Aquisição de linguagem em perspectiva enunciativa : o papel da situação no diálogo enunciativo da criança com seu interlocutor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Verônica Pasqualin
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29148
Resumo: Este trabalho tem por objetivo verificar como a situação – um dos elementos do processo enunciativo – encaminha o uso de certas formas no diálogo enunciativo da criança com seu interlocutor e está relacionada à constituição de referência no discurso, segundo uma perspectiva enunciativa em Aquisição de Linguagem. Para isso, considera-se que o ato de aquisição funciona como o ato de enunciação e, por isso, também ocorre de forma singular. O estudo está embasado teoricamente na perspectiva enunciativa de Émile Benveniste (1974/2006; 1966/2005) autor que defende ser a intersubjetividade constitutiva da linguagem e, por meio dela, vemos a instauração de um sujeito na e pela linguagem. Em Silva (2007/2009), encontramos as reflexões para estudarmos a Aquisição de Linguagem em uma perspectiva enunciativa. Para realizar o objetivo proposto, o presente estudo apresenta análise e discussão a partir da uma seleção de dados constituídos longitudinalmente por Silva (op.cit) a partir da fala de uma criança brasileira, de classe média-baixa, Francisca, residente na região metropolitana de Porto Alegre, no período dos onze meses aos três anos e quatro meses. De forma preliminar, o estudo retoma a passagem, trazida por Silva (op. cit.) de uma referência mostrada para a constituição de uma referência constituída na própria línguadiscurso Nessa passagem, mostramos a situação enunciativa encadeando referência no discurso e o papel da ação não-verbal sintagmatizada no discurso com ação verbal pelo outro. A partir desses resultados, o presente estudo pretende contribuir para que se aprofunde a reflexão acerca da ação não-verbal na estrutura enunciativa.
id UFRGS-2_974c37d11534f8910a7323148734d4c3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29148
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Verônica PasqualinSilva, Carmem Luci da Costa2011-05-26T06:00:46Z2010http://hdl.handle.net/10183/29148000775956Este trabalho tem por objetivo verificar como a situação – um dos elementos do processo enunciativo – encaminha o uso de certas formas no diálogo enunciativo da criança com seu interlocutor e está relacionada à constituição de referência no discurso, segundo uma perspectiva enunciativa em Aquisição de Linguagem. Para isso, considera-se que o ato de aquisição funciona como o ato de enunciação e, por isso, também ocorre de forma singular. O estudo está embasado teoricamente na perspectiva enunciativa de Émile Benveniste (1974/2006; 1966/2005) autor que defende ser a intersubjetividade constitutiva da linguagem e, por meio dela, vemos a instauração de um sujeito na e pela linguagem. Em Silva (2007/2009), encontramos as reflexões para estudarmos a Aquisição de Linguagem em uma perspectiva enunciativa. Para realizar o objetivo proposto, o presente estudo apresenta análise e discussão a partir da uma seleção de dados constituídos longitudinalmente por Silva (op.cit) a partir da fala de uma criança brasileira, de classe média-baixa, Francisca, residente na região metropolitana de Porto Alegre, no período dos onze meses aos três anos e quatro meses. De forma preliminar, o estudo retoma a passagem, trazida por Silva (op. cit.) de uma referência mostrada para a constituição de uma referência constituída na própria línguadiscurso Nessa passagem, mostramos a situação enunciativa encadeando referência no discurso e o papel da ação não-verbal sintagmatizada no discurso com ação verbal pelo outro. A partir desses resultados, o presente estudo pretende contribuir para que se aprofunde a reflexão acerca da ação não-verbal na estrutura enunciativa.The purpose of this paper is to verify how the situation – one of the elements by which the enunciative process is consisted of – is responsible for the use of specific forms in the child’s enunciative dialogue with its interlocutor, besides being related to the constitution of reference in discourse from an enunciative perspective in Language Acquisition. In order to do this, it’s considered that the act of acquisition works as the enunciative act and, therefore, it is considered to be singular as well. The study is based on the enunciative perspective of Émile Benveniste (1974/2006; 1966/2005), who defends that intersubjectivity is part of language and also responsible for the instauration of man in language and by language. The basis for studying Language Acquisition from the enunciative perspective is found is Silva (2007/2009). In order to achieve the goal of this paper, the study shows the analysis and discussion from a selection of data, which were constituted in a longitudinal way by Silva (op.cit). These data present the speech of a Brazilian child, Francisca, who belongs to a lower middle-class and lives in the metropolitan area of Porto Alegre. The data were constituted from eleven months to three years and four months of age. On a preliminary basis, the study retakes the discussion brought by Silva (op.cit), which deals with the movement from a demonstrated reference to the constitution of a reference done in the language-discourse. On this discussion, the paper shows how the enunciative situation connects reference in discourse. Besides, it also shows the role of the non-verbal action being transformed into