Atributos determinantes na compra de jogos eletrônicos independentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/117466 |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo identificar os atributos percebidos e atributos determinantes na escolha e compra de jogos eletrônicos independentes, além de identificar se o perfil sóciodemográfico do consumidor influencia no grau de importância dos atributos. Para atingir tal objetivo, sob a luz da teoria do comportamento do consumidor, foram realizadas duas etapas de pesquisa: uma pesquisa qualitativa com 15 pessoas que possuem o perfil de compradoras regulares e apreciadores de jogos eletrônicos independentes. E uma pesquisa quantitativa através de um questionário que serviu como ferramenta de coleta de dados. Na segunda etapa foram entrevistadas 150 pessoas. Como resultado da presente pesquisa, concluiu-se que existe preferência do consumidor por um produto diferente dos que são vendidos normalmente no mercado por grandes produtoras. Deste modo, a maioria dos consumidores de jogos independentes busca um produto diferenciado e não saturado, ou seja, fora dos padrões do grande mercado. Estas informações são importantes para que as produtoras independentes acertem quando necessitarem desenvolver um plano de marketing, já que na maioria das vezes os desenvolvedores independentes não possuem conhecimento prévio de marketing e posicionamento de mercado. |
id |
UFRGS-2_970ceb0d68959177d6ca7f32fa89dd0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117466 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, Vinícius Solano RodriguesBrei, Vinícius Andrade2015-06-04T02:00:03Z2014http://hdl.handle.net/10183/117466000967699O presente trabalho teve por objetivo identificar os atributos percebidos e atributos determinantes na escolha e compra de jogos eletrônicos independentes, além de identificar se o perfil sóciodemográfico do consumidor influencia no grau de importância dos atributos. Para atingir tal objetivo, sob a luz da teoria do comportamento do consumidor, foram realizadas duas etapas de pesquisa: uma pesquisa qualitativa com 15 pessoas que possuem o perfil de compradoras regulares e apreciadores de jogos eletrônicos independentes. E uma pesquisa quantitativa através de um questionário que serviu como ferramenta de coleta de dados. Na segunda etapa foram entrevistadas 150 pessoas. Como resultado da presente pesquisa, concluiu-se que existe preferência do consumidor por um produto diferente dos que são vendidos normalmente no mercado por grandes produtoras. Deste modo, a maioria dos consumidores de jogos independentes busca um produto diferenciado e não saturado, ou seja, fora dos padrões do grande mercado. Estas informações são importantes para que as produtoras independentes acertem quando necessitarem desenvolver um plano de marketing, já que na maioria das vezes os desenvolvedores independentes não possuem conhecimento prévio de marketing e posicionamento de mercado.application/pdfporComportamento do consumidorAtributo de compraJogos eletrônicosAtributos determinantes na compra de jogos eletrônicos independentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2014/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000967699.pdf000967699.pdfTexto completoapplication/pdf2185847http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117466/1/000967699.pdfc96ab2910cdca2a98568c4949198f8feMD51TEXT000967699.pdf.txt000967699.pdf.txtExtracted Texttext/plain125854http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117466/2/000967699.pdf.txt25276949ab428663d12440457dfaaf98MD52THUMBNAIL000967699.pdf.jpg000967699.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117466/3/000967699.pdf.jpg599fefba133f36e404c33afadb022ceeMD5310183/1174662018-10-22 09:29:18.615oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117466Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:29:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atributos determinantes na compra de jogos eletrônicos independentes |
title |
Atributos determinantes na compra de jogos eletrônicos independentes |
spellingShingle |
Atributos determinantes na compra de jogos eletrônicos independentes Ferreira, Vinícius Solano Rodrigues Comportamento do consumidor Atributo de compra Jogos eletrônicos |
title_short |
Atributos determinantes na compra de jogos eletrônicos independentes |
title_full |
Atributos determinantes na compra de jogos eletrônicos independentes |
title_fullStr |
Atributos determinantes na compra de jogos eletrônicos independentes |
title_full_unstemmed |
Atributos determinantes na compra de jogos eletrônicos independentes |
title_sort |
Atributos determinantes na compra de jogos eletrônicos independentes |
author |
Ferreira, Vinícius Solano Rodrigues |
author_facet |
Ferreira, Vinícius Solano Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Vinícius Solano Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brei, Vinícius Andrade |
contributor_str_mv |
Brei, Vinícius Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Atributo de compra Jogos eletrônicos |
topic |
Comportamento do consumidor Atributo de compra Jogos eletrônicos |
description |
O presente trabalho teve por objetivo identificar os atributos percebidos e atributos determinantes na escolha e compra de jogos eletrônicos independentes, além de identificar se o perfil sóciodemográfico do consumidor influencia no grau de importância dos atributos. Para atingir tal objetivo, sob a luz da teoria do comportamento do consumidor, foram realizadas duas etapas de pesquisa: uma pesquisa qualitativa com 15 pessoas que possuem o perfil de compradoras regulares e apreciadores de jogos eletrônicos independentes. E uma pesquisa quantitativa através de um questionário que serviu como ferramenta de coleta de dados. Na segunda etapa foram entrevistadas 150 pessoas. Como resultado da presente pesquisa, concluiu-se que existe preferência do consumidor por um produto diferente dos que são vendidos normalmente no mercado por grandes produtoras. Deste modo, a maioria dos consumidores de jogos independentes busca um produto diferenciado e não saturado, ou seja, fora dos padrões do grande mercado. Estas informações são importantes para que as produtoras independentes acertem quando necessitarem desenvolver um plano de marketing, já que na maioria das vezes os desenvolvedores independentes não possuem conhecimento prévio de marketing e posicionamento de mercado. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-04T02:00:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/117466 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000967699 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/117466 |
identifier_str_mv |
000967699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117466/1/000967699.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117466/2/000967699.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117466/3/000967699.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c96ab2910cdca2a98568c4949198f8fe 25276949ab428663d12440457dfaaf98 599fefba133f36e404c33afadb022cee |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224486634127360 |