Efeitos do treinamento combinado e do treinamento de força sobre o comprometimento cognitivo em idosos : uma revisão descritiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/240288 |
Resumo: | A idade é o principal fator para doenças crônicas como por exemplo, as neurodegenerativas. Nos últimos anos ocorreu um aumento exponencial no número de pessoas idosas. Então, estudos com estratégias para prevenir doenças cognitivas se tornaram cruciais. Desta forma, o objetivo desta revisão é avaliar os efeitos do treinamento de força (TF) e do treinamento combinado (TC) sobre a cognição de idosos com comprometimento cognitivo leve a severo. Três bases de dados foram analisadas através de termos relacionados aos idosos: TC, TF e cognição. Os estudos que foram selecionados incluindo como intervenção o TC e o TF, analisaram a cognição de idosos com comprometimentos cognitivos. Os resultados encontrados mostram que ambos os métodos de treinamento promovem melhoras na cognição de idosos com esses comprometimentos. Entretanto, a realização do TC promove melhoras cognitivas mais relevantes do que o TF isolado em idosos. Além disso, interrupções de intervenção maiores, como 12 meses e, com volume e definição para o estágio da doença resulta em melhor relevância. |
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Azevedo, Anemarí Girardon deCadore, Eduardo Lusa2022-06-15T04:42:37Z2021http://hdl.handle.net/10183/240288001143155A idade é o principal fator para doenças crônicas como por exemplo, as neurodegenerativas. Nos últimos anos ocorreu um aumento exponencial no número de pessoas idosas. Então, estudos com estratégias para prevenir doenças cognitivas se tornaram cruciais. Desta forma, o objetivo desta revisão é avaliar os efeitos do treinamento de força (TF) e do treinamento combinado (TC) sobre a cognição de idosos com comprometimento cognitivo leve a severo. Três bases de dados foram analisadas através de termos relacionados aos idosos: TC, TF e cognição. Os estudos que foram selecionados incluindo como intervenção o TC e o TF, analisaram a cognição de idosos com comprometimentos cognitivos. Os resultados encontrados mostram que ambos os métodos de treinamento promovem melhoras na cognição de idosos com esses comprometimentos. Entretanto, a realização do TC promove melhoras cognitivas mais relevantes do que o TF isolado em idosos. Além disso, interrupções de intervenção maiores, como 12 meses e, com volume e definição para o estágio da doença resulta em melhor relevância.Age is the main factor for chronic diseases such as the neurodegenerative ones. In recent years it has been an exponential increase of the number of elderly people, which made crucial the need of studies with strategies to prevent cognitive diseases. Therefore, the aim of this resume is to evaluate the effects of strength training (SF) and combined training (CT) on the cognition of elderly people with mild to severe cognitive issues. Three databases were analyzed using terms related to the elderly, CT, ST and cognition. The selected studies included CT and ST as intervention and analyzed the cognition of elderly people with cognitive problems. The results found out that both training methods promote improvements in the cognition of elderly people with these issues. However, the performance of CT promotes more relevant improvements more than isolated TF in elderly people with cognitive issues. Furthermore, intervention interruptions longer than 12 months and with volume and definition for the stage of the disease are better relevance.application/pdfporIdososTreinamento de forçaCogniçãoCognitionElderlyStrength trainingEfeitos do treinamento combinado e do treinamento de força sobre o comprometimento cognitivo em idosos : uma revisão descritivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2021Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001143155.pdf.txt001143155.pdf.txtExtracted Texttext/plain59730http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240288/2/001143155.pdf.txt1724ae38cd11d3abedad5a782fc25854MD52ORIGINAL001143155.pdfTexto completoapplication/pdf674333http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240288/1/001143155.pdf94ed1f308782e3fa5f0ec453c8f6a4fdMD5110183/2402882022-06-16 04:41:26.714669oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240288Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-16T07:41:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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