phrases on discourse through the verbal action of the interlocutor. From these results, this study intends to contribute with further discussions regarding the non-verbal action in the enunciative structure.application/pdfporAquisição da linguagemCriançaLanguage acquisitionTheory of énonciationReferenceNon-verbal actionAquisição de linguagem em perspectiva enunciativa : o papel da situação no diálogo enunciativo da criança com seu interlocutorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2010Letras: Português e Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000775956.pdf.txt000775956.pdf.txtExtracted Texttext/plain101413http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29148/2/000775956.pdf.txtd1724227da29ce9ca3399f538b6ede3fMD52ORIGINAL000775956.pdf000775956.pdfTexto completoapplication/pdf376421http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29148/1/000775956.pdf531ca2182df7918b26f79e6f3033902cMD51THUMBNAIL000775956.pdf.jpg000775956.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1127http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29148/3/000775956.pdf.jpg0ac82260a0b1318ca6e7750ad5e83560MD5310183/291482022-08-06 04:54:52.063362oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29148Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:54:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aquisição de linguagem em perspectiva enunciativa : o papel da situação no diálogo enunciativo da criança com seu interlocutor
title Aquisição de linguagem em perspectiva enunciativa : o papel da situação no diálogo enunciativo da criança com seu interlocutor
spellingShingle Aquisição de linguagem em perspectiva enunciativa : o papel da situação no diálogo enunciativo da criança com seu interlocutor
Machado, Verônica Pasqualin
Aquisição da linguagem
Criança
Language acquisition
Theory of énonciation
Reference
Non-verbal action
title_short Aquisição de linguagem em perspectiva enunciativa : o papel da situação no diálogo enunciativo da criança com seu interlocutor
title_full Aquisição de linguagem em perspectiva enunciativa : o papel da situação no diálogo enunciativo da criança com seu interlocutor
title_fullStr Aquisição de linguagem em perspectiva enunciativa : o papel da situação no diálogo enunciativo da criança com seu interlocutor
title_full_unstemmed Aquisição de linguagem em perspectiva enunciativa : o papel da situação no diálogo enunciativo da criança com seu interlocutor
title_sort Aquisição de linguagem em perspectiva enunciativa : o papel da situação no diálogo enunciativo da criança com seu interlocutor
author Machado, Verônica Pasqualin
author_facet Machado, Verônica Pasqualin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Verônica Pasqualin
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Carmem Luci da Costa
contributor_str_mv Silva, Carmem Luci da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição da linguagem
Criança
topic Aquisição da linguagem
Criança
Language acquisition
Theory of énonciation
Reference
Non-verbal action
dc.subject.eng.fl_str_mv Language acquisition
Theory of énonciation
Reference
Non-verbal action
description Este trabalho tem por objetivo verificar como a situação – um dos elementos do processo enunciativo – encaminha o uso de certas formas no diálogo enunciativo da criança com seu interlocutor e está relacionada à constituição de referência no discurso, segundo uma perspectiva enunciativa em Aquisição de Linguagem. Para isso, considera-se que o ato de aquisição funciona como o ato de enunciação e, por isso, também ocorre de forma singular. O estudo está embasado teoricamente na perspectiva enunciativa de Émile Benveniste (1974/2006; 1966/2005) autor que defende ser a intersubjetividade constitutiva da linguagem e, por meio dela, vemos a instauração de um sujeito na e pela linguagem. Em Silva (2007/2009), encontramos as reflexões para estudarmos a Aquisição de Linguagem em uma perspectiva enunciativa. Para realizar o objetivo proposto, o presente estudo apresenta análise e discussão a partir da uma seleção de dados constituídos longitudinalmente por Silva (op.cit) a partir da fala de uma criança brasileira, de classe média-baixa, Francisca, residente na região metropolitana de Porto Alegre, no período dos onze meses aos três anos e quatro meses. De forma preliminar, o estudo retoma a passagem, trazida por Silva (op. cit.) de uma referência mostrada para a constituição de uma referência constituída na própria línguadiscurso Nessa passagem, mostramos a situação enunciativa encadeando referência no discurso e o papel da ação não-verbal sintagmatizada no discurso com ação verbal pelo outro. A partir desses resultados, o presente estudo pretende contribuir para que se aprofunde a reflexão acerca da ação não-verbal na estrutura enunciativa.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-26T06:00:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29148
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000775956
url http://hdl.handle.net/10183/29148
identifier_str_mv 000775956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29148/2/000775956.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29148/1/000775956.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29148/3/000775956.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d1724227da29ce9ca3399f538b6ede3f
531ca2182df7918b26f79e6f3033902c
0ac82260a0b1318ca6e7750ad5e83560
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224408644190208