O caso do ditado das quatro palavras e uma frase na alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/216401 |
Resumo: | O artigo apresenta uma leitura possível para as origens do uso do ditado das quatro palavras e uma frase na alfabetização, o qual se efetiva por meio da classificação das escritas em níveis descritos por Emília Ferreiro e Ana Teberosky na obra Psicogênese da língua escrita. A partir de pesquisa de caráter bibliográfico e documental, argumenta-se que o ditado produz uma visibilidade que, organizada em certa cronologia, é significada em um discurso que faz aparecer a evolução das escritas infantis até o estágio alfabético. Por fim, entende-se que emergiu uma nova configuração de práticas para alfabetizar crianças em níveis heterogêneos de escrita em uma mesma turma - e não mais em turmas diferentes para cada nível de maturidade, como promoviam os Testes ABC, de Lourenço Filho. |
id |
UFRGS-2_9767e7142e4563a4d171c839a68453a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216401 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Camini, Patrícia2020-12-11T04:11:53Z20181809-5747http://hdl.handle.net/10183/216401001119202O artigo apresenta uma leitura possível para as origens do uso do ditado das quatro palavras e uma frase na alfabetização, o qual se efetiva por meio da classificação das escritas em níveis descritos por Emília Ferreiro e Ana Teberosky na obra Psicogênese da língua escrita. A partir de pesquisa de caráter bibliográfico e documental, argumenta-se que o ditado produz uma visibilidade que, organizada em certa cronologia, é significada em um discurso que faz aparecer a evolução das escritas infantis até o estágio alfabético. Por fim, entende-se que emergiu uma nova configuração de práticas para alfabetizar crianças em níveis heterogêneos de escrita em uma mesma turma - e não mais em turmas diferentes para cada nível de maturidade, como promoviam os Testes ABC, de Lourenço Filho.The article presents a possible reading for the origins of the use of the dictation four words and a sentence in writing instruction, which is effective through the classification of writing at levels described by Emilia Ferreiro and Ana Teberosky in the book Literacy before schooling. By using a bibliographic and documentary research approach, we argued that the dictation produces a visibility that, organized in a certain chronology, is signified in a discourse that shows the evolution of children’s writings up to the alphabetical level. Finally, we understood that a new configuration of practices to teach children to write in heterogeneous levels of writing in the same class has emer-ged - no longer in different classes for each level of maturity, as promoted by the ABC Tests, by Lourenço Filho.El artículo presenta una lectura posible para los orígenes del uso del dictado de las cuatro palabras y una frase en la alfabetización, el cual se efectúa por medio de la clasificación de las escrituras en niveles descritos por Emilia Ferreiro y Ana Teberosky en el libro Los sistemas de escritura en el de-sarrollo del niño. . A partir de investigación bibliográfica y documental, se argumenta que el dictado produce una visibilidad que, organizada em cierta cronología, es significada em un discurso que hace aparecer La evolución de las escrituras infantiles hasta la etapa alfabética. Por último, se entiende que surgió una nueva configuración de prácticas para alfabetizar niños en niveles heterogéneos de escritura en una misma clase - y no más em clases diferentes para cada nivel de madurez, como promovían losTests ABC, de Lourenço Filho.application/pdfporRevista Contemporânea de Educação. Rio de Janeiro: UFRJ. Vol. 13, n. 28 (2018), p. 648-668AlfabetizaçãoLiteracyLevels of writingDictationAlbetizaciónNiveles de escrituraDictadoO caso do ditado das quatro palavras e uma frase na alfabetizaçãoThe case of the dictation four words and a sentence in literacy El caso del dictado de las cuatro palabras y una frase en la alfabetización brasileña info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119202.pdf.txt001119202.pdf.txtExtracted Texttext/plain50331http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216401/2/001119202.pdf.txt5f25dfafe58b97e6c980bbb9e02c43d0MD52ORIGINAL001119202.pdfTexto completoapplication/pdf209556http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216401/1/001119202.pdf801e2fb698bce0066a40eb0d2ada1853MD5110183/2164012020-12-12 05:20:25.811762oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216401Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-12-12T07:20:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O caso do ditado das quatro palavras e uma frase na alfabetização |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The case of the dictation four words and a sentence in literacy |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
El caso del dictado de las cuatro palabras y una frase en la alfabetización brasileña |
title |
O caso do ditado das quatro palavras e uma frase na alfabetização |
spellingShingle |
O caso do ditado das quatro palavras e uma frase na alfabetização Camini, Patrícia Alfabetização Literacy Levels of writing Dictation Albetización Niveles de escritura Dictado |
title_short |
O caso do ditado das quatro palavras e uma frase na alfabetização |
title_full |
O caso do ditado das quatro palavras e uma frase na alfabetização |
title_fullStr |
O caso do ditado das quatro palavras e uma frase na alfabetização |
title_full_unstemmed |
O caso do ditado das quatro palavras e uma frase na alfabetização |
title_sort |
O caso do ditado das quatro palavras e uma frase na alfabetização |
author |
Camini, Patrícia |
author_facet |
Camini, Patrícia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camini, Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização |
topic |
Alfabetização Literacy Levels of writing Dictation Albetización Niveles de escritura Dictado |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Literacy Levels of writing Dictation |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Albetización Niveles de escritura Dictado |
description |
O artigo apresenta uma leitura possível para as origens do uso do ditado das quatro palavras e uma frase na alfabetização, o qual se efetiva por meio da classificação das escritas em níveis descritos por Emília Ferreiro e Ana Teberosky na obra Psicogênese da língua escrita. A partir de pesquisa de caráter bibliográfico e documental, argumenta-se que o ditado produz uma visibilidade que, organizada em certa cronologia, é significada em um discurso que faz aparecer a evolução das escritas infantis até o estágio alfabético. Por fim, entende-se que emergiu uma nova configuração de práticas para alfabetizar crianças em níveis heterogêneos de escrita em uma mesma turma - e não mais em turmas diferentes para cada nível de maturidade, como promoviam os Testes ABC, de Lourenço Filho. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-11T04:11:53Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/216401 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1809-5747 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001119202 |
identifier_str_mv |
1809-5747 001119202 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/216401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Contemporânea de Educação. Rio de Janeiro: UFRJ. Vol. 13, n. 28 (2018), p. 648-668 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216401/2/001119202.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216401/1/001119202.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5f25dfafe58b97e6c980bbb9e02c43d0 801e2fb698bce0066a40eb0d2ada1853 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225003940708352 |