Efeito estufa e aquecimento global : uma abordagem conceitual a partir da física para educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/194261 |
Resumo: | A temática das mudanças climáticas é um dos principais temas da agenda da educação ambiental para o século XXI. Contudo, o tema ainda é pouco abordado na sala de aula da educação básica e requer discussões mais aprofundadas, inclusive sobre seus aspectos científicos mais básicos. O presente artigo pretende contribuir para a articulação e inserção deste tema no ensino de ciências, especialmente nos níveis médio e fundamental. Para tanto é feita uma abordagem da perspectiva da Física básica discutindo os principais conceitos científicos necessários para a compreensão dos fenômenos do efeito estufa e do aquecimento global. Buscamos fazê-lo de forma detalhada, apresentando passo a passo os conceitos e incluindo alguns aspectos da história da ciência do clima, de modo que o leitor não familiarizado com o assunto possa formar uma visão científica inicial acerca do tema. |
id |
UFRGS-2_9769ff139c487aa75c6c41c38bc271f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194261 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Junges, Alexandre LuisSantos, Vinicius Yuri dosMassoni, Neusa TeresinhaSantos, Francineide Amorim Costa2019-05-15T02:38:06Z20181982-2413http://hdl.handle.net/10183/194261001085731A temática das mudanças climáticas é um dos principais temas da agenda da educação ambiental para o século XXI. Contudo, o tema ainda é pouco abordado na sala de aula da educação básica e requer discussões mais aprofundadas, inclusive sobre seus aspectos científicos mais básicos. O presente artigo pretende contribuir para a articulação e inserção deste tema no ensino de ciências, especialmente nos níveis médio e fundamental. Para tanto é feita uma abordagem da perspectiva da Física básica discutindo os principais conceitos científicos necessários para a compreensão dos fenômenos do efeito estufa e do aquecimento global. Buscamos fazê-lo de forma detalhada, apresentando passo a passo os conceitos e incluindo alguns aspectos da história da ciência do clima, de modo que o leitor não familiarizado com o assunto possa formar uma visão científica inicial acerca do tema.Climate change is one of the main themes of the environmental education agenda for the 21st century. However, this topic is still poorly addressed in the classroom of basic education and requires more in-depth discussions, including its most basic scientific aspects. This article aims to contribute to the articulation and insertion of this theme in science education, especially at the elementary and high school levels. In order to do so, we made an approach from the perspective of Physics, discussing the main scientific concepts that are necessary to understand the phenomena of the greenhouse effect and global warming. We made this in a detailed way, presenting the concepts step by step and including some aspects of the history of climate science, so the reader unfamiliar with the subject can form an initial scientific view about the topic.application/pdfporExperiências em Ensino de Ciências. Cuiabá. Vol. 13, n. 5 (dez. 2018), p. 126-151Aquecimento globalEfeito estufaMudanças climáticasEducação ambientalEnsino de físicaGreenhouse effectGlobal warmingClimate changeEnvironmental educationEfeito estufa e aquecimento global : uma abordagem conceitual a partir da física para educação básicaGreenhouse effect and global warming : a conceptual approach from the perspective of physics to basic educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001085731.pdf.txt001085731.pdf.txtExtracted Texttext/plain77264http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194261/2/001085731.pdf.txtd0056e135854bc554ab3c2ed70dd0660MD52ORIGINAL001085731.pdfTexto completoapplication/pdf1065667http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194261/1/001085731.pdf947290665fbc4ebcbea246e9c52247d1MD5110183/1942612019-06-07 02:35:36.492303oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194261Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-07T05:35:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Efeito estufa e aquecimento global : uma abordagem conceitual a partir da física para educação básica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Greenhouse effect and global warming : a conceptual approach from the perspective of physics to basic education |
title |
Efeito estufa e aquecimento global : uma abordagem conceitual a partir da física para educação básica |
spellingShingle |
Efeito estufa e aquecimento global : uma abordagem conceitual a partir da física para educação básica Junges, Alexandre Luis Aquecimento global Efeito estufa Mudanças climáticas Educação ambiental Ensino de física Greenhouse effect Global warming Climate change Environmental education |
title_short |
Efeito estufa e aquecimento global : uma abordagem conceitual a partir da física para educação básica |
title_full |
Efeito estufa e aquecimento global : uma abordagem conceitual a partir da física para educação básica |
title_fullStr |
Efeito estufa e aquecimento global : uma abordagem conceitual a partir da física para educação básica |
title_full_unstemmed |
Efeito estufa e aquecimento global : uma abordagem conceitual a partir da física para educação básica |
title_sort |
Efeito estufa e aquecimento global : uma abordagem conceitual a partir da física para educação básica |
author |
Junges, Alexandre Luis |
author_facet |
Junges, Alexandre Luis Santos, Vinicius Yuri dos Massoni, Neusa Teresinha Santos, Francineide Amorim Costa |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Vinicius Yuri dos Massoni, Neusa Teresinha Santos, Francineide Amorim Costa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junges, Alexandre Luis Santos, Vinicius Yuri dos Massoni, Neusa Teresinha Santos, Francineide Amorim Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aquecimento global Efeito estufa Mudanças climáticas Educação ambiental Ensino de física |
topic |
Aquecimento global Efeito estufa Mudanças climáticas Educação ambiental Ensino de física Greenhouse effect Global warming Climate change Environmental education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Greenhouse effect Global warming Climate change Environmental education |
description |
A temática das mudanças climáticas é um dos principais temas da agenda da educação ambiental para o século XXI. Contudo, o tema ainda é pouco abordado na sala de aula da educação básica e requer discussões mais aprofundadas, inclusive sobre seus aspectos científicos mais básicos. O presente artigo pretende contribuir para a articulação e inserção deste tema no ensino de ciências, especialmente nos níveis médio e fundamental. Para tanto é feita uma abordagem da perspectiva da Física básica discutindo os principais conceitos científicos necessários para a compreensão dos fenômenos do efeito estufa e do aquecimento global. Buscamos fazê-lo de forma detalhada, apresentando passo a passo os conceitos e incluindo alguns aspectos da história da ciência do clima, de modo que o leitor não familiarizado com o assunto possa formar uma visão científica inicial acerca do tema. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-15T02:38:06Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/194261 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-2413 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001085731 |
identifier_str_mv |
1982-2413 001085731 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/194261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Experiências em Ensino de Ciências. Cuiabá. Vol. 13, n. 5 (dez. 2018), p. 126-151 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194261/2/001085731.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194261/1/001085731.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d0056e135854bc554ab3c2ed70dd0660 947290665fbc4ebcbea246e9c52247d1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224965679218688 |