Gênero e sexualidade nas aulas de dança da educação básica : uma perspectiva de professores LGBT+
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/193955 |
Resumo: | Dança, educação e diversidade alinham-se na figura do professor LGBT+ de dança. A compreensão sobre direitos LGBT+ multiplica-se no campo educacional. Entretanto, ataques de setores conservadores da sociedade brasileira às políticas públicas, que assegurariam a abordagem de temas relacionados às diversidades sexuais e de gênero na escola, levam professores a sentirem-se desamparados em relação a atividades que incluam estes temas na aula de dança. O objetivo desta pesquisa é, então, saber como aqueles professores têm abordado tais questões em suas aulas. Para isto, uma ampla revisão bibliográfica foi base para entrevistas semiestruturadas com três professores LGBT+ de dança que têm atuado em escolas públicas de Porto Alegre, de 2014 a 2018. A análise destas entrevistas mostrou que o respeito ao corpo, o ensino da empatia, o contato físico, a desconstrução de estereótipos e a identificação recíproca entre professores e alunos evidenciam as diversidades. Além disso, cinco atividades de dança, que trazem as diversidades como temas transversais, também foram propostas pelos professores. Assim, concluiu-se que a luta pela defesa dos direitos LGBT+ é um dever social que não se enfraquece com reações conservadoras. Ao contrário, põe em visibilidade a crise contemporânea da identidade masculina, cisgênera e heterossexual, desafiando o lugar de poder que ela tem ocupado e mantido através da heteronormatividade escolar. Na micropolítica que é a relação entre educador e aluno, professores LGBT+ de dança tornam-se adultos de referência, fazendo um convite à diversidade de forma transversal ao currículo da Educação Básica. |
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Corteze, Frederico CorrêaCunha, Maria Luisa Oliveira da2019-05-08T02:34:25Z2018http://hdl.handle.net/10183/193955001091443Dança, educação e diversidade alinham-se na figura do professor LGBT+ de dança. A compreensão sobre direitos LGBT+ multiplica-se no campo educacional. Entretanto, ataques de setores conservadores da sociedade brasileira às políticas públicas, que assegurariam a abordagem de temas relacionados às diversidades sexuais e de gênero na escola, levam professores a sentirem-se desamparados em relação a atividades que incluam estes temas na aula de dança. O objetivo desta pesquisa é, então, saber como aqueles professores têm abordado tais questões em suas aulas. Para isto, uma ampla revisão bibliográfica foi base para entrevistas semiestruturadas com três professores LGBT+ de dança que têm atuado em escolas públicas de Porto Alegre, de 2014 a 2018. A análise destas entrevistas mostrou que o respeito ao corpo, o ensino da empatia, o contato físico, a desconstrução de estereótipos e a identificação recíproca entre professores e alunos evidenciam as diversidades. Além disso, cinco atividades de dança, que trazem as diversidades como temas transversais, também foram propostas pelos professores. Assim, concluiu-se que a luta pela defesa dos direitos LGBT+ é um dever social que não se enfraquece com reações conservadoras. Ao contrário, põe em visibilidade a crise contemporânea da identidade masculina, cisgênera e heterossexual, desafiando o lugar de poder que ela tem ocupado e mantido através da heteronormatividade escolar. Na micropolítica que é a relação entre educador e aluno, professores LGBT+ de dança tornam-se adultos de referência, fazendo um convite à diversidade de forma transversal ao currículo da Educação Básica.Dance, education and diversity line up in the figure of the LGBT + dance teacher. The understanding of LGBT + rights multiplies in the educational field. However, attacks by conservative sectors of Brazilian society on public policies, which would ensure the approach to issues related to sexual and gender diversity in school, lead teachers to feel helpless in relation to activities that include these themes in dance class. The purpose of this research is then to know how these teachers have addressed such issues in their classes. For this, a broad bibliographic review was the basis for semi-structured interviews with three LGBT + dance teachers who have worked in public schools in Porto Alegre, from 2014 to 2018. The analysis of these interviews showed that respect for the body, the teaching of empathy, the physical contact, the deconstruction of stereotypes and the reciprocal identification between teachers and students show the diversities. In addition, five dance activities, which bring diversities as cross-cutting themes, were also proposed by teachers. Thus, it was concluded that the struggle for the defense of LGBT + rights is a social duty that is not weakened by conservative reactions. On the contrary, it exposes the contemporary crisis of masculine, cisgender, and heterosexual identity by challenging the place of power it has occupied and maintained through school heteronormativity. In the micropolitics that is the relationship between educator and student, LGBT + dance teachers become adults of reference, making an invitation to diversity in a transversal way to the Basic Education curriculum.application/pdfporDançaDiversidadeGêneroSexualidadeEducação básicaDanceDiversityGenderSexualityGênero e sexualidade nas aulas de dança da educação básica : uma perspectiva de professores LGBT+info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2018Dança: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001091443.pdf.txt001091443.pdf.txtExtracted Texttext/plain180323http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193955/2/001091443.pdf.txt410aa068a29193b4512e64432f883f1cMD52ORIGINAL001091443.pdfTexto completoapplication/pdf648149http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193955/1/001091443.pdf4807cd48287725e8c0cce19d83670bfdMD5110183/1939552019-10-20 03:53:05.31019oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193955Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-20T06:53:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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