A experiência da criança na linguagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/129093 |
Resumo: | Este trabalho procura responder de que modo, considerando uma concepção enunciativa de linguagem, a criança em seu ato de aquisição da linguagem faz renascer o acontecimento e a sua experiência do acontecimento. A reflexão está embasada na teorização enunciativa de Émile Benveniste, que insere a comunicação intersubjetiva no centro da língua em ação. Além disso, com inspiração no filósofo Giorgio Agamben, que dialoga com a reflexão benvenistiana para tratar da relação entre infância e história, busca-se deslocar a questão de Benveniste (1995, p. 27) “Por que indivíduo e sociedade, juntos e por igual necessidade, se fundam na língua?” para “Por que criança e sociedade, juntas e por igual necessidade, se fundam na língua?”. Assim, neste movimento de reflexão do ato de aquisição da linguagem, a partir das relações homem-linguagem/língua-sociedade/cultura, o texto está organizado em três seções: na primeira, é constituída uma concepção antropológico-cultural de homem atrelada a uma noção simbólica de linguagem; na segunda, é deslocada essa teorização linguístico-cultural para a reflexão sobre o ato de aquisição da linguagem e na terceira busca-se, por meio da análise |
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Silva, Carmem Luci da CostaDiedrich, Marlete Sandra2015-11-09T16:25:09Z20131983-9979http://hdl.handle.net/10183/129093000970969Este trabalho procura responder de que modo, considerando uma concepção enunciativa de linguagem, a criança em seu ato de aquisição da linguagem faz renascer o acontecimento e a sua experiência do acontecimento. A reflexão está embasada na teorização enunciativa de Émile Benveniste, que insere a comunicação intersubjetiva no centro da língua em ação. Além disso, com inspiração no filósofo Giorgio Agamben, que dialoga com a reflexão benvenistiana para tratar da relação entre infância e história, busca-se deslocar a questão de Benveniste (1995, p. 27) “Por que indivíduo e sociedade, juntos e por igual necessidade, se fundam na língua?” para “Por que criança e sociedade, juntas e por igual necessidade, se fundam na língua?”. Assim, neste movimento de reflexão do ato de aquisição da linguagem, a partir das relações homem-linguagem/língua-sociedade/cultura, o texto está organizado em três seções: na primeira, é constituída uma concepção antropológico-cultural de homem atrelada a uma noção simbólica de linguagem; na segunda, é deslocada essa teorização linguístico-cultural para a reflexão sobre o ato de aquisição da linguagem e na terceira busca-se, por meio da análiseThis work aims at answering how the child in its act of language acquisition revives the happening and its experience of the happening according to an enunciative conception of language. The reflection is based on the enunciative theory of Émile Benveniste, who inserts the intersubjective communication in the core of language in action. Besides that, inspired by philosopher Giorgio Agamben, who establishes a dialogue with the theory of Benveniste in order to discuss the relation between childhood and history, we intend to move the question by Benveniste (1995. p. 27) “Why do the individual and the society together and for the same need found each other in language?” to “Why does the child and the society together and for the same need found each other in language?” Therefore, in this reflection on the act of language acquisition and considering the relations man - language/language – society/culture, the text is organized in three sections. In the first section, we constitute an anthropological-cultural conception of man linked to a symbolic notion of language. In the second section, we move this linguistic-cultural discussion to the reflection on the act of language acquisition. In the third section, we attempt to conclude the discussion developed in the previous sections by analyzing an enunciative fact of the act of language acquisition.application/pdfporProlíngua. João Pessoa, PB. Vol. 8, n. 2 (jul./dez. 2013), f. 145-456Aquisição da linguagemLinguagemCriançaLanguage acquisitionEnonciationSymbolizationA experiência da criança na linguageminfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000970969.pdf000970969.pdfTexto completoapplication/pdf197688http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129093/1/000970969.pdf14cd6633add5ab1b85bfa581f0b80e14MD51TEXT000970969.pdf.txt000970969.pdf.txtExtracted Texttext/plain38390http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129093/2/000970969.pdf.txtd0ad020897318420412a0d18418caf0dMD52THUMBNAIL000970969.pdf.jpg000970969.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2073http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129093/3/000970969.pdf.jpg1d2280b8974701b007abde5f8504579aMD5310183/1290932019-01-30 02:33:13.874142oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129093Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-01-30T04:33:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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