Efeito do treinamento de força com tarefa dupla na aptidão funcional e no desempenho cognitivo de idosos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/272181 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi avaliar o efeito de um treinamento de força, utilizando a estratégia de tarefa dupla na aptidão funcional e no desempenho cognitivo de idosos ativos. Vinte idosos (>60 anos) foram divididosem dois grupos: grupo de treinamento de força (GF; n=10) e grupo de treinamento de força com tarefa dupla (GF+TD; n=10). Ambos os grupos realizaram exatamente o mesmo treinamento de força, o que os diferenciava era que o GF+TD incluiu, durante a execução dos exercícios, tarefas cognitivas. Foram realizadas duas sessões semanais, durante dez semanas. Antes e após, a aptidão funcional foi avaliada pela bateria de testes da AAHPERD, e o desempenho cognitivo através do Timed Up & Go,com tarefa dupla (TUG+TD),Miniexame do Estado Mental (MEEM), Teste do Desenho do Relógio (TDR) e Bateria de Avaliação Frontal (BAF). Para análise, utilizou-se o método de Equações de Estimativas Generalizadas (α=0,05). A resistência aeróbica (p=0,001) e a força resistente de membros superiores (p=0,001) apresentaram melhoras significativas em ambos os grupos. As demais variáveis relacionadas à aptidão funcional mantiveram seus valores em ambos os grupos. Em relação ao desempenho cognitivo, o TUG+TD (p=0,015) e o BAF (p=0,001) apresentaram melhoras com os dois treinamentos, enquanto o MEEM e o TDR mantiveram seus valores. Conclui-se que o treinamento de força utilizando a estratégia de tarefa dupla apresentou resultados semelhantes ao treinamento de força realizado de forma isolada, melhorando e mantendo tantos aspectos da aptidão funcional quanto do desempenho cognitivo. |
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Castro, Gabriela Lima deSilva, Juliana CristinaKanitz, Ana CarolinaTavares, Giselle Helena2024-02-27T04:57:47Z20231517-2473http://hdl.handle.net/10183/272181001193866O objetivo do estudo foi avaliar o efeito de um treinamento de força, utilizando a estratégia de tarefa dupla na aptidão funcional e no desempenho cognitivo de idosos ativos. Vinte idosos (>60 anos) foram divididosem dois grupos: grupo de treinamento de força (GF; n=10) e grupo de treinamento de força com tarefa dupla (GF+TD; n=10). Ambos os grupos realizaram exatamente o mesmo treinamento de força, o que os diferenciava era que o GF+TD incluiu, durante a execução dos exercícios, tarefas cognitivas. Foram realizadas duas sessões semanais, durante dez semanas. Antes e após, a aptidão funcional foi avaliada pela bateria de testes da AAHPERD, e o desempenho cognitivo através do Timed Up & Go,com tarefa dupla (TUG+TD),Miniexame do Estado Mental (MEEM), Teste do Desenho do Relógio (TDR) e Bateria de Avaliação Frontal (BAF). Para análise, utilizou-se o método de Equações de Estimativas Generalizadas (α=0,05). A resistência aeróbica (p=0,001) e a força resistente de membros superiores (p=0,001) apresentaram melhoras significativas em ambos os grupos. As demais variáveis relacionadas à aptidão funcional mantiveram seus valores em ambos os grupos. Em relação ao desempenho cognitivo, o TUG+TD (p=0,015) e o BAF (p=0,001) apresentaram melhoras com os dois treinamentos, enquanto o MEEM e o TDR mantiveram seus valores. Conclui-se que o treinamento de força utilizando a estratégia de tarefa dupla apresentou resultados semelhantes ao treinamento de força realizado de forma isolada, melhorando e mantendo tantos aspectos da aptidão funcional quanto do desempenho cognitivo.The present study aimed to evaluate the effect of strength training using the dual task strategy on the functional capacity and cognitive performance of active elderly people. Twenty elderly (> 60 years) were divided into two groups: a strength training group (SG; n = 10) and a strength training group with a double task (SG+DT; n = 10). Both groups performed the same strength training, what differentiated them was that the SG+DT included cognitive tasks during the execution of the exercises. Two weekly sessions were held for 10 weeks. Before and after functional capacity was assessed by the AAHPERD battery and cognitive performance through dual-task Timed Up & Go (TUG+DT), Mini-Mental State Examination (MMSE), Clock Test (CT), and the Front Evaluation Battery (FEB). For analysis, the Generalized Estimation Equations (GEE) method was used (α = 0.05). Aerobic endurance (p = 0.001) and upper limb resistance strength (p = 0.001) showed significant improvements in both groups. The other variables related to functional capacity maintained their values in both groups. Regarding cognitive performance, TUG+DT (p = 0.015) and FEB (p = 0.001) showed improvements with both trainings, while MMSE and CT maintained their values. It is concluded that the strength training using the dual task strategy showed results similar to strength training performed alone, improving and maintaining aspects of functional capacity and cognitive performance.application/pdfporEstudos interdisciplinares sobre o envelhecimento. Porto Alegre, RS. Vol. 28, (2023), e116489, 13 p.Treinamento de forçaIdososCogniçãoExercício físicoAgingPhysical exerciseCognitionEfeito do treinamento de força com tarefa dupla na aptidão funcional e no desempenho cognitivo de idososEffect of strength training with dual task on functional capacity and cognitive performance of elderly people info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001193866.pdf.txt001193866.pdf.txtExtracted Texttext/plain42072http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272181/2/001193866.pdf.txt646636c065cac1de301a354fc8a0346eMD52ORIGINAL001193866.pdfTexto completoapplication/pdf409348http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272181/1/001193866.pdf99aa7e0fcb2b32f28e7d0fb90b89f255MD5110183/2721812024-02-28 05:02:37.675397oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272181Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-28T08:02:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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