Gênero e sexualidade nas aulas de dança da educação básica : uma perspectiva de professores LGBT+

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corteze, Frederico Corrêa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193955
Resumo: Dança, educação e diversidade alinham-se na figura do professor LGBT+ de dança. A compreensão sobre direitos LGBT+ multiplica-se no campo educacional. Entretanto, ataques de setores conservadores da sociedade brasileira às políticas públicas, que assegurariam a abordagem de temas relacionados às diversidades sexuais e de gênero na escola, levam professores a sentirem-se desamparados em relação a atividades que incluam estes temas na aula de dança. O objetivo desta pesquisa é, então, saber como aqueles professores têm abordado tais questões em suas aulas. Para isto, uma ampla revisão bibliográfica foi base para entrevistas semiestruturadas com três professores LGBT+ de dança que têm atuado em escolas públicas de Porto Alegre, de 2014 a 2018. A análise destas entrevistas mostrou que o respeito ao corpo, o ensino da empatia, o contato físico, a desconstrução de estereótipos e a identificação recíproca entre professores e alunos evidenciam as diversidades. Além disso, cinco atividades de dança, que trazem as diversidades como temas transversais, também foram propostas pelos professores. Assim, concluiu-se que a luta pela defesa dos direitos LGBT+ é um dever social que não se enfraquece com reações conservadoras. Ao contrário, põe em visibilidade a crise contemporânea da identidade masculina, cisgênera e heterossexual, desafiando o lugar de poder que ela tem ocupado e mantido através da heteronormatividade escolar. Na micropolítica que é a relação entre educador e aluno, professores LGBT+ de dança tornam-se adultos de referência, fazendo um convite à diversidade de forma transversal ao currículo da Educação Básica.
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