um ensino de analise combinatoria sob uma abordagem alternativa
spellingShingle As possibilidades de um ensino de analise combinatoria sob uma abordagem alternativa
Sturm, Wilton
Análise combinatória
Aprendizagem
Ambiente de sala de aula
Educação matemática
Solução de problemas
title_short As possibilidades de um ensino de analise combinatoria sob uma abordagem alternativa
title_full As possibilidades de um ensino de analise combinatoria sob uma abordagem alternativa
title_fullStr As possibilidades de um ensino de analise combinatoria sob uma abordagem alternativa
title_full_unstemmed As possibilidades de um ensino de analise combinatoria sob uma abordagem alternativa
title_sort As possibilidades de um ensino de analise combinatoria sob uma abordagem alternativa
author Sturm, Wilton
author_facet Sturm, Wilton
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Dione Lucchesi de, 1946-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Sturm, Wilton
dc.subject.por.fl_str_mv Análise combinatória
Aprendizagem
Ambiente de sala de aula
Educação matemática
Solução de problemas
topic Análise combinatória
Aprendizagem
Ambiente de sala de aula
Educação matemática
Solução de problemas
description Orientador: Dione Lucchesi de Carvalho
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
1999-12-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590495
STURM, Wilton. As possibilidades de um ensino de analise combinatoria sob uma abordagem alternativa. 1999. 94 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590495. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
STURM, Wilton. As possibilidades de um ensino de analise combinatoria sob uma abordagem alternativa. 1999. 94 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590495. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/211105
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
94 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138357927739392