O caso do ditado das quatro palavras e uma frase na alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camini, Patrícia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/216401
Resumo: O artigo apresenta uma leitura possível para as origens do uso do ditado das quatro palavras e uma frase na alfabetização, o qual se efetiva por meio da classificação das escritas em níveis descritos por Emília Ferreiro e Ana Teberosky na obra Psicogênese da língua escrita. A partir de pesquisa de caráter bibliográfico e documental, argumenta-se que o ditado produz uma visibilidade que, organizada em certa cronologia, é significada em um discurso que faz aparecer a evolução das escritas infantis até o estágio alfabético. Por fim, entende-se que emergiu uma nova configuração de práticas para alfabetizar crianças em níveis heterogêneos de escrita em uma mesma turma - e não mais em turmas diferentes para cada nível de maturidade, como promoviam os Testes ABC, de Lourenço Filho.
id UFRGS-2_9767e7142e4563a4d171c839a68453a9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216401
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Camini, Patrícia2020-12-11T04:11:53Z20181809-5747http://hdl.handle.net/10183/216401001119202O artigo apresenta uma leitura possível para as origens do uso do ditado das quatro palavras e uma frase na alfabetização, o qual se efetiva por meio da classificação das escritas em níveis descritos por Emília Ferreiro e Ana Teberosky na obra Psicogênese da língua escrita. A partir de pesquisa de caráter bibliográfico e documental, argumenta-se que o ditado produz uma visibilidade que, organizada em certa cronologia, é significada em um discurso que faz aparecer a evolução das escritas infantis até o estágio alfabético. Por fim, entende-se que emergiu uma nova configuração de práticas para alfabetizar crianças em níveis heterogêneos de escrita em uma mesma turma - e não mais em turmas diferentes para cada nível de maturidade, como promoviam os Testes ABC, de Lourenço Filho.The article presents a possible reading for the origins of the use of the dictation four words and a sentence in writing instruction, which is effective through the classification of writing at levels described by Emilia Ferreiro and Ana Teberosky in the book Literacy before schooling. By using a bibliographic and documentary research approach, we argued that the dictation produces a visibility that, organized in a certain chronology, is signified in a discourse that shows the evolution of children’s writings up to the alphabetical level. Finally, we understood that a new configuration of practices to teach children to write in heterogeneous levels of writing in the same class has emer-ged - no longer in different classes for each level of maturity, as promoted by the ABC Tests, by Lourenço Filho.El artículo presenta una lectura posible para los orígenes del uso del dictado de las cuatro palabras y una frase en la alfabetización, el cual se efectúa por medio de la clasificación de las escrituras en niveles descritos por Emilia Ferreiro y Ana Teberosky en el libro Los sistemas de escritura en el de-sarrollo del niño. . A partir de investigación bibliográfica y documental, se argumenta que el dictado produce una visibilidad que, organizada em cierta cronología, es significada em un discurso que hace aparecer La evolución de las escrituras infantiles hasta la etapa alfabética. Por último, se entiende que surgió una nueva configuración de prácticas para alfabetizar niños en niveles heterogéneos de escritura en una misma clase - y no más em clases diferentes para cada nivel de madurez, como promovían losTests ABC, de Lourenço Filho.application/pdfporRevista Contemporânea de Educação. Rio de Janeiro: UFRJ. Vol. 13, n. 28 (2018), p. 648-668AlfabetizaçãoLiteracyLevels of writingDictationAlbetizaciónNiveles de escrituraDictadoO caso do ditado das quatro palavras e uma frase na alfabetizaçãoThe case of the dictation four words and a sentence in literacy El caso del dictado de las cuatro palabras y una frase en la alfabetización brasileña info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119202.pdf.txt001119202.pdf.txtExtracted Texttext/plain50331http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216401/2/001119202.pdf.txt5f25dfafe58b97e6c980bbb9e02c43d0MD52ORIGINAL001119202.pdfTexto completoapplication/pdf209556http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216401/1/001119202.pdf801e2fb698bce0066a40eb0d2ada1853MD5110183/2164012020-12-12 05:20:25.811762oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216401Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-12-12T07:20:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O caso do ditado das quatro palavras e uma frase na alfabetização
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The case of the dictation four words and a sentence in literacy
dc.title.alternative.es.fl_str_mv El caso del dictado de las cuatro palabras y una frase en la alfabetización brasileña
title O caso do ditado das quatro palavras e uma frase na alfabetização
spellingShingle O caso do ditado das quatro palavras e uma frase na alfabetização
Camini, Patrícia
Alfabetização
Literacy
Levels of writing
Dictation
Albetización
Niveles de escritura
Dictado
title_short O caso do ditado das quatro palavras e uma frase na alfabetização
title_full O caso do ditado das quatro palavras e uma frase na alfabetização
title_fullStr O caso do ditado das quatro palavras e uma frase na alfabetização
title_full_unstemmed O caso do ditado das quatro palavras e uma frase na alfabetização
title_sort O caso do ditado das quatro palavras e uma frase na alfabetização
author Camini, Patrícia
author_facet Camini, Patrícia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camini, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
topic Alfabetização
Literacy
Levels of writing
Dictation
Albetización
Niveles de escritura
Dictado
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy
Levels of writing
Dictation
dc.subject.spa.fl_str_mv Albetización
Niveles de escritura
Dictado
description O artigo apresenta uma leitura possível para as origens do uso do ditado das quatro palavras e uma frase na alfabetização, o qual se efetiva por meio da classificação das escritas em níveis descritos por Emília Ferreiro e Ana Teberosky na obra Psicogênese da língua escrita. A partir de pesquisa de caráter bibliográfico e documental, argumenta-se que o ditado produz uma visibilidade que, organizada em certa cronologia, é significada em um discurso que faz aparecer a evolução das escritas infantis até o estágio alfabético. Por fim, entende-se que emergiu uma nova configuração de práticas para alfabetizar crianças em níveis heterogêneos de escrita em uma mesma turma - e não mais em turmas diferentes para cada nível de maturidade, como promoviam os Testes ABC, de Lourenço Filho.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-11T04:11:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/216401
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1809-5747
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001119202
identifier_str_mv 1809-5747
001119202
url http://hdl.handle.net/10183/216401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Contemporânea de Educação. Rio de Janeiro: UFRJ. Vol. 13, n. 28 (2018), p. 648-668
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216401/2/001119202.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216401/1/001119202.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5f25dfafe58b97e6c980bbb9e02c43d0
801e2fb698bce0066a40eb0d2ada1853
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225003940708352